Todas as imagens presentes nesta análise foram captadas durante a nossa sessão de jogo, no modo principal para 2 jogadores.
Um dos jogos de lançamento da Switch, Snipperclips, assume-se como uma surpresa bastante agradável. Um conjunto de níveis desafiantes que foi desenhado acima de tudo para ser jogado com amigos.
Veredicto
Lembram-se da jogabilidade cooperativa/competitiva de LittleBigPlanet, em que era necessária a entreajuda para completar os níveis mas ao mesmo tempo era bem divertido irritar o amigo? É exactamente essa a sensação que temos no primeiro minuto em que entramos em Snipperclips.
É um jogo desenhado para ser jogado por duas pessoas no mínimo, embora possa ser jogado a solo mas perde a piada toda porque terão de andar a trocar de personagem montes de vezes em cada nível (o parceiro não é controlado pela inteligência artificial, e ainda bem).
Os níveis de apanhar peixes no tanque são dos mais divertidos |
Os primeiros níveis da campanha para 1-2 jogadores aparentam ser bastante fáceis e servem como uma espécie de introdução às mecânicas: como saltar, como agachar, como recortar, como voltar à forma original, etc.
“Várias vezes ficarão presos e terão que pensar noutra estratégia para completar o nível.”
Mas rapidamente as coisas complicam e percebemos que teremos que puxar muito pelo nosso cérebro. Se ao início é tudo uma brincadeira, rapidamente as coisas tornam-se tão complicadas que estamos a chamar burro ao nosso companheiro por não fazer o que lhe mandamos.
Por vezes ficamos orgulhosos das nossas ideias |
A variedade de níveis ajuda a que a experiência não se torne chata: há níveis de completar a forma, de encestar bolas de basquetebol, de pescar peixes num tanque, de guiar a princesa até ao diamante, etc. Todos eles funcionam à base de tentativa-erro, por isso a sorte também é um factor importante.
“Se tiverem um irmão ou amigo com quem possam partilhar o comando, excelente. Se não, o jogo talvez não valha a pena.”
Mas não é só sorte, é preciso mesmo pensar pela cabeça. Várias vezes ficarão presos e terão que pensar noutra estratégia para completar o nível. Dou-vos o exemplo de um nível em que estava com preguiça de andar a recortar o personagem e tentei progredir assim, até que vi que não era possível e optei antes por recortar-me em forma de engrenagem. Demorou, mas funcionou.
Os níveis de preencher a forma são dos mais fáceis |
No final de um nível em que perdemos 15 minutos a tentar e a falhar, o sentimento de conquista é muito bom sobretudo quando estamos a jogar com alguém. O jogo cansa ao fim de meia-hora seguida a jogar, mas passado algum tempo temos vontade novamente de enfrentar os desafios.
“Há também uma demo disponível na eShop para experimentarem por vocês mesmos.”
Para além da campanha para 1-2 jogadores, que conta com 45 níveis espalhados por 3 mundos, temos ainda um modo party para 2-4 jogadores com 12 níveis e ainda um modo battle com 3 mini-jogos.
Conduzir a princesa até ao diamante |
O modo party é no fundo uma extensão do modo principal mas para mais jogadores, visto que o tipo de níveis é bastante semelhante.
O modo battle conta com 3 mini-jogos: um jogo de basquetebol; um jogo de hóquei bem parecido com aqueles que encontramos nos salões de jogos; e uma espécie de deathmatch onde temos de cortar o nosso adversário.
Estes modos adicionais ajudam a estender a longevidade do jogo e a oferecer outro tipo de diversão.
O meu parceiro virou um balde e eu um burro de carga |
A nota atribuída a esta categoria é apenas uma formalidade, já que Snipperclips não apresenta, nem pretende, um visual lindo de morrer. Os gráficos são coloridos e simpáticos, mas não são o objectivo do jogo. Resta-me só dizer que o jogo corre a 60 fps estáveis.
Ao início aquilo que parece uma brincadeira de criança rapidamente se torna num quebra-cabeças que leva mais de 10 minutos a resolver. Preparem-se para muitas dores de cabeça e muita tentativa-erro nos níveis mais avançados, e até algumas irritações quando o vosso colega não faz o que lhe estão a dizer. A única crítica negativa que tenho a apontar é a alguns erros de hitbox, que por vezes prendiam o personagem em certos degraus de plataformas.
Este foi um jogo claramente feito para ser jogado, pelo menos, a dois. Se tiverem um irmão ou amigo com quem possam partilhar o comando, excelente. Se não, o jogo talvez não valha a pena.
E outra coisa, aconselho-vos a jogar no modo portátil com a Switch em cima de uma mesa. Não sei porquê, o jogo não é tão divertido quando jogado numa televisão.
Tal como na categoria dos gráficos, aqui também é mais uma formalidade. A banda sonora de Snipperclips é a dos típicos jogos arcade - uma música simples e divertida que fica no ouvido e que se repete ao longo de vários níveis.
Os grunhidos das personagens quando se recortam e se reconstituem são engraçados de se ouvir.
Talvez o aspecto mais negativo do jogo. Os 45 níveis da campanha para 1-2 jogadores fazem-se em algumas horas, dependendo muito da vossa capacidade de resolver os puzzles, e os restantes modos são ainda mais curtos.
Snipperclips torna-se um pouco cansativo ao fim de algum tempo seguido a jogar, sobretudo devido ao cansaço psicológico dos puzzles mais exigentes em termos de tentativa-erro.
Felizmente, pelo preço de 20€ acaba por ser uma excelente opção se tiverem alguém com quem jogar. Há também uma demo disponível na eShop para experimentarem por vocês mesmos.
Sistema de pontuação |
Snipperclips é, para já, o melhor jogo para terem na Switch se pretendem jogar com amigos. Se tiverem um irmão ou um amigo com quem costumam passar algum tempo juntos, vale muito a pena adquirir este jogo e preparem-se para um grande desafio e teste à vossa paciência. No entanto, se costumam jogar maioritariamente sozinhos, Snipperclips não será a melhor escolha da eShop.
Categoria:
Análises,
Análises Switch
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