Snipperclips - Análise



ANÁLISES




Todas as imagens presentes nesta análise foram captadas durante a nossa sessão de jogo, no modo principal para 2 jogadores.


Um dos jogos de lançamento da Switch, Snipperclips, assume-se como uma surpresa bastante agradável. Um conjunto de níveis desafiantes que foi desenhado acima de tudo para ser jogado com amigos.

Veredicto

Lembram-se da jogabilidade cooperativa/competitiva de LittleBigPlanet, em que era necessária a entreajuda para completar os níveis mas ao mesmo tempo era bem divertido irritar o amigo? É exactamente essa a sensação que temos no primeiro minuto em que entramos em Snipperclips.

É um jogo desenhado para ser jogado por duas pessoas no mínimo, embora possa ser jogado a solo mas perde a piada toda porque terão de andar a trocar de personagem montes de vezes em cada nível (o parceiro não é controlado pela inteligência artificial, e ainda bem).

Os níveis de apanhar peixes no tanque são dos mais divertidos

Os primeiros níveis da campanha para 1-2 jogadores aparentam ser bastante fáceis e servem como uma espécie de introdução às mecânicas: como saltar, como agachar, como recortar, como voltar à forma original, etc.


“Várias vezes ficarão presos e terão que pensar noutra estratégia para completar o nível.”


Mas rapidamente as coisas complicam e percebemos que teremos que puxar muito pelo nosso cérebro. Se ao início é tudo uma brincadeira, rapidamente as coisas tornam-se tão complicadas que estamos a chamar burro ao nosso companheiro por não fazer o que lhe mandamos.

Por vezes ficamos orgulhosos das nossas ideias

A variedade de níveis ajuda a que a experiência não se torne chata: há níveis de completar a forma, de encestar bolas de basquetebol, de pescar peixes num tanque, de guiar a princesa até ao diamante, etc. Todos eles funcionam à base de tentativa-erro, por isso a sorte também é um factor importante.


“Se tiverem um irmão ou amigo com quem possam partilhar o comando, excelente. Se não, o jogo talvez não valha a pena.”


Mas não é só sorte, é preciso mesmo pensar pela cabeça. Várias vezes ficarão presos e terão que pensar noutra estratégia para completar o nível. Dou-vos o exemplo de um nível em que estava com preguiça de andar a recortar o personagem e tentei progredir assim, até que vi que não era possível e optei antes por recortar-me em forma de engrenagem. Demorou, mas funcionou.

Os níveis de preencher a forma são dos mais fáceis

No final de um nível em que perdemos 15 minutos a tentar e a falhar, o sentimento de conquista é muito bom sobretudo quando estamos a jogar com alguém. O jogo cansa ao fim de meia-hora seguida a jogar, mas passado algum tempo temos vontade novamente de enfrentar os desafios.


“Há também uma demo disponível na eShop para experimentarem por vocês mesmos.”


Para além da campanha para 1-2 jogadores, que conta com 45 níveis espalhados por 3 mundos, temos ainda um modo party para 2-4 jogadores com 12 níveis e ainda um modo battle com 3 mini-jogos.

Conduzir a princesa até ao diamante

O modo party é no fundo uma extensão do modo principal mas para mais jogadores, visto que o tipo de níveis é bastante semelhante.

O modo battle conta com 3 mini-jogos: um jogo de basquetebol; um jogo de hóquei bem parecido com aqueles que encontramos nos salões de jogos; e uma espécie de deathmatch onde temos de cortar o nosso adversário.

Estes modos adicionais ajudam a estender a longevidade do jogo e a oferecer outro tipo de diversão.

O meu parceiro virou um balde e eu um burro de carga

A nota atribuída a esta categoria é apenas uma formalidade, já que Snipperclips não apresenta, nem pretende, um visual lindo de morrer. Os gráficos são coloridos e simpáticos, mas não são o objectivo do jogo. Resta-me só dizer que o jogo corre a 60 fps estáveis.


Ao início aquilo que parece uma brincadeira de criança rapidamente se torna num quebra-cabeças que leva mais de 10 minutos a resolver. Preparem-se para muitas dores de cabeça e muita tentativa-erro nos níveis mais avançados, e até algumas irritações quando o vosso colega não faz o que lhe estão a dizer. A única crítica negativa que tenho a apontar é a alguns erros de hitbox, que por vezes prendiam o personagem em certos degraus de plataformas.
Este foi um jogo claramente feito para ser jogado, pelo menos, a dois. Se tiverem um irmão ou amigo com quem possam partilhar o comando, excelente. Se não, o jogo talvez não valha a pena.
E outra coisa, aconselho-vos a jogar no modo portátil com a Switch em cima de uma mesa. Não sei porquê, o jogo não é tão divertido quando jogado numa televisão.


Tal como na categoria dos gráficos, aqui também é mais uma formalidade. A banda sonora de Snipperclips é a dos típicos jogos arcade - uma música simples e divertida que fica no ouvido e que se repete ao longo de vários níveis.
Os grunhidos das personagens quando se recortam e se reconstituem são engraçados de se ouvir.


Talvez o aspecto mais negativo do jogo. Os 45 níveis da campanha para 1-2 jogadores fazem-se em algumas horas, dependendo muito da vossa capacidade de resolver os puzzles, e os restantes modos são ainda mais curtos.
Snipperclips torna-se um pouco cansativo ao fim de algum tempo seguido a jogar, sobretudo devido ao cansaço psicológico dos puzzles mais exigentes em termos de tentativa-erro.
Felizmente, pelo preço de 20€ acaba por ser uma excelente opção se tiverem alguém com quem jogar. Há também uma demo disponível na eShop para experimentarem por vocês mesmos.


Sistema de pontuação
Snipperclips é, para já, o melhor jogo para terem na Switch se pretendem jogar com amigos. Se tiverem um irmão ou um amigo com quem costumam passar algum tempo juntos, vale muito a pena adquirir este jogo e preparem-se para um grande desafio e teste à vossa paciência. No entanto, se costumam jogar maioritariamente sozinhos, Snipperclips não será a melhor escolha da eShop.





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