Bloodborne - Dicas para um noob



ESPECIAIS



A cidade de Yharnam consegue ser um lugar muito traiçoeiro. Quem não está habituado aos jogos da From Software terá que aprender muita coisa sobre a mecânica de jogo, e quem está habituado terá de esquecer muita coisa.

Este novo título do génio do génio Hidetaka Miyazaki é obviamente inspirado na conceituada série Souls, mas apresenta nuances que o tornam uma verdadeira lufada de ar fresco para os fãs.

Os meus últimos dias têm sido fantásticos com Bloodborne. Tenho adorado o jogo e me empenhado para trazer a análise respectiva, mas até lá deixo umas dicas úteis para os mais inexperientes (e não só).

Estas dicas não cobrem tanto aspectos básicos, como para que serve cada item ou como fazer lock-on por exemplo (porque isso até um noob sabe), mas detalhes um pouco mais específicos. Então aqui vai.

_________________________________________


  • Aprende a fazer parry
Ao contrário do estilo defensivo de Dark Souls, em Bloodborne o combate foca-se em ataque e contra-ataque. Quando vires que um inimigo está a carregar um ataque, dispara um tiro de pistola para o deixar momentaneamente nocauteado; depois chega-te à frente dele e pressiona R1 para um ataque crítico muito forte. Atenção que não dá para fazer parry a certos ataques mais fortes de certos inimigos, como aprenderás.


  • Não andes com imensas Blood Echoes no bolso
Yharnam é um sítio muito perigoso, especialmente quando exploras pela primeira vez um local. Sempre que vires que estás com Echoes suficientes para fazeres uns upgrades, volta ao Hunter's Dream e gasta-os. É preferível o tempo perdido que a frustração de morrermos e perdermos os Echoes para um inimigo à toa, confia.


  • Aproxima-te lentamente de inimigos desprevenidos de costas
... e carrega o R2 para um ataque muito forte que os vai deixar desequilibrados. Depois é só pressionar R1 para o ataque crítico. Atenção que alguns inimigos são imunes a estes ataques carregados pelas costas.


  • Guarda Urnas de Óleo e Molotovs para os bosses
Provavelmente já descobriste isto, mas os Molotovs são extremamente eficazes contra vários inimigos no jogo, mas também são caros. Em vez de os gastares com alguns confrontos de rua, poupa-os para tirar imensa vida aos bosses mais lixados.


  • Não uses a Madman's Knowledge se não precisares de Insight
O Insight obtém-se ao enfrentarmos bosses e ao usarmos este item dropado por alguns inimigos. O Insight é necessário para o cooperativo e para desbloquearmos a Doll, quando temos 1, uma fonte especial de venda dos Messengers, quando temos 10, etc. Mas também há desvantagens: quando começas a ter um nível muito elevado de Insight começas a ter alucinações com mais frequência e os inimigos tornam-se mais difíceis (a partir de 15 Insight ganham habilidades novas, e é sempre a crescer).


  • Não uses Coldbloods se não precisares
Semelhante ao ponto anterior, guarda os teus Coldbloods (que dão Blood Echoes) até precisares deles para comprares itens ou evoluíres de nível. Usares assim que os apanhas é estupidez e arriscas a perdê-los se morreres entretanto.


  • Tens um segundo slot de itens à disposição
Se achas que os slots de uso rápido com o Quadrado são insuficientes, ficarás feliz ao saber que há uma segunda barra de uso rápido. Basta pressionar o lado direito do touchpad e terás acesso a slots extra. Guarda aqui itens que usas frequentemente mas que não sejam necessários usar rapidamente durante uma luta, por exemplo.


  • Não vendas as armaduras
À medida que vais apanhando mais armaduras, pode-se tornar tentador vender as antigas para obter dinheiro. A verdade é que os stats são muito idênticos em todas os fatos do jogo, à excepção das defesas contra elementos como veneno, fogo, etc. É aqui que entra a utilidade de teres várias armaduras: se sabes que um boss usa bastante veneno, usa o set de armadura com alta resistência contra o veneno.
Além disso, há "quests" secundárias que só podem ser completadas com certas vestimentas.


  • Aprende os combos das armas
Existem muito mais possibilidades de combos do que pensas: para além dos típicos R1 e R2, existem outros ataques: ao pressionares analógico para a frente e R2, por exemplo, fazes um salto de ataque; ao clicares Círculo e R1/R2 usas um dash attack; ao pressionares L1 durante um combo a tua arma transforma-se em movimento para um combo especial. Há outros mais. Aprender qual ataque usar em cada situação diferenciará os bons dos grandes jogadores.


  • Foca-te em evoluir a Vida e Stamina primeiro
Nos primeiros níveis as armas não irão precisar de muita Força para ser usada, e outros atributos como Bloodtinge que aumenta o dano das armas e Arcane são obsoletos por agora. Preocupa-te em ganhar vida suficiente para aguentares danos dos inimigos e ter uma barra de Stamina grande para conseguires dar grandes combos e ainda teres fôlego para te desviares.


  • Evolui a tua arma inicial, mas arrisca novas armas
Há quem use a primeira arma do início ao fim, o que é completamente compreensível sobretudo se a tiveres sempre a evoluir. Mas não tenhas receio de experimentar outras armas que vás apanhando; podem ser mais fracas que a tua evoluída, mas podem ter estilos de ataque que te agradem muito.


  • Ao lutares contra outro jogador, dá parry se ele fizer heal
Se tiveres o azar de ser invadido (ou estiveres a invadir alguém), aqui vai uma dica útil: quando o jogador inimigo se afastar para usar uma Blood Vial, dá-lhe um tiro assim que a animação do braço começar. Vais-lhe dar um parry que dá tempo suficiente para te chegares ao pé dele e pressionares R1 para um ataque crítico.


  • Não saias do jogo se um inimigo tiver os teus Blood Echoes
Supondo que acabaste de morrer e perder uma grande quantidade de Blood Echoes, não desligues o jogo em frustração. Tenta pelo menos ir mais uma vez ao local para reaver o teu "dinheiro", caso contrário já não vai lá estar quando iniciares o jogo mais tarde.


  • Tens um armário à tua disposição
Mesmo ao pé do homem da cadeira de rodas no Hunter's Dream, existe um baú onde podes guardar os teus itens. Ao apanhares itens em excesso (por exemplo se já tiveres 20 Blood Vials e apanhares mais), estes serão automaticamente guardados aqui. Ao morreres, as tuas Blood Vials serão automaticamente restabelecidas usando as que tens no armário.


  • Não desprezes o poder dos calhaus
São incrivelmente úteis para atrair os inimigos um por um e são incrivelmente baratos. Tenta comprar sempre uns quantos, visto que os inimigos não dropam assim tanto e pode fazer a diferença entre a vida ou a morte.


  • Mantém sempre a vida alta
Blood Vials é o que não falta neste jogo, e à medida que vais avançando vais armazenando um número enorme deles. Mesmo que a tua vida esteja só um pouco baixa, usa uma poção só pelo seguro. Já me salvou imensas vezes de ataques que tiravam muito mais dano do que esperava. Ou de armadilhas.


  • Usa as tochas nos sítios escuros
Mesmo que consigas ver mais ou menos bem, usar a tocha permite não só notar em pormenores escondidos como também intimidar certos inimigos que têm medo do fogo. Além disso, podem ainda ser usadas em combate para dano moderado/baixo.


  • Podes sacrificar vida para ganhar balas
Se pressionares a seta para cima no comando, sacrificas um pouco de vida para ganhar 5 balas de mercúrio temporárias. Elas não acumulam, só podes ter 5 de cada vez.


  • Lamparinas vermelhas significam NPC's próximos
Sempre que vires uma lamparina com uma luz avermelhada no chão, significa que existe uma janela ou porta próxima onde podes falar com um NPC. Às vezes ele apenas conta um pouco da história, mas também te podem dar certos itens e iniciar certas missões secundárias: Curiosidade: estas lanternas são na verdade incenso que os habitantes usam para confundir o olfacto dos monstros e detectarem que estão ali escondidos.


  • Aprende a calcular a tua janela de co-op
Para saber com que amigos podes jogar, é simples: (teu nível) + (10% do teu nível) + 10. Se tiveres a nível 20, por exemplo, a tua janela de co-op será: 20+2+10=32. Neste caso, podes jogar com amigos até nível 32 e até nível 8 (é só inverteres a equação para obteres o limite de co-op inferior).


  • Lê as dicas no chão
A grande maioria delas são sempre úteis e avisam-te para itens escondidos, emboscadas, inimigos, NPC's, etc. Na dúvida de que seja um troll, verifica a pontuação da mesma: se for alta, deverá ser de confiar. Não te esqueças de deixar também dicas, pois se alguém der um voto positivo na tua mensagem, a tua barra de vida enche totalmente.


Este artigo poderá ser actualizado com novas dicas que entretanto me lembre ou sejam sugeridas.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial