[Análise] Nintendo 3DS



ANÁLISES




Anunciada na E3 2010, a Nintendo 3DS é a aposta da Nintendo na nova geração de consolas portáteis, sendo concorrente directa à Next Generation Portable (também conheçida por NGP ou PSP2), ainda por lançar por parte da Sony. Entre muitas coisas, a Nintendo prometeu que a sua nova consola teria funções como 3D, Analógico, maior potencial gráfico e um vasto catálogo de jogos. Estará à altura?


Primeiras impressões
Após ter comprado a consola e ter feito o respectivo unboxing, notei que a mesma vinha com os seguintes acessórios: consola Nintendo 3DS, base para carregamento, carregador AC, cartões RA (Realidade Aumentada, a falar mais à frente), e uma vasta quantidade de manuais. O carregador AC pode ser directamente ligado à consola, ou através da base de carregamento. A base de carregamento foi concebida para também poder ser usada nas mãos, é bastante confortável e dá uma maior sensação de volume nas mãos.


Chassis da consola

A Nintendo 3DS é praticamente do mesmo tamanho que uma Nintendo DSi, e também partilha de um peso idêntico. É extremamente leve, o que nos leva a crer que dificilmente existirá uma Nintendo 3DS Lite. Tendo em conta que a consola é leve e pequena, é mais frágil e poder-se-à estragar com mais facilidade que uma PSP em caso de, por exemplo, quedas.




Primeiros jogos
Infelizmente, em Portugal os jogos lançados com o lançamento da consola não foram tantos quanto os do Japão. Contudo, podem contar já nas prateleiras com jogos como Super Street Fighter IV 3D Edition, Ridge Racer 3D, Asphalt 3D, Nintendogs + Cats, Star Wars 3D, entre outros.

Funcionamento dos jogos 3D na consola

A consola usufrui de um regulador 3D, desta forma, podemos desligar o dito modo, caso não gostemos do efeito ou nos cause dores nos olhos. Estamos a falar de um 3D como nos filmes, excepto que, neste caso, não é necessário oculos. A consola reproduz duas imagens, uma delas é projectada para o olho esquerdo, a outra para o olho direito. Desta forma, se taparem um dos olhos (ou forem cegos de um olho) perdem o efeito 3D. Consoante a aplicação em uso, o regulador 3D poderá ter que ser aumentado ou reduzido, até que se encontre um nível a gosto. O jogo testado por nós em 3D na 3DS foi o Street Fighter IV. No nosso caso, achámos preferencial à vista manter o regulador 3D mais ou menos a meio. Não deixamos de notar que o jogo corre com bastante fluidez e uns gráficos impressionantes em 3D. Contudo, se optarmos por desligar o 3D, o jogo correrá com o dobro da fluidez. Temos a crer que o jogo em 3D funciona a 30 frames por segundo, a passo que sem 3D corre a 60 FPS. Neste campo, a consola aguenta-se com 5 horas de autonomia sem 3D, e 3 horas de autonomia com 3D.

Funcionamento dos jogos DS/DSi na consola
Muitos se perguntaram como funcionam os jogos da Nintendo DS/DSi nesta 3DS. Testámos o Pokémon Platinum, Pokémon Soul Silver e Pokémon White. Visto que o ecrã superior da consola não tem a mesma proporção da antecessora, aparecerá uma barra preta de cada lado da imagem. A qualidade com que a 3DS reproduz jogos DS/DSi varia consoante vários factores. Por exemplo, o Pokémon White sofre de ligeiros artefactos na imagem, a passo que o Pokémon Soul Silver não tem quaisquer problemas a correr. Ajustar o nível de luminosidade do ecrã também muda bastante as coisas. Quando reduzimos a luminosidade de 5 (valor máximo e o pré-defenido) para 4, notámos uma melhoria no Pokémon White. Contudo, e posto isto, os jogos DS/DSi correm sem quaisquer problemas. O Analógico não existia na DS/DSi, portanto pode ser usado com as mesmas funções que o D-Pad, assim, cada um poderá usar o botão que mais gostar. Neste campo, a consola aguenta-se com até 8 horas de autonomia.


Analógico, e posição do D-Pad
Questionámo-nos se o D-Pad estaria mal posicionado quando vimos que ele se encontrava na parte inferior da consola. Contudo, após uso, notamos que isto não é um problema. O Analógico é um novo botão na 3DS, que não existia na sua antecessora. Trata-se de um botão bem concebido e, comparativamente ao Analógico da PSP, é muito melhor.

Menu 3DS

O menú da 3DS dispõe de várias funções, desde funções de acessibilidade, a Câmara e Sons. A parte superior do Ecrã no menú também funciona em 3D, a passo que a parte inferior não. No menú podemos ajustar o nível de luminosidade, a quantidade de itens que aparecem no ecrã, entre muitas outras funcões.

Aplicações 3DS

A consola traz consigo bastantes aplicações. Temos portanto as seguintes:
- Câmara 3DS: Com a câmara 3DS, podemos tirar fotografias com 0.3 MP, em 3D. Apesar da qualidade das fotos não ser a melhor, o 3D em si é impressionante. Ficamos surpreendidos após ver várias fotos em 3D.
-
Sons 3DS: Esta aplicação permite-nos gravar sons. Não só isso como, graças ao cartão SD de 2GB incluido na consola, pode-mos passar para o dito cartão músicas em MP3, e ouvi-las a qualquer altura. Se fechar-mos a consola, o som é interrompido. Contudo, isto só acontece se não tiver-mos headphones ligados à mesma. Se ligar-mos uns headphones à consola, pode-mos fecha-la e ouvir música nela, utilizando-a como um leitor MP3 vulgar.
-
Realidade Aumentada (Cartões RA): Com a consola é fornecido 6 cartões de realidade aumentada. Quando usamos esta aplicação, a câmara detecta o cartão e aparecem-nos vários mini-jogos. Esta aplicação mexe com a realidade, o que realmente nos impressionou e é das coisas que torna esta consola uma coisa única.
-
Face Raiders: Nesta aplicação, a consola tira uma foto à nossa cara. Depois, andamos a disparar contra ela pela casa afora. Achámos esta aplicação um pouco sem sentido e não muito interessante.
- Editor Mii: Nesta aplicação, podemos criar um bonequinho (um Mii), tal como na consola Nintendo Wii. Este boneco é a nossa "identificação". Podemos criar um boneco a gosto ou a câmara tira uma foto nossa e cria um Mii parecido.
- Praça Mii: Esta aplicação é como uma Sala de Chat em que conversamos entre Mii's com outros amigos.
- Registo de Actividade: Esta aplicação regista tudo o que nós jogámos, bem como os passos que damos, quais as aplicações que abrimos mais vezes, a média de tempo que passamos numa aplicação cada a vez que a abri-mos, etc.

Mundo online na 3DS

Antigamente, na DS/DSi, cada jogo tinha um código intitulado de "Friend Code", com 12 dígitos. Dávamos esse código a um amigo e ele, ao adicionar-nos, podíamos jogar com ele. Na 3DS este sistema foi melhorado. Agora, invés de um código para cada jogo, temos um único código, com o qual podemos jogar qualquer jogo. Uma pessoa que nos adicione saberá o que estamos a jogar neste momento, qual o nosso jogo preferido, etc.
Nota: Este código serve unicamente para aplicações e jogos 3DS, a passo que qualquer jogo DS/DSi continuará a precisar dos códigos únicos antigos para usufruir de funcionalidades online.

Veredicto

A Nintendo 3DS é uma evolução significante em relação à Nintendo DS. Não estamos a falar de mais uma DS com 3D. Estamos a falar de uma consola totalmente nova, que poderá vir a ter jogos como Metal Gear Solid, Assassin's Creed, Kingdom Hearts, etc. Reproduz muito bem jogos DS/DSi, e os seus jogos 3DS são fenomenais. Para quem não tem uma DS/DSi, esta é sem dúvida a consola a comprar. Para quem já tem a consola anterior contudo, poderá esperar que saiam mais jogos para a mesma, ao mesmo tempo que pode eventualmente esperar por uma redução de preço.

A favor:

Grande evolução face à DS. Jogos visualmente incríveis. Boa retrocompactibilidade com jogos DS. Possibilidade de tirar fotos em 3D e ouvir música. Excelente acessibilidade e funcionalidade nos controlos.

Contra:

Fragilidade da consola. Poucos jogos de lançamento. Preço elevado (249.90€ P.V.P.)


Cumprimentos,


Miguel Lopes (MiguelX69).



7 comentários:

Anónimo disse...

Boa analise! Parabéns. Fiquei muito esclarecido.

Anónimo disse...

boa análise, apesar de ter experimentado e não ter gostado do 3D da consola, faz uma certa confusão aos olhos e não é nada de especial. cumprimentos

Anónimo disse...

Boa análise, contudo, gostava que me esclarecessem uma coisa se fosse possível, como disseram a Nintendo 3DS é do tamanho da Nintendo DSi, mas antes da Nintendo 3DS veio a Nintendo DSi XL, não me podem dizer se mais tarde poderá haver também uma Nintendo 3DS XL??? Obrigada!!

André Lopes disse...

Duvido que saia, a XL é uma consola em si, não julgo ser uma versão alargada da DSi XL.
É possível que saia também uma "versão largada", ou seja, uma 3DS XL, mas isso se acontecer só daqui a um par de anos.

Cumps. ;)

Filipe disse...

Bem comprei a minha á pouco tempo e tambem reparei que esta nitendo nao tem uma aplicação para baixar o brilho da luz do ecrã (pelo menos nas instruções da nitendo nao encontrei). Reparei que a nitendo DSi tem essa aplicação. Neste caso a nitendo 3DS tem essa desvantagem. Gostava que dessem a vossa opinião sobre este assunto agradecido...
Cumprimentos

MiguelX69 disse...

Boas, tens sim uma opção. Quando estás no menú da consola, repara no ecrã inferior. No canto superior esquerdo tens um ícone em forma de um "sol", se carregares aí podes escolher a luminosidade da consola num valor entre 1 a 5 e ainda definir se queres que ela esteja num modo de poupança de energia.

Cumprimentos.

Filipe disse...

sim mas a nitendo DSi pode baixar a luminosidade durante um jogo carregando "select + L" e eu queria saber se a nitendo 3D tambem pode


Cumprimentos...

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial