Morreu hoje aos 85 anos aquele que é considerado a figura mais importante da história da Nintendo.
Hiroshi Yamauchi foi o terceiro presidente da Nintendo e o responsável pela expansão da empresa de uma pequena produtora de cartas coleccionáveis para uma gigante do entretenimento conhecida internacionalmente. Yamauchi presidiu a Nintendo durante mais de 50 anos e foi o responsável pela sua entrada no ramo dos videojogos com a produção da Color TV Game em 1977, a primeira consola caseira da Nintendo.
Foi também ele que decidiu a entrada da Nintendo nos EUA em 1981 com um jogo produzido pelo então desconhecido Shigeru Miyamoto, Donkey Kong. Depois do enorme sucesso do jogo, Yamauchi decidiu atacar o mercado caseiro, apesar do crash norte-americano em 1983. Com o lançamento no Japão da Famicom, que foi trazida como a NES para a Europa em 1986 e nos EUA no ano anterior, a Nintendo, de certa forma, salvou a indústria do crash.
E o resto é história. Durante a sua presidência vimos o nascimento de sistemas como a Super Nintendo, o Game Boy e a Nintendo 64 e de séries como The Legend of Zelda, Pokemon e, claro, Super Mario. O legado de Yamauchi é enorme e ainda se faz sentir na Nintendo, agora presidida por Satoru Iwata.
O Gamer Source quer prestar assim as suas condolências à família de Hiroshi Yamauchi, e acima de tudo, recordar e agradecer um homem que sem o qual a indústria não seria o que é hoje.
Atualização:
A Nintedo lançou uma reação à morte de Yamauchi ao site Kotaku. Neste, Satoru Iwata disse o seguinte:
Atualização:
A Nintedo lançou uma reação à morte de Yamauchi ao site Kotaku. Neste, Satoru Iwata disse o seguinte:
Todo o grupo Nintendo continuará o espírito do Sr. Yamauchi honrando o que ele nos ensinou, que existe mérito em fazer algo diferente, e ao mesmo tempo, atualizando a Nintendo de acordo com o que se passa no mercado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário