[Análise] TuneUp Utilities 2011



ANÁLISES















Um dos programas mais poderosos de manutenção de computadores volta na edição de 2011. Depois dos anos anteriores terem sido um sucesso, conseguirá TuneUp manter-se em alta este ano?

Veredicto

Se há coisa que posso afirmar com toda a certeza em relação a computadores, é que estes têm um tempo de vida. Por muito que gastem na compra de um novo PC, é inevitável que, mais tarde ou mais cedo, este comece a ficar enferrujado e a queixar-se. Normalmente nota-se que o computador demora mais tempo a ligar, depois já são os programas que levam uma eternidade para iniciarem, sem falar na Internet que parece ficar mais lenta.
A verdade é que um computador novo corre às mil maravilhas. No entanto, por ser uma ferramenta que usamos praticamente todos os dias (e até várias vezes ao dia), a memória e a sua capacidade de processamento começam a perder qualidade e a deixar de ser aquilo que no início era fantástico.
É inevitável que, mais tarde ou mais cedo, a aquisição de um novo computador (ou apenas algumas peças) terá de ser ponderada.

No entanto, há muitas maneiras de prolongar o tempo de vida do nosso PC. Se o tratarmos com "carinho" (não falo em dar-lhe festinhas) e tentarmos sempre limpar as coisas que já não precisamos, é bem provável que este aguente quase o dobro do que se nunca efectuássemos uma manutenção no PC.
Para facilitar (imenso) a vida aos utilizadores, a TuneUp Corporation lançou o seu programa TuneUp Utilities, que, basicamente, mantém o nosso PC ao mais alto nível, limpando programas desnecessários, dando sugestões muito úteis, desfragmentando o disco rígido e o registo, entre muitos outros. Nesta análise iremos avaliar o mais recente software, o TuneUp Utilities 2011. Agradecemos à empresa por nos ter enviado o programa para o analisarmos.


O menu inicial é intuitivo


Felizmente, o TuneUp é um programa que não pesa no nosso computador, ocupando pouco espaço no disco rígido. A instalação é simples e rápida, com a opção de podermos usar a língua portuguesa como interface. Após a instalação, é-nos perguntado especificações sobre o  nosso sistema, como a velocidade da nossa conexão, o que pretendemos num PC (rapidez ou aparência), entre outros. Recomendo que percam alguns segundos a preencher este Perfil, já que irão-vos ser sugeridas acções de manutenção consoante as vossas escolhas.
E, assim que tivermos acabado, o TuneUp começa logo a tratar do nosso PC, iniciando uma ferramenta muito útil chamada "Manutenção em 1 Clique". Sempre que quiserem melhorar o computador em vários aspectos, basta carregarem nesta opção (que deverá aparecer no vosso ambiente de trabalho) para que o programa corra uma série de testes e "limpe" várias zonas do PC, como uma desfragmentação, limpeza dos atalhos inválidos, eliminação de arquivos temporários, etc.

Feita a limpeza inicial, somos redireccionados para o menu inicial. Devo dizer que, à semelhança das edições anteriores, este TuneUp apresenta uma interface bastante intuitiva e simples de perceber, mesmo para quem não se entende a 100% com um computador. Podemos ver a vista por categorias (a qual eu recomendo) ou uma visão geral de todas as funções (para quem quer ir para o que pretende sem perder tempo).
E é aqui que tudo funciona. podem seleccionar a parte do computador que querem que sofra uma manutenção dentro dos vários separadores e categorias (Recomendações, Optimizar sistema, Libertar espaço no disco, Corrigir problemas e Personalizar o Windows) e até iniciar o Modo Turbo - uma ferramenta muito útil (personalizável) que acelera a velocidade do computador reduzindo os efeitos visuais e limitando as conexões e portas menos necessárias.


O Modo Turbo, útil para os PC's mais lentos

Temos sempre ao nosso dispor no menu inicial uma lista de recomendações. Tenho de dizer que as recomendações atingem um grau de excelência muito elevado: parece que contratámos um técnico verdadeiro para o nosso computador e que este nos está a dar umas dicas e sugestões de optimização, ao invés de ser apenas um programa. Digo isto porque o TuneUp sugere-nos apagar programas que já não utilizamos, remover alguns componentes do Windows que estão a causar lentidão no PC, desactivar alguns efeitos  visuais que a nossa placa gráfica não aguenta muito bem, entre outros. Asseguro-vos que encontrarão poucos técnicos especializados que consigam detectar os problemas que TuneUp detecta.

Contudo, nem tudo é um mar de rosas. Em algumas situações o programa bloqueou por alguns segundos, e algumas manutenções demoram tempo excessivo, como a desfragmentação do disco e do registo e a verificação de erros no sistema de arquivos. Outros são mais rápidos mas mesmo assim demoram algum tempo a terminar. É verdade que esta questão é algo controversa, já que é compreensível que uma manutenção eficaz demore o seu tempo, mas também irão haver utilizadores que simplesmente se fartarão de esperar e cancelarão o processo.

A vista geral, com todas as funções

Para concluir, TuneUp Utilities 2011 é um excelente programa, que oferece uma imensa variedade de opções de manutenção de um computador. As dicas e sugestões que oferece são de louvar, e podemos monitorizar praticamente o computador todo.
É verdade que os 39.95€ que a marca pede pelo produto não é propriamente o preço mais barato do mundo, mas vale bem a pena a sua aquisição. Na dúvida, arranjem a versão de teste por 15 dias.



A variedade enorme de dicas, manutenções e funções que  o programa oferece é das maiores alguma vez vista e mantém o desempenho do PC a um elevado nível muito mais tempo do que uma utilização descuidada do computador. Recomendamos o TuneUp a quem achar que o PC já não é o que era, ou simplesmente prefere prevenir do que remediar.


O TuneUp Utilities 2011 é um programa muito completo


Cumprimentos,


Lopes.



2 comentários:

Anónimo disse...

Apresentação 5* Lopes.
È bom que tambem façam analises a softwars, especialmente quando sao tao bons :D

Ramadas!

André Lopes disse...

Ora muito obrigado Ramadas :D

Cumps.

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial