O primeiro sistema de som da Razer já chegou, e nós já o analisámos. O Leviathan apresenta-se como uma alternativa bastante competente a quem quer o poder sonoro de um sistema 5.1 mas prefere algo mais modesto.
Veredicto
Para uma companhia que sempre se especializou em acessórios para gaming no PC, confesso que estava algo reticente com este novo risco da Razer. Não sei até que ponto a ideia de tentar simular um som 5.1 numa única barra de som + subwoofer seria boa ideia ou funcionaria.
Quando primeiro nos chegou a caixa com o Leviathan, tornou-se algo cómico o nome dado a este sistema de som. A caixa é enorme e relativamente pesada, e a coluna é significativamente maior do que estávamos à espera e do que parecia nas fotos.
Em termos de design, não há muito a dizer. Um sistema de som não carece obviamente do estilo visual que, por exemplo, uns headphones ou um rato beneficiam, até porque não vamos andar com ele para a frente e para trás em lan parties nem sequer vamos passar a maior parte do tempo a olhar para o sistema de som.
De qualquer das formas, a Razer esforçou-se por deixar a sua marca de elegância também presente no Leviathan, com o logo da empresa embutido na barra de som e elegantemente presente na caixa do subwoofer.
O Leviathan encaixa muito bem com qualquer desktop. A coluna é pequena o suficiente para se encaixar por baixo da maioria dos monitores (mas ainda é grande, atenção) e o subwoofer pode ficar ao lado da torre, por exemplo.
Contudo, achei que o sistema de som funciona muito melhor na sala de estar. Isto por dois motivos: primeiro porque o Leviathan obviamente precisa de alguns cabos para funcionar, que certamente incomodarão na secretária de um PC, como se já não houvesse suficientes; segundo porque acredito que faz mais sentido um headset para gaming no PC por ser mais benéfico no cenário competitivo (claro que há gente que prefere jogar com colunas no PC, e respeito essa opinião).
E usar o Leviathan com a nossa consola é uma delícia. Podemos ligar, por exemplo, através de um cabo óptico, que já vem com o sistema de som, à nossa PS4 e desfrutar do esplendor de um bom som enquanto jogamos. Foi assim que testei a maior parte do tempo este aparelho.
Mas obviamente que as ligações não se ficam por aqui. Outra funcionalidade que achei incrivelmente útil é a ligação Bluetooth que nos permite muito facilmente emparelharmos o nosso telemóvel e instantaneamente tornamos o Leviathan num sistema de música para festas. E o som é excelente.
Depois temos ainda a tecnologia NFC, também para telemóveis, e claro a ligação jack 3.5mm para ligarmos ao PC, por exemplo.
Independentemente do quanto a Razer publicita este produto como uma "coluna de som 5.1", não deixa de ser apenas uma barra de som e um subwoofer. Nunca irão ter a experiência verdadeira e imersiva de um sistema de som completo com 5 colunas e o subwoofer, mas nem é esse o objectivo do Leviathan.
O objectivo é fornecer uma alternativa sólida e competente para quem quer elevar a qualidade de som das suas sessões de jogo sem recorrer a algo demasiado caro ou que seja complicado de caber numa sala de estar/quarto.
E, nisso, o Leviathan funciona muito bem. Para jogar, ouvir música ou ver filmes, adorei a minha experiência com este sistema de som.
Há apenas algumas coisas que me irritaram. Por exemplo, a colocação dos botões. A falta de um comando é extremamente frustrante, pois temos de estar sempre a levantar-nos do sofá sempre que queremos alterar o volume. E ainda mais parvo é o facto de termos de estar a enfiar quase a cabeça no ecrã porque os botões foram colocados atrás da coluna... Numa tentativa de tornar a a barra de som mais estética e simplista, talvez. Mas parvo.
Comigo não aconteceu porque joguei a maior parte do tempo com a consola, mas li que o Leviathan se desliga automaticamente quando fica em repouso mais de 20 minutos. Isto pode tornar-se chato se estão durante algum tempo sem ouvir nada no PC, e quando iniciam um vídeo ou um jogo têm de voltar a ligar o sistema. E, pior ainda, ele não decora o volume deixado anteriormente.
Fora isso, só tenho a apontar as ligações do Leviathan. É óbvio que seria inevitável termos alguns cabos de um lado para o outro, mas a ligação entre o subwoofer e a barra de som é algo curta e não dá grande margem de manobra para o colocarmos como queremos na sala.
E, já me esquecia de dizer, a Razer incluiu inteligentemente dois tipos de pés para a barra de som, de modo a que a possamos deixar mais alta ou baixa e mudar o grau de inclinação da mesma consoante a disposição da nossa secretária ou sala. Muito bem.
A barra de som pode ainda ser montada numa parede |
Acho que esta é a primeira vez que elogio fortemente a competitividade do preço de um produto da Razer. Actualmente, podem encontrar o Leviathan a cerca de 190€ nas lojas de informática, um valor bastante confortável visto que pelo mesmo preço só se encontra sistemas de som 2.1.
Para um sistema de som real 5.1, de qualidade, os preços começam a partir dos 300€, pelo que considero esta uma excelente alternativa.
Sistema de pontuação |
O Razer Leviathan apresenta-se como uma excelente proposta para todos os jogadores que desejam desfrutar melhor da qualidade de som dos seus jogos sem estar a investir demasiado num sistema de com completo. Brilha verdadeiramente na sala de estar, onde não só namora muito bem com a consola para gaming, mas também é uma boa amante para ouvir música e ver filmes.
Categoria:
Análises,
Análises PC,
Gaming Gear
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário