Prémios Videojogos 2010



ESPECIAIS




Com o final do ano, chega a altura de escolher que jogos comprar para a época natalícia. Mais novos ou mais velhos, vários foram os jogos que em 2010 merecem destaque por algum motivo. Aqui se segue os que se destacaram, e porquê.








Forza Motorsport 4. Embora fosse já sabido desde a E3 que vinha aí um novo Forza, nunca foi oficialmente anunciado e até podia ser apenas uma adaptação do Forza 3 ao Kinect da 360. Na VGA foi oficialmente anunciado e o seu trailer mostrou que o jogo promete. Pelo que se vê o jogo pode vir a ter condições climatéricas e de tempo, bem como corridas de rally (algo nunca visto num Forza). Parece que aprendeu mais uma vez com Gran Turismo e promete incluir algumas das funcionalidades do mesmo.






Portal 2. Portal 1 foi vendido junto com The Orange Box por algum motivo. Foi um projecto que, embora ambicioso, foi pequeno. A VALVe temia que o jogo fosse rapidamente esquecido e nunca mais falado, daí ter sido vendido no dito pack The Orange Box, com jogos de peso como Half Life 2, Episode 1 e o Episode 2 (este ultimo tendo sido lançado no ano do pack). Portal ficou então conhecido pela excelente jogabilidade e pelo seu final, fazendo deste Portal 2 o jogo mais aguardado de 2010, tendo lançamento previsto para inícios de 2011.






FIFA 11. O simulador de Futebol da FIFA atingiu quase a perfeição. A jogabilidade está soberba, os gráficos excelentes, a capacidade de adicionar cânticos excelente, enfim, quer gostem ou não do desporto-rei, FIFA 11 é possilvemente o melhor jogo de futebol desta década.






Need For Speed: Hot Pursuit. Diria que era o Gran Turismo 5, mas este último perde por não ter inovado tanto como devia, e por não ter sido para mim aquilo que deveria. Need For Speed encaixa-se como o melhor jogo de corridas deste ano exactamente por isso. Passaram os anos e as pessoas começaram a deixar de comprar NFS's, pois eram sempre jogos que não inovavam, e que não melhoravam, pelo contrário, iam ficando menos bons. Eu sempre fui fã de NFS e sempre os comprei todos, e sinceramente não concordo na totalidade que sejam maus jogos. Pelo menos eu nunca me queixei. Bem, deixando-nos dos anteriores, quando foi anunciado que a Criterion ia fazer este jogo, vinha logo bomba, pois esta empresa é conhecida por fazer os excelentes Burnout e não iria concerteza decepcionar. Pois não só não decepcionou, como surpreendeu. Hot Pursuit está à altura dos seus velhos irmãos, e não me refiro ao Most Wanted, mas sim aos mais antigos, o III: Hot Pursuit (1997) e Hot Pursuit 2 (2002). Muitos infelizmente não os jogaram pois começaram a jogar na era do Underground em 2003. Hot Pursuit tem tudo o que é preciso para ser o melhor jogo de corridas de 2010 e possivelmente o melhor NFS de sempre.









Final Fantasy XIII. Escolheria Mass Effect 2 por ouvir dizer muito bem dele, e pelo que joguei da DEMO e de pouco do 1 e 2 no PC (mesmo pouco pois pretendo comprá-los para a consola), parece bom, mas... Não joguei bastante para ter uma opinião pessoal. Por isso fico-me pelo FF13. Mas entendam, isto não é sinal que FF13 seja mau jogo, pelo contrário. FF13 pode não ser o mito que foi o FF7, ou o 8 ou 9 ou X, mas não deixa de ser um jogo excelente, que agrada tanto à vista como às mãos. A sua jogabilidade está muito boa, a sua longevidade excelente, e a história, embora não tão boa como os anteriores, é suficientemente boa para agarrar-nos ao jogo.



Battlefield: Bad Company 2. O seu som, realismo, companheirismo no online e vício, fazem deste jogo o melhor FPS do ano. Call of Duty's que saem todos os anos nem deveriam ser candidatos a esta posição. A DICE sempre fez um excelente trabalho e BC2 não é excepção à regra. E o seu trabalho não pára, pois DLC's continuam a sair, como o Vietnam que está para sair dentro em dias!
Cansados de CoD? Sempre do mesmo jogo rápido demais? BC2 é uma excelente opção, ainda para mais hoje em dia que já se arranja a um preço agradável.







Heavy Rain. Já com Uncharted fora da história, pouco restou neste ano de jogos que me fizessem agarrar à consola. Heavy Rain é um jogo curto mas inovador, a forma como usas o teu comando a jogar é extraordinariamente inovadora e nunca vista noutro jogo. A sua história é curta mas, sendo um thriller, entende-se, pois uma história longa demais faria-nos perder o interesse, enquanto a de Heavy Rain fez-me achar que estava num filme, e não me fez largar a consola até ter passado o jogo todo.







God of War: Ghost of Sparta. Continuando a épica história de Kratos em busca do perdão dos Deuses, Ghost of Sparta passa-se entre God of War I e God of War II, aquando Kratos é reconhecido como Deus da Guerra, e entra em busca do seu irmão. Mais não direi da história, pois este jogo vale cada momento pela mesma. A sua jogabilidade é a conhecida dos God of War's, sempre com os bons combos e as brutais mortes. É o melhor jogo tecnicamente na PSP, e marca o princípio do fim da sua era.








Super Mario Galaxy 2. É uma história extraordinária e que, apesar de não ter multiplayer, tem uma duração extraodinária. A variabilidade de níveis faz com que nunca nos fartemos e queiramos sempre passar mais um boss, mais um puzzle.
Se nunca experimentaram, então aconselho vivamente a ir agora mesmo roubar um à loja (não nos responzabilizamos por eventuais problemas, avisamos já).








Halo: Reach. Forza 3 ganharia este prémio, junto com o prémio de melhor jogo de corridas e melhor jogo do ano... Se tivesse saído em 2010... Infelizmente a Xbox não prima de um catálogo tão variado como o da PlayStation 3, e não havendo melhor jogo, Halo: Reach acaba por levar o prémio. Contudo não me interpretem mal, o jogo é bom! A sua história é curta, mas é bem contada e tem os seus momentos épicos. O seu online está excelentemente bem feito e torna-se super viciante. Compra obrigatória para todos aqueles que possuem Xbox360 e gostam de jogar online.









Gran Turismo 5. Apesar dos seus defeitos, este jogo é a cara da PlayStation. Gran Turismo é um dos melhores simuladores que aí anda. Embora não o melhor, é dos melhores. Em termos visuais é o jogo de corridas mais belo alguma vez visto, em termos de variedade é imparável, corridas de noite, chuva, danos reais, terra e neve, visuais detalhados ao mais ínfimo pormenor, WRC, Nascar, Karting's, VW's Typ2 (as pão de forma dos hippies), etc., fazem deste jogo uma pequena caixa de surpresas para cada um. Peca por não ter inovado tanto em jogabilidade como almejou, e ainda lhe faltam algumas funcionalidades que foram oficialmente anunciadas, como opção para criar vídeos no jogo e exportá-los para o XMB/Youtube.






PlayStation MOVE. Aqui vou ser curto e directo. A Wii é famosa pela sua jogabilidade mas peca por ter um comando que não é perfeitamente sensível e que em muitas vezes não tem a precisão que eu gostava que ele tivesse. O PS Move introduz na PS3 uma jogabilidade idêntica, mas com uma precisão excelente. O comando detecta a posição, a força de movimento, a rotação, etc etc. É de longe superior ao Kinect e encontra-se a um preço "pagável", por assim dizer. Kinect falha por, apesar de ter boa tecnologia como percepção 3D, ter jogos muito básicos e mal feitos que, na sua maioria, têm recebido péssimas reviews e várias críticas, para não falar do abuso de preço que é.






Crazy Taxi. Existe em ambas as consolas e é sem dúvida um dos melhores jogos que já joguei em toda a minha vida como Gam3r, tenho agora o prazer de o ter na PS3 novamente e será um prazer jogá-lo. Aguardo o Crazy Taxy 2, jogo igualmente bom.









Need For Speed: Hot Pursuit. Autolog foi introduzido este ano na série NFS pela Criterion Games e, dado o seu sucesso, já foi anunciado que estará de volta no próximo titulo, Shift 2 Unleashed. Autolog cria uma rede social em que competimos com os nossos amigos, tentando vencer os seus melhores tempos offline, e correndo com e contra eles online. Para aqueles que gostam de umas rivalidades amigáveis, jogos de carros e um bom online e comunidade, este jogo é sem duvida uma opção a tomar. Relembra-se que foi considerado, não só por mim como também pela VGA oficial, como o melhor jogo de carros do ano.







Red Dead Redemption. Já faz tempo que um jogo me fazia chorar pela sua história. Final Fantasy VII é o exemplo de um jogo que tem uma história tão intensa e momentos tão épicos que ensina os jogadores a chorar. RDR é outro exemplo disso, a Rockstar já é conhecida por fazer jogos bons em termos de viciação, jogabilidade, irreverência, história, etc. RDR é a melhor história alguma vez feita por eles. O jogo põe-vos no velho oeste, na pele de um Cowboy que vive para tentar salvar a família e a honra de um certo mal. Ao desenrolar da história cruzamos com tudo aquilo que se vê nos filmes do género. Tiroteios em comboios, raptos com cordas, perseguições a cavalo, bêbados, malucos por poder, etc. Qualquer um que goste de bons jogos com boa história, deve sem dúvida comprar este jogo. Mesmo para aqueles que não acharam muita piada vaguear pelo deserto, onde não se vê nada nem ninguém, acreditem que as coisas não são bem assim. Há quem adore GTA e não tenha achado motivos para comprar este jogo. Eu sou muito apreciador de GTA mas este não lhe fica nada atrás. Aliás, em termos de história é bem melhor. Em termos de jogabilidade é idêntico ao GTA IV, pois o motor é o mesmo, visualmente existem melhorias, como é claro nos jogos ao longo dos anos. É o melhor jogo deste ano, e possivelmente ficará para a história como um dos melhores de sempre, a par de outros épicos como Uncharted 2 (que foi jogo do ano no ano passado).






Turn 10 Studios. Para mim estes tipos merecem uma taça. Após lançarem o mítico Forza 3 continuam sempre atentos à comunidade e a lançarem mais e mais DLC's. O jogo já existe há mais de um ano e ainda está para sair um DLC dentro em dias, mesmo com o Forza 4 a ser anunciado na VGA. Dentro dos fórums do Forza, os caros oferecem DLC's de tempos a tempos em passatempos. Muitos parabéns à empresa.









Red Dead Redemption. Motivos mencionados acima.






E é tudo. Tentámos ser o mais justos possíveis na atribuição dos prémios e gostaríamos, igualmente, de dar os parabéns aos vencedores aqui mencionados.

Por: Miguel Lopes [MiguelX69]



3 comentários:

Share Box disse...

Cada vez melhor...

estas a fazer um excelente trabalho...este blog tem vindo a crescer nos últimos tempos e se dei dicas para melhorar, estou a vê-las desenvolver-se por aqui. Cada vez mais conteúdos e mais informação e agora isto, MAGNIFICO.

Parabéns!

Não sei a visibilidade do teu blog e quanta gente vê ou não, mas acho que agora podias explorar um pouco o lado da divulgação...pensa em variados sitios....e diversos locais...pensa onde poderás meter isto para publicita-lo

é que isto tem uma coisa que muitos não conseguem ter: Qualidade!

Um abraço

MiguelX69 disse...

Muito obrigado pelas palavras. O texto foi feito por mim, mas o trabalho estético deve-se todo ao nosso Director. :D

Anónimo disse...

Todos são optimos jogos mas tive uma apreciação especial quando joguei o FIFA 10

Parabéns ;D

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial