A Nintendo comemora hoje 125 anos de idade, um marco importante de uma das maiores companhias de videojogos da história.
A Nintendo foi fundada a 23 de Setembro de 1889, inicialmente como produtora de cartas de tabuleiro. A companhia teve bastante sucesso a parti de 1950, quando obteu uma licença com a Disney para produzir cartas dos seus personagens, mas os problemas começaram a surgir nas duas décadas seguintes, mesmo com a tentativa de produzir também brinquedos.
Contudo, em 1970, o presidente Hiroshi Yamauchi, que geria a empresa na altura, viu um dos seus funcionários a brincar com uma garra retráctil onde teve a ideia de lançar um brinquedo semelhante. Daqui nasceu a Ultra Hand, que vendeu milhões de unidades, e ao longo desta década Yamauchi continuou a lançar brinquedos com enorme sucesso produzidos por este funcionário.
Só em 1975 é que a Nintendo decidiu entrar na indústria pela qual é hoje conhecida: os videojogos. Após ter inicialmente obtido os direitos de distribuição no Japão da primeira consola da história, a Magnavox Odyssey, a companhia começou a produzir jogos com pouco sucesso.
Tudo mudou, no entanto, quando um jovem designer chamado Shigeru Miyamoto criou Donkey Kong. Desde então, a Nintendo tem-se dedicado principalmente à produção de jogos, com uma lista de clássicos de fazer inveja a qualquer distribuidora: Super Mario, Pokémon, The Legend of Zelda, Star Fox, F-Zero, Fire Emblem, Metroid, WarioWare, Kid Icarus, Kirby, Mario Kart, Smash Bros., enfim.
A Nintendo é conhecida actualmente como uma empresa que não tem medo de tomar riscos e ser diferente. O Game Boy (desenhado pelo mesmo funcionário do Ultra Hand, Gunpei Yokoi) tinha capacidades gráficas inferiores ao dos seus rivais, mas conseguiu mais sucesso devido aos seus jogos. O mesmo aconteceu com a DS e a Wii.
Claro que também houveram imensas tentativas falhadas: o Virtual Boy, a Game Boy Camera, o GBA eReader e até o mais recente Circle Pad Pro para a 3DS. A Nintendo está a passar também uma fase difícil com a Wii U, que tem vendido menos que o esperado. Contudo, é uma empresa que continua a lutar por inovação e que, quando cai, levanta-se de seguida.
Parabéns, Nintendo.
Categoria:
Notícias,
Notícias Wii U
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário