Razer Taipan - Análise



ANÁLISES



Chegou-nos às mãos para testarmos o Razer Taipan, um dos ratos ambidestros para gaming mais conceituados e com maior resolução por polegada do mercado.

Veredicto

A primeira coisa que salta à vista no Taipan é a escolha de materiais utilizados na construção do mesmo: o rato é bastante leve, e até algo frágil, mas a superfície anti-derrapante e anti-gordurosa do rato, juntamente com os acabamentos em borracha laterais para o polegar e mindinho, dão uma sensação de conforto e enorme.

Para além da excelente escolha de materiais, que certamente irão eliminar os problemas de gorduras e suor, o rato é também bastante ergonómico. É extremamente prático e de fácil habituação e a sua simetria permite que seja usado tanto pelos destros como pelos canhotos, independentemente do tipo de pega que usam para jogar.

Não podia deixar de elogiar também a o design do Taipan. É uma beleza simples e discreta, com um charme harmonioso e clássico diferente de outros ratos que apostam num look futurista. A iluminação verde na periferia da roda do rato é elegante, mas o que mais se destaca ainda é o logótipo da Razer que se ilumina e apaga em compassos de tempo.


Em termos de especificações, o Taipan conta com uma resolução de 8200DPI (pontos por polegada) através de uma dupla de sensores óptico e a laser. Para dizer a verdade, duvido que acabem por fazer uso do potencial completo do rato, já que 8200DPI corresponde a uma sensibilidade louca. 1100DPI chegaram-me perfeitamente, mais do que isso acho demasiado sensível.

Juntamente com o Taipan, podem (e devem) utilizar o software Razer Synapse 2.0 que é bastante útil, pois permite configurarem todas as funcionalidades do vosso rato e guardarem o vosso perfil na nuvem. Ou seja, se um dia forem para um evento, por exemplo, e levarem o rato para outro PC, podem simplesmente iniciar sessão no programa e as vossas definições ficam automaticamente configuradas.


A única crítica negativa que tenho a fazer devem-se aos botões laterais, dois em cada lado do rato. Em primeiro lugar, são demasiado pequenos e próximos um dos outros, o que não só dificulta o uso dos mesmos como por vezes nos faz enganar no botão em que clicamos.

Mas pior ainda são os botões laterais do lado do nosso dedo mindinho. Estão terrivelmente mal posicionados, pois basta agarrarmos o rato com mais força para clicarmos neles sem querer. Isto torna as nossas sessões de jogo bastante mais inseguras, pois temos de estar constantemente com cuidado para não apertarmos demasiado o rato e clicarmos sem querer nos botões do nosso dedo mindinho. A solução é não associarmos nenhuma função do jogo a estas teclas, mas acabamos por não estar a aproveitar o valor total do Taipan (que custa cerca de 80€ actualmente).

.
Sistema de pontuação
O Razer Taipan é um excelente rato para gaming, com uma ergonomia, design e acabamento magníficos. É uma excelente aposta para todo o tipo de jogadores, independentemente da mão que usam e do tipo de pega. Aconselho especialmente para first-person shooters e géneros semelhantes ao point and click devido à sua precisão e pouca utilidade dos botões laterais.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial