Wii Fit Plus [Wii] - Análise



Perder peso com uma consola. Não deveria ser o contrário?


Link

Fotos


Veredicto

Não há nenhuma dieta milagrosa. Nem vai haver. Mas não é isso que a Wii Fit promete, longe disso. Esta máquina "supra sumo, XPTO, na crista da onda" promete um plano de emagrecimento a curto ou a longo prazo, consoante a sua decisão, que vai levá-lo a perder barriga. Funciona? Vamos ver.
Quando metem o jogo pela primeira vez na consola, é vos apresentada uma pequena introdução, sobre as funcionalidades básicas da balança, e, findo isto, são levados a um Fit Test, onde metem a vossa altura e peso. As restantes informações, como a data de nascimento, vêm através do Mii que criaram e seleccionaram para vos representar, mas mesmo assim ele pede a confirmação de alguns destes detalhes pessoais. O Fit Test consiste basicamente em ficarem parados, " de ombros relaxados" como ele pede, durante cerca de 5 segundos. Depois disto, ele vai determinar o vosso centro de gravidade, que, para vosso bem, deve estar no centro, o que, a meu ver, é uma tarefa que parece impossível. Basta o mínimo movimento para que o gráfico seja afectado, e ele é bastante exigente! Por fim, mostram-vos o vosso peso e BMI (Body Mass Index), que em português não é nada mais nada menos que o Índice de Massa Muscular. E está feita a primeira fase do teste. A segunda fase é opcional depois desta pequena introdução, e sempre que fizerem o Fit Test. Consiste num teste, que é escolhido especificamente para voçês, que no fundo é um teste de equilíbrio. Aliás, praticamente todas as actividades do jogo são basicamente de equílibrio. Se isso não vos falta, não se vão dar mal. Mas voltando atrás, fazem esse teste, e depois disso dão-vos a vossa Fit Age, que corresponde à idade do vosso corpo, assim de uma maneira simplificada. Se a vossa Fit Age for igual à vossa idade, perfeito! Se não, contentem-se com o sermão da mascote, que é representada por uma balança, e que, por sinal, dá mesmo muitos! Afinal, O que é um programa de emagrecimento, sem um treinador exigente?
Mas o vosso Fit Age também pode ser inferior à vossa idade, e, sendo assim, ainda melhor. Mas normalmente isto não acontece com os mais novos, pois teer uma idade ainda inferior à que eles já têm é difícil...
Avancemos agora para os tipos de programas.
Existem as actividades que servem para exercitar o corpo ou melhorar o balanço. Depois ainda há uma outra opção que se chama "My Wii Fit Plus". Basicamente aqui podemos personalizar os nossos treinos, estabelecendo uma meta de calorias diária ou criando uma sessão de treino, com os exercícios que nós queremos.
Os principais tipos de actividades, como Yoga e Músculos, usam um treinador que no fundo vos serve para mostrar como se deve fazer. Para saberem se estão a fazer mal, é vos mostrado a balança, em que a marca deve estar na zona amarela. Se não estiver, não estão a fazer o exercício bem, ou arranjaram uma boa maneira de a enganar.
Mas para realmente perder peso, é preciso esforço, e a "Balança que fala" chega a dar-nos uns quantos raspanetes se não vamos lá há alguns dias. Também nos aconselha a mudar o tempo que demos para perder um determinado peso se vê que não vamos conseguir.
Por outro lado, se se afincarem demasiado nos treinos, ao fim de 30 minutos ele aconselha-vos a fazer uma pausa. Uma medida de prevenção, para não esforçar muito os músculos, mas ninguém vos impede de continuar.
Exercício físico também deve envolver prazer. E, seguindo este lema, são bastantes os jogos que existem à disposição, no entanto, todos eles treinam a nossa coordenação motora e o nosso equilíbrio. Nunca jogar foi tão saudável. Já muito saudável não é para a balança saltarem em cima dela, e por isso mesmo esta uma norma que é seguida à risca, visto que se saltarem a meio de um jogo, por exemplo, ele para-o, avisa-vos para não saltarem em cima da Balance Board, e reinicia-vos o jogo. Lá se vai o meu Highscore!

Outra funcionalidade interessante do jogo é que permite o uso de animais de estimação. É muito simples. Simplesmente seleccionam a pessoa que vai pesar com o animal (se o puserem em cima da balance, é provável que se vá embora), e ele pesa-o, fazendo uma simples subtracção de pesos. Mas não, não podem-no por a fazer flexões ou a treinar Yoga.
O que todos querem ver, no final de contas, é se perderam peso realmente, não é? Então, nada mais simples que um gráfico? E que tal dois, ou três? São bastantes os tipos de gráficos que vos são mostrados: peso, BMI, calorias, etc. que vai variando conforme a regularidade com que fazem exercício e com a barriga que perderam/ganharam, obviamente. E à medida que vão assinalando no calendário mais um dia completo (ou seja, fizerem o teste do BMI), vão ganhando novos "carimbos", que incentivam a ir ao Wii FIt pelo menos todos os dias. Primeiro só têm um pé, e depois um "OK" e assim sucessivamente. Para além disso, ele diz mesmo para ao menos tentar fazer o teste nos dias que têm menos tempo. E se mesmo assim não tiverem tempo para meter o CD na consola, podem instalar um novo canal no menu inicial da Wii, onde podem fazer este mesmo teste. Mas, sempre que forem fazer o vosso Fit Test, vão notar que o peso varia, e muito. Chegam a pesar mais ou menos um quilo que no dia anterior. Isto deve-se a 3 factores: a balança é muito sensível; apesar de poderem seleccionar o peso da roupa, este nunca é exacto; depende muito da hora do dia. Este último é o mais importante, e por isso mesmo é que vos alerta para se medirem sempre à mesma hora do dia quando há grandes alterações de peso. O corpo está sujeito a diferentes transformações ao longo do dia, segundo é nos dito.
A componente gráfica é aquilo a Wii nos habituou: coloridos, mas simples. No entanto, servem perfeitamente para aquilo a que se destinam.
O som também não está nada mau, com as vozes dos treinadores bastante agradáveis de se ouvir, e muito bem adequadas a cada tipo de jogo.
A jogabilidade é aquilo que seria de se esperar de um jogo com uma balança. Totalmente inovadora. Ao princípio é muito difícil, pois queremos ir mais depressa, e acaba por não reagir aos nossos comandos. Mas com o tempo vão percebendo que é para ser feito com calma, e vão melhorar muito o vosso centro de gravidade. No entanto, há falhas. Nomeadamente nas corridas por exemplo, em que é muito má a resposta do boneco aos nossos estímulos. Por vezes corremos muito depressa e ele vai praticamente a andar; outras vezes estamos a correr muito lentamente, e ele vai tão depressa que acaba por cair. Também há algumas variações desta actividade, como estar atento à paisagem, pois é nos feito um pequeno questionário no fim.
Por fim, e respondendo à questão do primeiro parágrafo: sim, funciona. Mas só com muita vontade, isto é, se forem só lá 3 vezes por semana, garanto-vos que não resulta. Além disso, têm de ter em atenção as actividades "extra-balança", ou seja, não adianta treinar muito se a seguir vão encher-se de calorias, também convém fazer um bocado de desporto noutro sítio, e outras medidas que se vão notar mais na altura de medir o BMI. Existe mesmo um gráfico onde podem meter as actividades que fazem, como boxe, futebol, ténis, etc. Convém treinar também, no mínimo, uma hora por dia se querem ter os resultados à vista.
Caso não consigam o que querem, têm no entanto um excelente meio de divertimento, que pode unir toda a família naqueles fins-de-semana em que está a chover. Ou ver quem afinal é o mestre do kung-fu. O vídeo pertence ao user nutrisystem.



-- Gráficos - 6.5/10

Coloridos e simples. Não prejudicam o jogo, mas também não o beneficiam. Não é esta a principal preocupação.




-- Jogabilidade - 9/10

Totalmente inovadora. É difícil ao início, gratificante depois. No entanto, nem todos as respostas correspondem aos nossos movimentos.




-- Som - 7.5/10

Não tem muito que dizer. As vozes existem praticamente só para nos guiar nos exercícios. As restantes palavras são transmitidas por texto. As músicas estão bem escolhidas e enquadram-se bem dentro de cada jogo.




-- Longevidade - 9.5/10

Há montes de programas, jogos, desportos, e só acaba quando quiserem. Ainda há o multijogador, com uma pessoa à vez num mini-jogo à escolha. Pode tornar-se um bocadinho repetitivo a longo prazo, mas o esforço para emagrecer é maior, e a variedade é muita.





Opinião final - 9/10

É possível emagrecer à conta desta balança. No entanto, requer muito esforço e algumas actividades extra. Há vários gráficos à disposição, imensos programas, inúmeras actividades, centenas de opções, e vários risos. Sim, porque a fazer desporto também nos podemos divertir. Segue o lema da Wii de jogo em família, com muito humor à mistura, e montes de trabalho pela frente. Pronto para começar?





Cumprimentos,


Lopes ;)



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial