Wii Sports [Wii] - Análise




Aqui está a análise ao jogo que vem com a Wii. É pequeno, mas diverte...

Link



Veredicto

Este jogo, tal como referi acima, vem com a consola Wii, e por isso, quando a forem abrirem, vão encontrar uma capinha muito pequena (daquelas que tem a forma quadrangular, e não rectangular como a maioria dos jogos), e em que lá dentro vem este jogo.
Mas normalmente, quando um jogo é sempre oferecido com a consola, excepto os casos em que vem um jogo que pode ser adquirido à parte e que, por isso, o preço aumenta, a sua qualidade é duvidosa.
Mas aqui é diferente. E é diferente porquê, perguntam voçês? É diferente simplesmente porque a Wii não quer que este seja um jogo. Não, longe disso. Apesar de ela o chamar assim, o "jogo" Wii Sports, e de ser avaliado nesta análise como um jogo em si, a verdadeira intenção da Nintendo ao lançar este disco juntamente com as suas consolas, é demonstrar a jogabilidade da Wii. Sim, porque se não viesse alguma coisa com que se pudesse experimentar os comandos inovadores pelos quais uma pessoa adquire esta consola, então quando poderia ela experimentá-los na sau verdadeira essência, e não simplesmente por navegar no menu? Quando comprasse um jogo? E quanto tempo poderia passar até isso acontecer? Afinal, uma consola é um investimento demasiado caro para poder ser possível comprar um jogo no mesmo momento em que compra a consola.
E é por a Nintendo pensar desta maneira, que quando tiverem a abrir a caixa, vão encontrar este CD, que no fundo são 5 mini-jogos num só disco. Estes são: Baseball, Bowling, Boxe, Golf e Ténis. Antes de começar, queria só informar-vos de mais uma coisa. É que em cada jogo que ganham, ou têm uma boa prestação, recebem uma certa quantidade de XP, em que quando chegarem aos 1000 XP, recebem o estatuto de Pro. Também podem descer XP se perderem ou o vosso desempenho não ser propriamente o melhor. Á medida que sobem na experiência, os adversários vão sendo progressivamente mais difíceis.





Sendo assim, vamos começar pelo Baseball:
Este jogo não tem muito que saber. Simplesmente movam o Wii Remote como se tivessem a dar uma tacada, e, a bola deverá voar pelo ar, e, com sorte, fazem um belo de um Home Run. Bonito não é? Também o achava. Até ganhar um certo XP, e quando veio os novos adversários, a coisa ficou mais difícil. É que à medida que sobem o vosso rank, os adversários vão començando a mandar bolas com efeito ou bolas mais desviadas, e aí já têm que bater o taco numa posição diferente, naquela em que vos parece que a bola vêm.
Depois, também é a vossa vez de lançar a bola. Mais uma vez, simplesmente mexam o comando como se tivessem a mandar uma bola real. Mas com correia de segurança, já que não convém lançar mesmo o Wii Remote, pois a vossa televisão ou mesmo o vosso chão é capaz de não achar piada nenhum a isso. Já viram o que é deixar um risco no chão? Horrível...
Precisam de 2 Wii Remote para jogar este jogo com mais que uma pessoa, pois uma vai estar a lançar a bola e a outra a bater.

Prossigamos agora para o Bowling:
Este, sem dúvida, é o jogo mais fácil. Para já, não têm qualquer tipo de adversário com que comptir, e por isso a dificuldade do jogo praticamente não aumenta. Segundo, porque se simplesmente mandarem a bola num movimento mais ou menos recto, sem rodar muito o comando (a não ser que queiram efeito), a bola vai embater mesmo no pino do meio, tendo uma chance de cerca de 60 % de fazer um Strike (mandar os pinos todos abaixo) , dependendo do vosso skill. Por isso, nada que saber.
Precisam de apenas um Wii Remote para jogar este jogo com mais do que uma pessoa, sendo que o mesmo comando é partilhado pelos 2 jogadores, à vez.

O desporto de homens (ou não), o Boxe:
Mal começam o jogo, é vos apresentado um pequeno tutorial, com as técnincas básicas que precisam de saber para dar um K.O. no vosso adversário. Mas isto não é, ou é, um jogo de técnica. Passo a explicar. Há duas maneiras de jogar este jogo:
Ou seguem o que dizem no tutorial, jogando calmamente, tentando desviar e bloquiar os ataques do inimigo e dar-lhe um bom murro na cara quando virem a oportunidade;
Ou mexem os comandos como se estivessem numa discoteca, e o pobre coitado do pugilista adversária nem vai ter tempo de reagir, levando tantos socos seguidos, que vai ao tapete.
Aproveito para dizer que ele vai ter de ir ao taptete pelo menos uma vez, pois há um tempo, cerca de 10 segundos, para ele se levantar e, regra geral, ele consegue sempre se levantar antes desse mesmo tempo acabar.
São precisos 2 comandos Wii Remote e 2 Nunchuk, visto que este jogo joga-se com 2 comandos, um para a mão esquerda e outro para a direita, e com dois jogadores, são precisos, portanto, dois pares.


Aquele em que o Tiger Woods é o manda-chuva, Golf:
Bem, este já exige um pouco mais de técninca, porque para além de terem de fazer um Swing como deve ser, também vão ter de mexer o comando num perfeito movimento, sem oscilar, se querem que a bola vá direita. De resto, podem mudar o tipo de taco, ver o campo de diferentes vistas, e todas as outras funções básicas que esxiste num jogo de Golf.
É só preciso um Wii Remote para mais do que um jogador, visto que o mesmo comando serve para todos os jogadores, sendo partilhado à vez.


Por fim, o meu preferido, Ténis:
É o que me dá mais prazer jogar, pois é o que envolve mais competição e acção (exceptuando o Boxe) e porque requer uns bons reflexos e uma boa técnica. O jogo é jogado a doubles, e sempre que moverem o comando, ambos os jogadores da vossa equipa dão uma tacada, por isso se quiserem que seja o jogador mais perto da rede a bater, movam mais cedo o comando, se quiserem que seja o de cá de trás, esperem que a bola chegue até ele e batam.
Não é preciso mexer o boneco, pois este vai ter com a bola, no entanto, se a bola vier do lado esquerdo, têm que bater do lado esquerdo, e se vier da direita, têm que bater do lado direito, tal e qual como na vida real. É possível controlar a direcção da bola, por isso se baterem mal, esta vai para fora da área de jogo. O mesmo se aplica à força com que mandam a bola.
O serviço também têm uma técnica especial, que exige uma grande coordenação, em que se baterem num determinado momento, esta vai com uma velociade bastante superior à média, dificultando a vida para o adversário.
São precisos 2 Wii Remotes para mais do que um jogador.

Wii Sports é um jogo que diverte bastante, e em que podem passar umas boas horas junto a ele.
Tragam os vossos amigos, e divirtam-se a humilhá-los, ou vejam-no divertir-se enquanto são humilhados.
A diversão é que manda!





  • Gráficos - 6/10
Não é o seu principal objectivo, e a própria consola não é capaz de muito mais.






  • Jogabilidade - 9.5/10

O primeiro jogo a ser lançado para a Wii apresenta-se como uma lufada de ar fresco na jogabilidade, sendo uma maneira muito mais intuitiva de jogar do que todos os restantes jogos.
Só não está perfeita porque há partes em que o jogo não correspondo aos nossos movimentos.
No entanto, é para isto que a Wii foi feita, é nisto que a Wii se distingue. Apesar de não levar um 10, a jogabilidade desta consola é muito superior à das restantes, sendo por isso a sua avaliação numa escala totalmente diferente das outras.






  • Som - 8.5/10

Tem uma música que se adequa bem ao jogo, mas que não passa daí, com o som habitual de cada movimento, merecendo especial destaque o som proveniente do comando, que dá uma maior imersão ao jogo.






  • Longevidade - 7.5/10


Não há muito que dizer. Acaba por ser repetitivo rapidamente, mas com mais do que um jogador é bem divertido.






Opinião final - 7/10

Tal como foi referido acima, o principal objectivo da Nintendo não é que este seja um jogo em si, mas mais uma demonstração da jogabilidade da Wii. Como tal, não seria justo este jogo levar uma melhor cotação do que aqueles jogos que o pretendem ser a sério.
No entanto, naquilo que o faz, fá-lo bem, fazendo jus à principal qualidade da Wii, a jogabilidade.










Cumprimentos,


Lopes ;)



1 comentários:

Anónimo disse...

Bela análise. O rexto está muito bem escrito e apresenta as ideias de forma clara.
Parabens.

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial