Lançamento da Xbox One em Portugal - Reportagem



ESPECIAIS



O Gamer Source esteve presente no evento de lançamento da Xbox One em Portugal, durante a tarde até à meia-noite do dia 4 para 5 de Setembro.

Às 17h o local ainda se encontrava pouco preenchido, mas à medida que se aproximava a hora de lançamento cada vez mais fãs se juntaram no local. Para animar a tarde, estava a decorrer um torneio de Forza Motorsport 5 com volante (no qual fomos terrivelmente mal, diga-se) e ainda um questionário. Em ambos os casos, o mais rápido ganhava uma Xbox One.

Mas claro que não seria um evento de lançamento sem consolas para experimentarmos. Haviam três jogos prontos para serem jogados na Xbox One: FIFA 15, Forza Horizon 2 e Sunset Overdrive. Experimentámos todos. 


Começando pelo último, Sunset Overdrive pode ser descrito de maneira muito simples: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Requer alguma habituação aos controlos do jogo e à mecânica de glide, mas quando nos começamos a sentir à vontade torna-se uma experiência bastante divertida. Diversão é mesmo o que reina neste jogo, com várias armas criativas e variadas. O jogador irá gostar tanto mais do jogo como a sua capacidade de saber misturar todos os elementos disponíveis. Mal podemos esperar pela versão final.

Forza Horizon 2 surpreendeu imenso graficamente. O novo motor climático está soberbo, com a chuva e a água num realismo extremo. Havia apenas uma pista e três carros para experimentarmos, mas deu para termos uma ideia. O circuito passava por várias zonas: desde montes de feno soalheiros a uma secção de estrada chuvosa. Tem tudo para ser um dos grandes exclusivos da Xbox este ano.

Por fim, FIFA 15. O jogo continua bastante semelhante aos anteriores jogos da série, mesmo em termos visuais, embora haja pequenos pormenores onde se nota melhorias. As bancadas sofreram alterações, com os adeptos muito mais vivos e emotivos; os jogadores também estão mais realistas e com novas animações de impacto corpo-a-corpo (já abrem e fecham as mãos nas aproximações de câmera, por exemplo). Teremos de esperar pela versão final para analisarmos a fundo que melhorias e alterações são significantes.

Tivemos oportunidade de gravar um gameplay de uma partida completa que fizemos entre o PSG e o Borussia Dortmund. O jogo terminou em penaltis, mas para saberem se o nosso gestor de marketing Pedro Coelho saiu vitorioso com o PSG terão de assistir até ao final.


Pouco depois das 21h da noite foi a hora de começar uma palestra sobre a Xbox One e o desenvolvimento de videojogos em Portugal. A mesa que dirigiu a apresentação (que era composta por produtores nacionais, membros da imprensa e um dos representantes da Microsoft) percorreram vários pontos sobre a nova consola e os desafios de produzir um jogo em território nacional. Uma palestra de cerca de hora e meia recheada de muito diálogo e alguns trailers já conhecidos.

À chegada da meia-noite assistimos à entrega dos dois prémios dos torneios (Forza 5 e o questionário) e ao momento mais aguardado: o lançamento da consola em território nacional. Pouco mais que uma ou duas dúzias de pessoas saíram da Fnac com uma Xbox One, tendo o lançamento ficado um pouco aquém do esperado. Nas prateleiras ficaram dezenas de consolas, à espera de serem adquiridas.

Contudo, é possível que a consola comece a ter mais sucesso a nível nacional brevemente com o lançamento de grandes títulos como Forza Horizon 2, Sunset Overdrive, Halo: The Master Chief Collection e até Quantum Break e Halo 5: Guardians para o próximo ano.

Só o futuro o dirá.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial