Halo 3 [X360] - Análise



Peço imensas desculpas por só estar a fazer a análise deste jogo agora, mas, infelizmente, só há pouco tempo o comprei. Peço uma vez mais as minhas desculpas. Aqui vai a análise:
Link


Veredicto

Desde sempre que Halo tem vindo a ser o "jogo" da Xbox. Já na 1ª consola da Microsoft, o Halo se distinguia como um jogo que não tinha nada a ver com os outros. Halo veio revolucionar os FPS's (First Person Shooter). Com o apareceimento do Halo 2, a Xbox ganhou estatuto e a Bungie também, assumindo-se como uma produtora de jogos acima da média.
Este Halo 3 não é exepção. Apesar de não impressionar nada em gráficos, e aqui sublinho, este jogo não foi feito para impressionar visualmente! Se estão a pensar a comprar este jogo pelos gráficos, aconselho-vos a comprarem outro. Mesmo com uma TV de resolução HD, este jogo não demontra grande calibre gráfico.
Onde Halo 3 se destaca, e aí nota-se a experiência de anos da Bungie, é na sua jogabilidade fantástica e imersa. Jogar este jogo dá muito gozo, principalmente On-Line, onde podemos jogar uma série de modos que estão à disposição do jogador. Há muitos jogos com exelentes gráficos e grande som, mas esquecem-se do essencial num jogo: a sua jogabilidade. Nós quando compramos um jogo, compramo-lo para nos divertirmos com ele e pela forma como ele é jogado, seja em modos mais difíceis ou fáceis; não o compramos pelos gráficos. Para isso comprávamos um filme! Querem algo mais realista? A produtora preferiu concentrar todas as suas forças na jogabilidade e, meus amigos, valeu a pena. Digo, e repito-o, dá muito gozo jogar o jogo. A campanha é um bocado repetitiva, porque, no fundo, trata-se de ir a um sítio, com outros soldados ou não, e eliminar uns quantos inimigos, passando à fase seguinte. Apesar de oferecer difentes tipos de missões, em diferentes cenários e em diversos veículos, a base permanece a mesma, o que pode prejudicar e cansar um bocadinho a experiência do jogador.
Quanto ao som, é muito bom, o som das armas tá bem reproduzido, tal como o som das granadas e as vozes das personagens também não são nada más. Mas o que mais impressiona, no que toca ao som, é a música. Não há, na minha opinião, nenhum jogo com uma banda sonora como a do Halo. Só a primeira música que ouvem, aquela quando inserem o DVD e que está presente desde o primeiro Halo, abafa a concorrência. Aquele coro de vozes é capaz de transmitir, ao mesmo tempo, medo, suspense, mistério, emoção, tristeza e deslumbre. É uma música fantástica. Este jogo merece ser jogado por quem tenha uma Xbox 360, e já tem o seu nome na história. Joguem-no com carinho, e estejam atentos à grande, eu chamo à atenção, grande história deste jogo e desta saga. Poucos jogos tem uma história tão envolvente e tão perto de nós como Halo. Existe uma grande mensagem por trás deste jogo.
Não joguem apenas para passar o jogo ou para ganhar Achievements. Há tempo para isso. Joguem-no com atenção e calma, e disfrutem da maravilhosa odisseia deste nosso conhecido Master Chief.





  • Gráficos - 8/10
Certamente que o forte de Halo 3 não é os gráficos. A qualidade até melhora substancialmente se tiverem uma TV com resolução HD, principalmente em certas superfícies (rochas, paredes, relva), mas não deixa de ser um jogo com muito a desejar neste campo. Ao princípio podem ficar um bocado desiludidos, mas depois vão se "habituar", e já nem vão ligar a isso, mas sim a outros pormenores do jogo que acabam por compensar este aspecto negativo. Um bocado mais de gráficos e este jogo era fenomenal. Há muitas pessoas que o excluiram precisamente por ficarem descontentes ao início e nem deram tempo ao jogo para ele se mostrar.

  • Jogabilidade - 9.5/10
Eis o campo onde Halo 3 se disntingue. Sem dúvida, uma obra-prima neste aspecto, o mais importante de um jogo e o que deve ser mais tomado em conta. Os controlos são um bocado difíceis de se habituar, pois, pelo menos que eu saiba, são pouquíssimos os jogos com um tipo de controlo semelhante a este. Vão-se enganar muito nas teclas, e isso vai prejudicar a vossa jogabilidade. Neste aspecto, a Bungie poderia ter trabalhado um bocado mais. Mas, passando a barreira física das nossas mãos, há uma jogabilidade consistente, aliado a um On-Line bastante sólido, com montes de recursos para descobrir.

  • Som - 10/10
Tem uma grande banda sonora, e um bom som de armas. O som das metralhadoras é delicioso, tal como o das armas montadas nos carros. As granadas é que deixam um sabor a amargo: estarmos no meio da guerra, cheio de acção, montes de tiros a voarem por todos os lados e com bastantes veículos à mistura, e de repente ouvirmos um barulho não tão grave como o que esperávamos de uma granada... Pedia-se um som mais violento e agressivo, de modo a que os jogadores a usassem sabiamente, para não gastar o seu poder. De resto, há que referir, grande música! Ao longo de todos os cápítulos, vão encontar grandes orquestras, que entram e encaixam sabiamente no jogo. Jogo para ser ouvido com volume alto, sem dúvida.

  • Longevidade - 9/10
Tem uma campanha razoavelmente longa e cerca de 7 horas de jogo, dependo, uma vez mais, do nível de dificuldade e da vossa experiência.Tem um On-Line sólido competente, e é aqui onde dá mais gozo jogar Halo 3. Jogar com os amigos é uma experiência fabulosa, principalmente quando vamos em veículos que dão para mais que uma pessoa, em busca da bandeira, 1 a conduzir, outro a disparar, muito bom mesmo. Não dou melhor nota neste campo porque, lá está, houve pouca, ou menos do que esperada, adesão ao jogo. Não criou aquele ênfase que a Bungie esperava e isso reflecte-se no On-Line, que não costuma estar com um grande número de pessoas, apesar de ser relativamente rápido a encontrar uma sala disponível.


Opinião final - 9/10
Muito bom jogo e que deve ser posto em consideração pelos possuidores de uma Xbox 360. Jogabilidade muito boa, aliada a uma componente sonora fantástica. No entanto, a falta de adesão, juntamente com os gráficos que deixam muito a desejar de um jogo para uma consola de nova geração, acabam por pesar um bocado na nota final. Mas não é por isso que o Halo deve ser posto na prateleira. Joguem e divirtam-se, pois é para isso que servem os jogos.


Cumprimentos,
Lopes ;)



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial