Miyamoto, uma das principais personalidades dos videojogos, recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias, um dos mais importantes em Espanha.
Shigeru Miyamoto é uma das mais importantes figuras de jogos, sendo actualmente designer de jogos da Nintendo e tendo sido responsável pelo nascimento de personagens mundialmente carismáticas como Mario, Donkey Kong e Link.
O japonês de 60 anos foi condecorado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades, entregue pelo próprio Príncipe Felipe de Espanha. No seu discurso, Miyamoto confessou embaraço por ter recebido o prémio sozinho, já que sempre trabalhou com muitas pessoas em muitos jogos:
"Trabalhei com muitas pessoas em muitos videojogos, e sinto-me envergonhado em receber este prémio sozinho. Não me sinto um super-herói, sou uma pessoa absolutamente normal."
A Fundação Príncipe das Astúrias reconhece o papel fulcral que as obras de Miyamoto desempenharam na indústria, tornando os videojogos acessíveis a segmentos da sociedade que outrora não tinham experimentado esta forma de entretenimento e ainda unindo as pessoas sem distinção entre sexo, idade ou condição sociocultural.
O Prémio Príncipe das Astúrias é atribuído anualmente a pessoas ou instituições mundiais que tenham realizado um trabalho notável em várias áreas, desde o desporto à arte. A Fundação Príncipe das Astúrias também já atribuiu o prémio a figuras portuguesas, como Mário Soares e António Damásio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário