[Antevisão] World of Warplanes





















Depois do sucesso de World of Tanks, que já entrou inclusive no mundo dos eSports, a Wargaming quer levar agora o combate para os céus com World of Warplanes e futuramente para o mar com World of Warships. No que toca à simulação de combate aéreo, a aposta recai sobre os anos envolventes da segunda guerra mundial, considerada a idade dourada da aviação, quando dezenas de máquinas voadoras diferentes e em constate mudança, disputavam o domínio deste intenso terreno de batalha.

World of Warplanes é um MMO de acção, onde os jogadores assumem o papel de um piloto de aeronaves de guerra, entrando em diversas batalhas online onde adquire experiência e créditos que por sua vez serão aplicados para construir uma carreira em constante progressão através da aquisição de novos modelos de aviões históricos, que evoluem ao longo das tiers, desde biplanos dos anos 30, até potentes jactos de guerra.

Facções e Classes

Assim como no seu sucessor terrestre, as facções disponíveis em WoWP são quatro nações com vasta importância história para o evento e tipo de combate em questão. Aqui, o jogador pode pilotar máquinas dos EUA, Alemanha, USSR ou Japão, divididos em quatro classes segundo as suas características e função em campo, sendo elas fighter, heavy fighter, ground-atack planes e carrier-based aircraft. 


Os fighters são a classe básica de combate aéreo, encarregues de destruir aviões inimigos. São de manobrabilidade fácil, respondendo melhor aos comandos do piloto, excelentes para uma dogfight.

A classe mais pesada de fighters, apesar de menos ágil, possui um maior poder de fogo que é ideal para enfrentar as classes que mais resistentes ao dano.  

Perigosos para os alvos terrestres e marítimos, os ground-atack planes são mais lentos e difíceis de navegar, compensando esse ponto fraco com material resistente contra o armamento inimigo.

Por fim, as carrier-based aircraft, são naves que podem transportar bombas e misseis, mantendo alguma agilidade e resistência, adaptáveis ao combate aéreo.



































De momento, o único modo de jogo disponível é o Standart Battle, que consiste num combate entre duas equipas de até 15 jogadores cada, numa vasta área aérea dividida igualmente entre os dois lados, com pontos terrestres e navais que possuem armamento anti-aéreo. Há duas formas de vencer a batalha: Eliminar todos os adversários ou encher a “escala de superioridade”, causando danos nas instalações terrestres e frotas adversárias ou nas suas aeronaves. Se o combate ultrapassar os 15 minutos, termina com um empate.

Este é o modo principal do jogo e a expectativa dos produtores relativamente à integração dos diversos tipos de aviões neste campo de batalha parece óbvia, no entanto, na nossa experiência com a beta fechada foi possível observar que na prática o equilíbrio entre as quatro classes não está ainda bem apurado, sendo que as aeronaves mais pesadas ficam desesperadamente à mercê das mais ágeis, que facilmente se colocam em posição de vantagem para combater os lentos gigantes que pouco ou nada podem fazer para evitar a eminente morte. Apesar de ser função dos outros membros da equipa defender estas naves estratégicas, em campo é bastante difícil fazê-lo. A contribuir para este problema está também a diferença de dificuldade entre vencer através da eliminação de todos os adversários ou pela conquista de superioridade, sendo que este último tipo de vitória é muito menos acessível. Tudo isto faz com que a utilização dos pesados aviões destinados a destruir alvos terrestres e navais caia em extremo desuso comparativamente às restantes classes.

Controlos e interface e gráficos

World of Warplanes disponibiliza variadas hipóteses e combinações de controlos para comandar os seus aviões de guerra, mas foca a sua preferência num periférico incomum no que toca à simulação aérea. O rato pode ser utilizado para controlar a maioria das acções, bastando apontar para a direcção pretendida, para que o avião desempenhe as necessárias operações mecânicas para desenhar a manobra. Contudo, quando o objectivo não é voar numa trajectória básica sem mudanças bruscas, o rato falha redondamente. Logo no primeiro confronto que encontrarem com um inimigo aéreo, vão dar por vós próprios realizando violentos movimentos com rato a percorrer todo o tapete variadas vezes, enquanto tentam entender que direcção estão a tomar numa imagem desenquadrada uma vez que a câmara está também associada ao rato.

Felizmente os controlos são completamente costumizáveis e podem atribuir teclas para comandar a vossa máquina nas alturas mais apertadas e manter (ou não) o rato para as manobras primárias, uma vez que nestas é bastante prático e simples de utilizar, compensando em rapidez o que perde em precisão.

A interface apresentada durante a batalha é também modificável entre três tipos diferentes, Minimal, Standart e WoT, sendo também possível escolher o tipo de radar utilizado entre um mini-mapa ou um mais realista radar.


Falando então de realismo visual, WoWP apresenta réplicas satisfatoriamente detalhadas no que toca às aeronaves, deixando bastante a desejar na representação de todo o restante mapa, bases terrestres e forças navais, que apesar de não fazerem parte das prioridades no que toca a estes jogos mais arcada, estão muito abaixo dos padrões actuais.

Hangar, progressão e costumização

O hangar é a base de todo o jogo, onde estão os aviões adquiridos pelo jogador. Aqui é possível escolher o veículo que irão utilizar na próxima batalha, seleccionar o modo de jogo pretendido e levantar voo para o ecrã de matchmaking, onde serão colocados em combates contra pilotos com aeronaves na mesma tier, nivelando o jogo. No caso de morte em batalha, se não quiserem ver o seu final através dos olhos de um companheiro de equipa, também não é possível recomeçar nessa mesma batalha, nem sequer utilizar o mesmo avião noutra enquanto aquela não terminar.

O menu do hangar é também a via de acesso para a progressão do jogador na carreira de condução de aeronaves. Distribuídas por quatro árvores de progressão diferentes, as quatro nações do jogo possuem dez níveis cada, sendo ainda possível enveredar por dois caminhos diferentes, excepto para o Japão que de momento só tem uma linha de evolução. É aqui que são utilizáveis todas as três moedas do jogo. Experiência é gasta para pesquisar a aeronave seguinte, desbloqueando-a para a poder comprar com créditos. O ouro, cuja aquisição depende do pagamento de dinheiro real pode ser utilizado para comprar aviões únicos, que apesar de não trazerem nenhuma vantagem aos jogadores que os compram, são modelos de importância histórica.

Para prosseguir para o tier seguinte, o jogador não precisa de comprar todas as máquinas anteriores, apenas a “pesquisa” de nova tecnologia segue obrigatóriamente a escadaria passo a passo.

A variedade no que toca aos veículos de guerra não termina nos diferentes modelos que é possível adquirir, sendo possível modificar peças para aumentar características específicas, como comprar um melhor motor para aumentar a velocidade ou novo armamento para incrementar o dano causado. Nesta fase beta a variedade de peças adquiríveis é ainda escassa, e esperamos mais para a versão final.


Finalmente, a pintura dos aviões é também modificável, podendo por exemplo o jogador cobri-lo com um tema camuflado ou dar-lhe um ar mais feroz com uma reconhecível aparência de tubarão. Mais uma vez, jogadores com ouro tem acesso a raros padrões extra, e jogadores que desempenhem certos feitos em combate serão recompensados com pinturas identificativas da sua proeza.
Grau de expectativa


A versão final de World of Warplanes ainda não tem data de lançamento anunciada, mas será publicada exclusivamente para PC.

No seu estado actual o jogo promete muitas horas de diversão para os fãs das batalhas aéreas da segunda guerra mundial, com muitas dogfights intensas e disputadas, muitos aviões para coleccionar e modificar. A margem de melhoramento não é muito grande na fase corrente, mas espera-se que a Wargaming aproveite os dados da beta fechada e equilibre as classes e as estratégias para vencer e insira mais conteúdo a nível de modos de batalha e modificações mecânicas disponíveis.


          



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial