Ivan Buchta e Martin Pezlar, os dois designers de Arma III estão atualmente detidos na Grécia sobre acusação de espionagem.
Buchta e Pezlar foram presos na ilha de Lemnos em Setembro por espiar uma base militar. Segundo relatórios gregos, o par estava em posse de fotografias e vídeos das bases militares de Lemnos quando foram detidos. A ilha grega é o local onde o jogo da Bohemia Interactive, ARMA III, toma lugar, e supostamente os dois checos estavam a recolher material para o jogo.
Desde a sua prisão, fontes na Bohemia Interactive têm insistido que Buchta e Pezlar estavam apenas de férias e que não filmaram nem fotografaram nenhum objeto militar para ARMA III. Um site de apoio foi aberto pela comunidade de ARMA.
Pois bem esta "novela" digna de um video-jogo teve uma nova página, quando Václav Klaus, o presidente da República Checa pediu a libetação dos dois designers, na sexta-feira. Numa carta dirigida a Karolos Papoulias, Presidente da República Helénica, Klaus disse o seguinte:
Este caso é muito sensível ao público checo, mas também para mim, na qualidade de Presidente da República. O destino dos nossos cidadãos no mundo é de extrema importância para nós. Estou certo que as autoridades democráticas gregas (...) considerarão este assunto com imparcialidade e independência. Até eu não quero interferir com o seu trabalho. Quero pedir-lhe a si, Senhor Presidente, que siga este incidente com atenção redobrada considerando a excelente relação entre as nossas nações e para que estas não sejam afetadas.
O primeiro-ministro grego já veio dizer também que terá atenção ao caso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário