Ratchet & Clank - Primeiras Impressões



ESPECIAIS



Após 1h30 de jogo com o novo Ratchet & Clank, posso dizer que o título parece bastante promissor e fiel aos fãs da série.

A convite da Sony Portugal, fui testar uma versão de demonstração do novo jogo da série para a PS4 que, como a produtora afirma, se trata de uma "re-imaginação" do primeiro. Ou seja, na sua essência é o mesmo jogo que o primeiro Ratchet & Clank mas com alguns elementos dos títulos mais recentes. 

Alguns dos planetas são iguais aos do original, mas outros foram recriados do zero e ainda há planetas novos, o mesmo para as armas. Devo desde já dizer que não joguei o primeiro, pelo que tudo aquilo com que me deparei aqui foi novo para mim.



Estavam disponíveis 5 planetas (Veldin, Novalis, Aridia, Rilgar, Kerwan), se me lembro bem, e para poder ter tempo de completar todas as missões neles e terminar a demo tive de saltar as cutscenes. Portanto não posso falar muito sobre a qualidade do diálogo e realização das mesmas, mas deverá ir de encontro directo às expectativas dos fãs: qualidade praticamente idêntica à do filme de animação homónimo que chega em Maio.

Aliás, toda a parte gráfica do jogo é produzida tendo em conta o filme. Preferia bem mais que o jogo estivesse a 60fps, mas a produtora optou antes por melhor qualidade de animação em troca dos habituais 30fps. Acredito que seria possível ambos os feitos, até porque o jogo em si não é um portento visual, mas de qualquer das formas este também não é daqueles títulos em que a framerate é assim tão fundamental.

Por falar nisso, no geral o jogo pareceu-me bem optimizado, com apenas algumas quedas da framerate em momentos mais intensos, como numa descida de rápidos pelos esgotos.



A jogabilidade é bastante familiar para quem já está acostumado com a série, com a principal alteração a ser o menu de troca rápida de arma através do D-Pad. Dei por mim a utilizar exclusivamente este novo menu, por facilidade de acesso, e nunca o antigo em que parava o jogo. No entanto apenas dá para trocar entre 4 armas, pelo que mais à frente no jogo (quando já teria o inventário mais composto) calculo que praticamente só iria usar o menu antigo para poder alternar entre mais armas.

Mesmo a jogar na dificuldade Normal, algumas partes foram desafiantes lá para o final desta versão experimental. Zonas que tinham dois ou três calmeirões, dois helicópteros e ainda uma carrada de cachorros mecânicos era um pouco a mais daquilo que estava à espera.

Felizmente, comprei a Proton Drum cedo: uma arma que dispara uma bola que dá vários choques eléctricos aos inimigos nas redondezas. Uma das melhores armas para o início do jogo, aconselho.



Houve uma parte na demo na cidade Aleero (vídeo em cima) que não gostei nada: tínhamos de controlar uma nave para destruir outras naves e apanhar inimigos do chão para os atirar contra a nave-mãe dos invasores. Os controlos aqui são péssimos e nada intuitivos.

Fora isso, gostei bastante da primeira hora e meia do novo Ratchet & Clank. Tenho a certeza que quem jogou o original e é fã da série ficará bastante agradado com o resultado final. Um título que se mantém fiel às raízes mas com algumas alterações bem-vindas.

Ratchet & Clank chega a 20 de Abril à PlayStation 4.



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