[Notícia] Compositor de Resident Evil admite fraude



NOTÍCIAS




Aquele que muitos chamavam de "Bethoven Japonês" veio a público admitir que afinal não foi ele que compôs muitas das músicas pelas que é conhecido.

Mamoru Samuragochi é o compositor creditado na versão Director's Cut de Resident Evil, assim como Onimusha. O que há de incrível em Samuragochi, para além das suas excelentes composições, é que o compositor japonês está surdo desde os 35 anos.

Nada de inédito (Bethoven também compôs algumas das suas músicas depois de padecer de surdez), mas não obstante, extraordinário. Em 2001, em entrevista à revista Time, Samuragochi dizia que o segredo era ouvir-se a si mesmo.
Eu ouço-me. Se se confiar no sentido musical interior, cria-se algo que é ainda mais verdadeiro. Perder a minha audição foi uma benção de Deus.

Esta é sem dúvida uma história inspiradora e espetacular. Ou seria, se tudo não passasse de uma fraude.

No início do dia de hoje, a respeitada televisão estatal japonesa NHK reportou que Samuragochi confessou que contratou um compositor fantasma para muitos dos seus trabalhos mais icónicos.

Contratei a pessoa para compor a música por mim em 1996, quando me foi pedido que fizesse música para filmes. Tive de pedir à pessoa em questão que me ajudasse durante metade do meu trabalho porque os meus problemas auditivos pioraram.

O compositor real ainda não foi identificado mas ficam dúvidas até que ponto esteve mesmo Samuragochi envolvido nas suas supostas composições, incluindo Resident Evil, que foi lançado em 1996, ano em que o japonês admite ter começado a utilizar a ajuda de um compositor fantasma.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial