Mercado de jogos móveis desafia a performance da Xbox One




Ao que parece, as coisas não estão a correr muito bem para Xbox One. Depois da notícia do adiamento da consola em vários países, recentemente, a Microsoft anunciou outra notícia bombástica dizendo que a funcionalidade de controlo de voz apenas estará disponível para jogares do Reino Unido, US, Canada, França e Alemanha. 

Por oposição aos erros e recente controvérsia em torno da nova consola da Microsoft, o mercado móvel de jogos continua a desfrutar de uma sólida expansão. O conteúdo móvel já começou a vender mais que as tradicionais plataformas de jogos, sendo que segundo App Annie & IDC, a indústria de jogos para dispositivos móveis ultrapassou o mercado das consolas portáteis no primeiro quartil de 2013. 

Isto coloca uma preocupação à Microsoft, já que indica uma mudança das tradicionais plataformas de jogos para o mercado móvel. MobileCasinos.co anunciou que o mercado de jogos móveis é estimado crescer a uma taxa de 19% até 2016. O sofisticados softwares de smartphones permitem que aplicações móveis, aplicações de casino e jogos de estratégia em geral consigam rivalizar com os seus rivais para consolas. 

De acordo com analistas da HIS Screen Digest, a indústria móvel acumula atualmente 36% dos 11.3 biliões de euros gastos no mercado europeu em jogos no passado ano (2012). É esperado um crescimento de 44% no ano 2014. Face a esta feroz competição, os produtores de consolas como a Microsoft terão o seu mercado ameaçado, facto que poderá causar alguma preocupação aos game developers, no que toca à estabilidade do mercado. 

Bobby Kotick, CEO da Activision comentou a Xbox One, anunciando que “Continuamos a estar incertos acerca da transição para a nova consola. Existem vários factores que desconhecemos como o seu preço de mercado, data de lançamento e quantidades produzidas, suporte para first-party e mais importante ainda, a atractividade e intenção de compra do público-alvo num mundo onde as consolas já não competem apenas entre elas mas também com novas plataformas como os smartphones e tablets”.

Apesar de muitos jogadores anteciparem o lançamento da nova consola da Xbox, o mercado das plataformas móveis continua dominante face ao mercado global de jogos. Segundo as previsões da DFC Intelligence, os dispositivos móveis e o PC representarão em 2017 a maior porção de um mercado de 82 biliões de euros, o mercado dos videojogos.

Segundo o analista da DFC Intelligence, David Cole, “As novas consolas da Nintendo, Microsoft e Sony ajudarão o segmento das consolas a recuperar algum do seu mercado em 2014 e 2015, no entanto, o crescimento mais sólido será o do PC e mercado móvel”.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial