Uncharted: Golden Abyss - Nos Bastidores



ESPECIAIS



Alguma vez se perguntaram como são feitas as capturas de movimentos nos videojogos? Quais são as técnicas utilizadas? Acompanhem-nos numa curta viagem aos bastidores de um dos mais aguardados jogos para a PS Vita - Uncharted: Golden Abyss.

Uma das características que mais salta à vista quando jogamos um dos jogos da série Uncharted é, sem dúvida, os seus gráficos deslumbrantes. Uma das causas para tal sensação são as excelentes animações corporais, um requinte visual. Mas desenganem-se se pensam que as animações são todas produzidas em computador. Para expressões realistas, é preciso contratar actores profissionais e utilizar um fato com captura de movimentos: estes fatos estão recheados de pequenas bolinhas (sensores de movimento) que irão detectar todos os pontos de articulações do actor real e transmiti-los a um computador que irá então gerar o personagem videojogável.

O estúdio que Golden Abyss está a utilizar para as capturas de movimentos é o mesmo que a Naughty Dog usou em Uncharted 3: Drake's Deception, por isso só poderá sair boa coisa daqui.


Mas o que é preciso para então ser feita esta captura de movimentos? Bem, eis o que irão encontrar dentro de um destes estúdios:

  • 86 câmeras infravermelho capturam os movimentos corporais dos actores com alta precisão e um estúdio de som integrado recolhe o som em sincronia com as imagens captadas. Deste modo evita-se a sensação estranha que por vezes notamos quando estes elementos são capturados separadamente.
  • O estúdio de captura de movimentos é uma sala completamente branca para que os actores apareçam nos monitores como esboços. Imagens do jogo criadas a computador irão preencher o fundo branco para que se possa obter uma noção concisa de como o resultado final será.
  • Vários adereços também são utilizados, como armas de plástico, veículos feitos de caixas de madeira, etc. É óbvio que no estúdio estes elementos parecem muito básicos, mas serão depois transformados digitalmente nos objectos de grande grafismo que veremos em Golden  Abyss.
  • Também existe uma equipa de assistentes que recolhe estes adereços (armas de plástico, etc.) assim que os actores acabam de as utilizar. Pelo facto de não estarem a usar os fatos de captura de movimentos estão completamente invisíveis às câmeras infravermelho. Estes "bolsos humanos" são bastante úteis quando o Drake recolhe a sua arma ou pára de ler o jornal.
  • Cada actor pode representar vários papéis numa só cena. Nolan North, conhecido por representar Nathan Drake, também pode estar a fazer o papel do inimigo para o qual está a disparar. Nolan diz que "na cena do comboio em Uncharted 2, conseguem notar que um dos soldados corre ligeiramente a coxear. Isso sou eu, a perseguir-me a mim mesmo, e a ser explodido por tanques de propano".

Temos para vos mostrar uma das cutscenes que utilizam captura de movimentos. 
Na cena em questão Drake (Nalan North) e Sully (Richard McGonagle) estão numa canoa a remar há já três dias. Sully está cansado e pede para descansarem um bocado. A dupla relaxa então um pouco, brincam entre eles, e seguem novamente rio acima. Quando chegam a uma bifurcação no rio, Drake pára para ver o mapa e decide ir pela esquerda. No entanto, quando avançam mais um pouco, Sully nota uma estranha corrente e pede para Drake rever o mapa. Este apercebe-se que tinha visto o mapa de cabeça para baixo e que estão a ir na direcção errada. Nesse mesmo momento a dupla vê uma cascata mesmo em frente e tenta remar furiosamente no sentido inverso para escapar à corrente. Felizmente conseguem chegar à margem, descansam um pouco, e retomam a sua viagem.

O vídeo desta cena, onde é mostrado as cenas de capturas de movimentos, está mesmo embaixo.
Uncharted: Golden Abyss sai no dia de lançamento da PS Vita, isto é, a 22 de Fevereiro.


Agradecemos à Sony Portugal por nos ter enviado o conteúdo deste especial.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial