Resident Evil 5 (360/PS3/PC) - Análise



Demorei um bocado a escrever a análise, porque tive de jogar o jogo primeiro, mas aqui vai:
Link



Veredicto

Ao contrário do que possam pensar, o nome Resident Evil vem do 1º jogo, que era passado numa mansão. Neste RE 5, é praticamente o contrário, o jogo passa-se a maior parte do tempo em cenários abertos, e raramente nos encontramos dentro de casas. Um dos pontos fortes deste RE é a jogabilidade, que mantém-se fiel e muito semelhante ao Resident Evil 4. Não têm mira, sendo que para acertarem nos inimigos, usam um laser vermelho que vem com todas as armas (exepto as que têm mira própria).
Não se nota grande diferença do modo Normal para o Veteran, pelo que aconselho a começarem já nesta dificuldade, pois só assim ganharão o modo mais difícil, o Professional.
No que toca à parte gráfica, da melhor que já vi. A água está soberba, literalmente, as exploões são uma delícia, tal como o fumo, o Anti- Aliasing está impecável, as faces estão com uma qualidade perfeita, enfim, grandes gráficos !
O som também não está nada mau, com um trabalho de vozes bastante competente.
Desta vez, têm uma companheira, Sheva, que acompanha Chris ao longo de toda a aventura. Cumpre bastante bem a sua função e tem uma boa IA, tal como os nosso inimigos.
Continuam a não poder disparar enquanto correm, mas eu creio que isso foi feito de propósito para nos dificultar a vida e colocar-nos em muitas situações de pânico, com vários inimigos à volta e que a única solução é fugir. Grande parte do cenário é interactivo, pondendo para isso, derrubar tochas, escadas, alavancas, e muitas outras coisas.
Um grande aspecto que gosto neste jogo são os pormenores que podiam não estar lá e não prejudicar nada o jogo, mas estão lá, e demonstram o trabalho e afinco com que a Capcom fez o jogo. Esses promenores são, alguns deles: Um inimigo vêm a correr contra nós, e nós damos-lhe um tiro na perna ele tropeça e cai estatelado no chão. Grande pormenor, pois a produtora poderia simplesmente fazer com que ele parasse e se quixasse da perna! Também gosto muito quando damos tiros na perna, enquanto eles estão parados, para de seguida lhe darmos um Uppercut e ele ir a voar e cair mesmo em cima de um inimigo. Uma situação deliciosa que já me aconteceu, foi estar a ser agarrado por trás por um inimigo, e aparecer-me à frente outro com uma enorme lança. Eu consegui largar-me exatamente no momento em que ele ia espetar a lança, e por isso matou o seu companheiro. Espetacular!
Depois de acabarem o jogo pela 1ª vez, desbloqueiam o modo Arcade que consiste em matar o máximo de zombies possíveis num determinado tempo, e comparar o resultado com o dos amigos. Têm várias armas e têm uma Leaderboard onde podem ver o tempo que demoraram em cada missão e o tempo de todos os outros jogadores.
Gostei muito de ter jogado este jogo, e ao contrário do que possam pensar, e apesar de a base do jogo ser matar zombies, ele até é bem variado, pois disfarça a essência com vários aspectos, sendo conduzindo veículos, a manusear armas montadas, ou a matar bosses, que verdade seja feita, há muito tempo que não via um jogo com bosses tão espetaculares como este! Íncrivel.

  • Gráficos - 9.5/10
Sem dúvida, do melhor que por aí anda! E se ainda tiverem uma TV em Alta-Definição, aí vai ser o delírio. Explosões altamente, fumo deslumbrante, água magnífica, nível de detalhe espantoso, tudo impecável, sem dúvida.


  • Jogabilidade - 9.5/10
Pode ser um pouco repetitiva para alguns, mas não deixa de ser bastante gratificante. A cada murro que dão, cada Headshot que dão, cada veículo que conduzem, vem-vos uma gratificação enorme, pois dá muito gozo fazer tudo o que o jogo nos oferece, de maneira variada.
Têm uma missão, a 2-3, que é simplesmente perfeita! Apesar de ser sempre igual ao longo do nível, é linda e nem é muito difícil.


  • Som - 8.5/10
Boa equipa de vozes, combinando bem o forte de Chris com a suavidez de Sheva. O som das armas está muito bem conseguido, exepto em algumas pistolas, tal como a 1ª, que dá ideia de ser uma pressão de ar! As vozes dos inimigos estão bem feitas, apesar de serem quase sempre grunhidos, e a música está presente apenas quando há zombies por perto, mas não deixa de ser má e sobe a adrenalina.

  • Logevidade - 8.5/10
Algumas missões são mesmo muito grandes, e por isso o jogo ainda é bastante longo. Ainda têm o Professional para jogar e o Arcade que ganham, mais os emblemas e os tesouros. Podem comprar por cerca de 6€ o modo Versus, que equivale a um Deatmatch com un zombie pelo meio. Também têm o Co-op que é uma experiência bastante diferente. De resto, não contem com muito mais.




Opinião final - 9.5/10

Só pela variedade de missões e pela boa jogabilidade, este jogo já merece um 9. Acrescentado-lhe os gráficos mágnificos e o bom conjunto de sons, toma lá um 9.5. Como disse já numa outra análise, nenhum jogo vai levar 10, pois é impossível um jogo ser perfeito. Mas não há regra sem exepção!



Cumprimentos,

Lopes ;)



6 comentários:

Anónimo disse...

Como jogo de guerra é nota 10!!

COMO RESIDENTE EVIL É UM LIXO!!

Unknown disse...

Como jogo de guerra, nota 10.
Como RE 9,5 msm!

Anónimo disse...

optimo blog.. ja sou seguidor ha uns tempinhos.. ms agor me lembrei de comentar, visto que hauma curiosidade que devi ser aqui descrita:

Este jogo (RE5) foi já programado em HD.. ou seja, ele nao e mais um que é programado e entretanto liga-se uma televisão HD.. não.. ele JÁ É HD, mesmo dentro da caixa! lol!

grndioso jogo, daquilo que ja vi dele (foi um dos primeiros que me pos pensar em adquirir uma xbox 360.. se tudo correr bem, está para breve!

André Lopes disse...

@ Sr. Nunes

Sim, realmente isso nota-se pelo poder gráfico do jogo, sendo capaz de surpreender mesmo fora das cutscnenes, que é onde normalmente um jogo demonstra o que vale. Este consegue surpreender em cada explosão que há, em cada monstro, em cada sítio. Dos melhores gráficos que já vi.

Cumprimentos ;)

Anónimo disse...

muito bom o jogo,mas acho que residente evil só voltara a ser residente evil mesmo(porque parece mas um jogo de guerra) quando tiver os zumbis de antes(re 1,re 2,...) e o mesmo terror e suspense.

Anónimo disse...

eu tenho ele no pc,cara o grafico e dislumbrante.

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial