[Antevisão] Uncharted 3: Drake's Deception






















Actualmente esta guerra diminuiu, mas a disputa pela três consolas desta geração é algo que se iniciou praticamente desde que foram anunciadas. Parece que agora os jogadores "amadureceram" e já não andam a comparar dados de ambos os sistemas de entretenimento. Mas um dos grandes factores decisivos na escolha de uma consola (e aquele que deve ser mais tomado em conta) é os exclusivos de cada marca.
E, sem dúvida, a série Uncharted é talvez o maior tesouro da Sony.

A Naughty Dog, produtora dos populares jogos Jak and Daxter, inicuou-se nesta geração com uma nova personagem, Nathan Drake, um caçador de tesouros bem ao estilo de Indiana Jones. A série rapidamente alcançou o sucesso e Uncharted 2: Among Thieves foi um êxito em 2009, recebendo o merecedor 9.5 na nossa Mega Análise.
É, portanto, de esperar que a expectativa para Uncharted 3: Drake's Deception esteja praticamente no topo.


Nathan anda novamente atrás de Sir Francis Drake, seu antepassado e explorador. Mas esta busca por um tesouro com cinco séculos de existência leva-o a uma descoberta ainda mais extraordinária: um segredo antigo que o irá colocar numa rede de mistérios e enganos, e tendo de lutar contra uma organização clandestina e seu cruel líder.
Drake irá contar com a ajuda do seu amigo e mentor Victor Sullivan numa viajem ao longo da Europa e Médio Oriente, seguindo as pistas misteriosas e intrigantes de Lawrence of Arabia. O objectivo é encontrar uma lendária cidade enterrada há séculos no coração do deserto árabe Rub' al-Khali, a que Lawrennce chamou "A Atlântida das Areias". 

Porém, este vasto Quandrante Vazio (uma alcunha do deserto) esconde um terrível mistério, e antes do final da aventura a corrida para desenterrar a riqueza da cidade perdida transforma-se numa luta desesperada pela sobrevivência. Drake irá ser levado ao limite das suas forças e a enfrentar os seus maiores medos.

Para além desta história que parece bastante interessante, a Naughty Dog anunciou algumas novidades para o jogo.
O dinheiro ganho ao longo da campanha pode ser transportado para o multijogador e usado para comprar novas armas e respectivos upgrades. Além disso, a mecânica stealth do jogo foi melhorada e simplificada (podemos agora atacar inimigos a partir de pontos altos), havendo mais secções de espionagem. Se não derrotarmos os inimigos um por um, a sua vantagem numérica rapidamente se torna óbvia.
Podemos usar pequenos objectos ao nosso redor para lutarmos contra os inimigos, como garrafas de vidro, ou até puxar a cavilha das suas granadas e fugir, vendo-os rebentar. Podemos lutar com vários de uma vez.
Também já não precisamos de carregar "triângulo" para apanhar munição. Nathan irá automaticamente recolher balas e granadas ao passar por cima delas.
Por fim, também podemos fazer o protagonista correr pressionando L3 (ou R3) para um pequeno sprint. Sinceremante, não gostei desta adição. Reduz muito a mobilidade e sair deste modo para voltar a caminhar normalmente não é nada intuitivo.


Os gráficos de Uncharted 3 parecem estar melhores do que o capítulo anterior. As cores estão bem coloridas, como a série já nos habituou, e as texturas bastante suaves e lisas. Bom trabalho também para a iluminação. Contudo, fiquei algo desapontado na Beta; a melhoria visual comparativamente a Uncharted 2 não foi bem o que eu esperava.
Destaque também para o som com explosões bem fortes e efeitos sonoros bastante realistas.
A jogabilidade permacece idêntica à das últimas aventuras de Drake, com controlos intuitivos e fáceis de perceber/utilizar.

Já tive a oportunidadede jogar a beta multiplayer de Uncharted 3 e já formulei a minha opinião. Esta versão experimental está disponível desde 28 de Junho para quem era assinante Plus antes do crash da PSN ou para quem comprou o inFamous 2; foi alargada para todos os utilizadores a partir de 5 de Julho. A beta irá terminar a 13 de Julho.
Embaixo podem ver o último episódio da nossa rubrica "Jogos e torradas" onde explico detalhadamente esta demo para aqueles que não a puderam jogar.


O menu inicial está intuitivo mas difícil de perceber ao início, com bastantes "opções dentro de opções". Podemos modificar o aspecto do nosso jogador, quer seja herói ou vilão, incluindo mudar a camisola, sapatos, calças, e respectivas cores. Podemos ainda adicionar a adereços como óculos de sol. Todos estes items são desbloqueados à medida que subimos de rank.
Podemos também escolher conjuntos de armas e modificar os boosters de cada conjunto. Estes boosters funcionam ao género dos perks do multijogador de Call of Duty. Cada arma tem alguns perks (cartucho maior, disparos mais rápidos, etc.) , e existem depois perks independentes das armas, como correr mais depressa, ver quem nos matou, etc.

Também vamos ganhando medalhas ao longo de cada jogo que podemos trocar a meio dele para activar um perk. Com 14 medalhas, por exemplo, podemos fazer aparecer uma poderosa bazooka nas nossas mãos com dois mísseis.
Ao matar inimigos estes podem também deixar tesouros que podemos apanhar, contendo alguns items, ou deixar os nossos amigos apanhar por nós. Outros tesouros também aparecem em baús para todos. Podemos inclusivé fazer um high five com um companheiro por cima de um inimigo morto, ganhando dinheiro bónus. Bastante interessante.
Apenas não gostei do facto de ter de sacrificar medalhas para mudar de conjunto a meio de um jogo. Se a minha equipa passa a defender, gostava de poder mudar para a sniper, por exemplo, mesmo que não tenha medalhas.

Tive oportunidade de testar dois mapas e quatro modos de jogo. Começando pelos mapas
Chateau é o meu favorito e trata-se de uma mansão em ruínas com algumas salas em chamas que desabam aleatoriamente em cima de inimigos. Temos ainda um exterior com jardim e algumas paredes destruídas.
Airstrip está bastante bom, começando com uma cena de acção em que os heróis estão dentro de um avião em carga prestes a levantar voo e os vilões tentam entrar no avião em carrinhas. Porém esta cena rapidamente chega ao fim, mudando o jogo para um mapa num pequeno aeroporto, mas que pouco interesse tem, a meu ver.
Cada mapa tem pequenas cutscenes no início e no fim (estas dependendo da equipa vitoriosa) que não podem ser passadas.


Existem quatro modos de jogo disponíveis.
O popular Team Deathmatch em que duas equipas lutam para atingir primeiro o número de mortes (50). Caso não seja conseguido, no final do tempo a equipa com mais inimigos mortos ganha. Ao longo do jogo também irá parecer "mini-jogos" em que temos, por exemplo, de matar um inimigo escolhido ao acaso para pontos extra. Existe ainda um modo Hardcore onde jogamos sem perks, só tu e a tua arma.
Em Team Objective a equipa tem de trabalhar em conjunto se quiser derrotar a outa. Teremos de efectuar tarefas para ganhar pontos. Essas tarefas envolvem capturar vários postos ou aguentar um deles o máximo de tempo possível. A primeira equipa a atingir três pontos é a vencedora.
Co-op Hunters inclui duas equipas de dois jogadores. Os heróis têm de pegar em tesouros que aparecem no mapa e transportá-los para a base para marcarem pontos. O objectivo dos vilões é detê-los, contando com a participação de bots controlados pela AI que ainda ajudam um bocado. Os vilões apenas têm uma pistola, podendo no entanto trocar medalhas por armas melhores; os heróis começam com espingardas pré-definidas no menu do jogo e alguns perks.
Plunder é o meu modo de jogo favorito. Também temos de pegar em tesouros no mapa e colocá-los em baús específicos, e o objectivo é o mesmo para as duas equipas. Visto o personagem mover-se mais lentamente e só dispondo de uma pistola enquanto carregamos a estatueta, o trabalho de equipa é essencial se queremos ganhar o jogo.

No geral achei a beta positiva. Os gráficos, como já disse acima, não me surpreenderam, mas talvez se deva a já estar habituado ao que a Naughty Dog é capaz de fazer.
Correr é algo que está mal implementado, sugiro que seja melhorado na versão final ou que o retirem. Também, não sei porquê, não recebemos uma aviso cada vez que alguém nos convida para um jogo, tendo de estar constantemente a verificar a lista. Mas, ao menos, criar uma party é fácil.
Ao início demorei imenso tempo a encontrar um jogo, mas com o patch 1.03 parece que o problema foi resolvido e agora demora não mais que um minuto.
Gostei da maior personalização das armas e do sistema de boosters, bem como algumas adições como o facto de os inimigos deixarem tesouros e podermos fazer high fives ou ainda uns taunts, pequenas animações. No meu caso escolhi o "beijo".
Se a Naughty Dog corrigir os erros da beta (inclusivé a opção de calar o microfone de um jogador só, em vez de só poder calar todos) penso que temos aqui um multiplayer de peso.


Grau de expectativa
Uncharted 3: Drake's Deception tem data de lançamento agendada para 1 de Novembro deste ano em exclusivo na PlayStation 3. Para além da versão normal, poderão ainda adquirir uma Edição de Coleccionador que traz uma estátua de Drake, a fivela do seu cinto, uma réplica do seu colar (com um anel amarrado) e uma caixa de metal. Tudo isto virá numa caixa especial, denominada " Travelling Chest". Deverá custar por volta de 100€. Não se sabe se estará apenas disponível na América, ou também na Europa.

Esperamos com grande ansiedade este jogo, visto considerarmos Uncharted 2: Among Thieves um dos melhores jogos de 2009. Assim que o jogo tiver sido lançado, e o tivermos jogado, podem contar aqui com a nossa análise.


Cumprimentos,

Lopes.



5 comentários:

RickRedfield disse...

Mais uma óptima antevisão Lopes, mas deixa-me alertar-te para um erro. No início dizes que o estúdio Naughty Dog é responsável pela série Sly e isso é incorrecto. A série Sly é da Sucker Punch (produtora do infamous)... a Naughty Dog foi responsável pelas séries Crash Bandicoot e Jak and Dexter.
Cumprimentos

André Lopes disse...

Tens toda a razão Rick, estava a confundir com o Sly.
Corrigido, obrigado. ;)

Anónimo disse...

Ps: a SETA do ARDER não devia estar mesmo no topo?

santarosa96

André Lopes disse...

São cinco categorias, nós colocamos a seta no meio de cada uma delas para ficar mais organizado.
As categorias estão separado por os traçinhos no termómetro.

Cumps. ;)

Anónimo disse...

Hum... eu entendo, apenas disse aquilo, por achar que seja o jogo mais esperado do ano, e por ter a expectativa no topo dos topos (falo por mim).

Santarosa96

cumps

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