Wolfenstein (PS3/360/PC) - Análise




Depois de ter jogado este jogo, aqui vai a análise:
Link


Veredicto

Já há muito tempo que a série Wolfenstein é um clássico. Desde o velhinho Wolfenstein 3D, que veio revolucionar os First Person Shooters, passsando pelas consolas de nova geração, com Enemy Territory: Quake Wars, e chegando agora ao mais recente, o Wolfenstein, que não tem qualquer tipo de sobrenome.
Apesar disso tudo, a verdade é que já o Quake Wars não conseguiu ser o jogo que a produtora iD queria que fosse, dando assim um passo para a nova geração duvidoso.
O mesmo acontece com este novo título: Os gráficos evoluiram ligeiramente, principalmente nas cutscnes, mas tudo começa a ruir passado o vídeo inicial. Passando essa cutcscne, que até está bastante apelativa, entramos numa jogabilidade básica e num sistema de disparo algo duvidoso.
Um exemplo: logo ao ínicio, com a MP40, podemos estar a disparar rajadas consecutivas num inimigo, e ele já estar morto, que só vai cair quando deixarmos de disparar. Isto faz-nos desperdiçar balas, visto que não sabemos se ele já morreu, pois ainda está em pé ou de joelhos.
As granadas não estão mau de todo, mas infelizmente demoram muito a explodir, o que dá tempo para o inimigo fugir. Mesmo que fiquemos algum tempo com elas na mão, estas vão ter o mesmo tempo de explosão.
O som está aceitável, com um trabalho de vozes medíocre, contudo não aprecio lá muito o som das armas, principalmente quando estão com silenciador.
Infelizmente, o jogo possui apenas 7 armas, o que é incrivelmente pouco, mas podem sempre alterá-las, seja com silenciador, miras, etc., no mercado. Já que toco neste assunto, gosto bastante do Tesla Cannon, uma arma que deita cargas eléctricas no inimigo, queimando-os, o que dá muito gozo, mas gasta-se muito rápido.
Quanto aos poderes, estes não são fáceis de usar e requerem alguma habituação. Para além de gastarem-se muito rápido, principalmente o de abrandar o tempo (que se esgota em cerca de 7 segundos), temos de estar à procura de uma "poça" que nos restaura o poder. O que é algo desconfortante, visto estarmos em cenário de guerra, e não podemos perder tempo propriamente a andar atrás de "poças".
Mas há pormenores bons no jogo, como quando estamos a recarregar perto de um inimigo, este avisa os outros que estamos a recarregar e começam a disparar, os poderes estão bem feitos, os bosses são bons e difíceis o suficiente e há uma série de sacos de ouro e documentos para apanhar durante o jogo inteiro, para além de que podem contar com o On-Line.
No entanto, há que referir novamente a jogabilidade péssima, que é, a meu ver, o fundamental de qualquer jogo, e que está muito básico neste. Tem um sistema de disparo básico, tornando fácil matar os inimigos, estes quando morrem ficam com uma mancha de sangue no sítio do tiro, mas que desaparece logo quando caem, etc.
Para concluir, trata-se de um FPS comum, sem nada que o distinga dos restantes, que só vai agradar mesmo aos fãs da série ou aqueles que procuram um shooter com características um bocado diferentes da dos outros.



  • Gráficos - 8/10

As texturas são más, a relva não está mau de todo e ainda existem alguns cenários diversos. No entanto, não são bons de todo. Salva-se os poderes bem conseguidos e as explosões.

  • Jogabilidade - 7/10

Jogabilidade bastante básica, que se resume a apontar a arma, e disparar, tendo em atenção ao recoil desta. Podia haver mais inovação aqui, como por exemplo, a arma perder precisão quando levamos dano, as balas passarem paredes fracas ou montes de feno, ter um sistema de tiro como no Killzone 2, em que todos os inimigos disparam contra nós ao mesmo tempo, e não um à vez, principalmente nos confrontos perto a perto, que esperam que o outro morra para dispararem sobre nós. Mas muito mau foi uma situação em que puseram uma mesa tombada à entrada de uma divisão de uma casa, para me fazer perceber que não era por ali o caminho certo.

  • Som - 7.5/10

Trabalho de vozes medíocre, juntamente com o som de armas péssimo. Aproveita-se o som das granadas.

  • Longevidade - 6.5/10

Ainda é grande a história, mas acaba por ser algo repetitiva, sobretudo devido ao sistema de tiro fraco. Vou ser sincero, eu nem consegui acabar o jogo todo, tal estava farto de jogar isto.


Opinião final - 7.5/10

Como já foi referido acima, comprem o jogo só se forem mesmo fãs da série ou se quiserem uma experiência de FPS diferente, embora pior.
De resto, não vejo razões para aconselhar a mais ninguém o jogo.


Cumprimentos,

Lopes ;)



1 comentários:

Dark eye disse...

Então ?!Não conseguiste acabar o jogo por aborrecimento ... devia ter um 9.5 no mínimo né ?

O wolfenstein na minha ópinião é só para ogar online no Pc mesmo ( Tipo enemy territory ) ta fixe o archivo.

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial