Radeon HD 5870 VS GeForce GTX 295 [Componentes] - Comentário



Um frente a frente entre a primeira placa do mundo a suportar DirectX 11 e a mais recente bomba de pixels e dual chip da Nvidia.

Link ATI
Link Nvidia


Logo por suportar DX 11, pensam vocês, a da ATI é a melhor placa. Não é bem assim:
Enquanto que a 5870 tem um relógio de núcleo a 850 MHz, a GTX 295 tem os Shaders a 1242 MHz. Além disso, a da ATI tem apenas 1 GB de memória GDDR 5, enquanto que a da Nivida tem 896 MB de memória GDDR3 por cada núcleo, ou seja, 1792 MB no total, que é mais do que a sua concorrente.
Mas enquanto que a 295 tem uma tecnologia de processamento de 55 nm, a ATI tem uma de 40 nm, que é bem melhor. E isto é resultado do esforço pela AMD de levar esta tecnologia ao limite, já desde a ATI 4770, que também pode ser lida aqui no site. Mais, a ATI conta com 1600 shaders de fluxo, enquanto que a a Nvidia tem apenas 960.
A GTX 295 está preparada para Quad SLI, isto é , interligarem 4 GTX 295, de modo a terem o quádruplo da potência. Uma loucura...
Também a 5870 consegue um quad CrossfireX, com dual-channel bridge interconnect, ou seja, cada cabo que liga as placas tem 2 conectores em cada ponta, assegurando uma melhor conexão.
Ambas a 295 como a 5870 são capazes de uma resolução máxima digital de 2560x1600.
No entanto, a ATI tem um bom poder de refrigeramento com umas entradas de ar que fazem medo a qualquer carro.
Quanto á potência, em IDLE, a ATI ronda os 100 Watts, e no máximo chega aos 280 Watts. Já a Nvidia, em IDLE anda por volta dos 130 Watts e no máximo, consegue chegar aos 300 Watts.
A 295 tem 2 portas DVI e uma HDMI. A 5870 tem igualmente 2 saídas DVI e uma HDMI, mas tem também uma DisplayPort.
Mas falemos agora daquilo, que no fundo, é praticamente o que mais interessa na altura de comprar uma nova gráfica: O preço.
Enquanto que a GTX 295 está à venda por cerca de 449 €, a Radeon HD 5870 pode ser comprada por 339 €. É o golpe fatal para a Nvidia.

Sendo assim, de uma maneira simplificada, em que os "+" representam os prós e os "-" os contras:




GTX 295


+ 2 processadores
+ Memória
+ GPU

-
Preço
- Tecnologia de processamento



Radeon HD 5870


+ DirectX 11
+ Tecnologia de Processamento
+ Shaders de Fluxo
+ Sistema de Arrefecimento

- Preço
- Placa bastante grande



Conclusão, ambas as placas são excelentes, se quiserem um sistema topo de gama, e se o dinheiro não for problema. Mas como aqui está a ser feita uma batalha entre as duas, só pode sair um vencedor, e esse é a ATI Raedon HD 5870, devido, sobretudo, ao suporte para DirectX 11.
Mas nunca se sabe que canhão de resoluções com DX 11 poderá lançar a Nvidia nos próximos tempos.


Cumprimentos,


Lopes
;)



3 comentários:

Anónimo disse...

pra saber mesmo so fazendo testes em todo os jogos atuais,,e medir o desempenho em cada um em cada jgo ai iria ajudar bastante,,
to de olho eh nas fermi^^

EdCaboFrio disse...

Se colocar a 5890 então, nem pensar rsrsrs... Alguns jogos vi uma e outra se alternando na liderança, ainda não são ganhadoras em todos, agora qdo. chegar as novas NVidias, o quadro deve mudar, até o próximo round.. Uma dívida q paira no ar... Eu gostaria de juntar o monitor 3D com os óculos Nvidia eD e uma placa 5870 da ATI; São compatíveis? Alguém já misturou, quero dizer, experimentou? hehe.. agradeço a quem possa responder com propriedades...

André Lopes disse...

Caro EdCaboFrio,
Quanto à sua pergunta, a resposta é não, não são compatíveis, e isto deve-se ao simples facto de o sistema 3D Vision ser da Nvidia, logo não funcionar com uma placa ATI.


Cumprimentos ;)

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial