Razer Nabu X - Análise



ANÁLISES



Analisámos a Razer Nabu X, uma smartband que serve como um auxiliar de notificações do nosso telemóvel.

Veredicto

Muita gente se pode questionar acerca da utilidade de uma smartband, e é perfeitamente compreensível. É um produto relativamente novo no mercado, que ainda não se instalou com um grau de confiança suficiente para que as pessoas o reconheçam como mais um objecto de tecnologia que costumamos carregar no dia-a-dia.

Esta foi a primeira smartband que testei, e a opinião com que fiquei foi meio mista. Sobretudo tendo em conta que o Nabu X é uma das smartbands mais limitadas do mercado, com apenas três leds para notificações, ao invés de outras alternativas que incluem mesmo um visor.


O Nabu X é super-confortável e adequa-se bastante bem ao nosso pulso. Também é discreto e passa por uma pulseira normal, para os mais distraídos. Infelizmente, também é muito restrito em termos de funcionalidades.

Depois de devidamente sincronizado com o meu smartphone por Bluetooth, através da aplicação Nabu X Utility que tive de baixar da Play Store, reparei que o grau de personalização é muito pequeno.

Podemos escolher as aplicações que funcionam com a nossa smartband (como mensagens, chamadas, Facebook, Instagram, etc.), definir a luminosidade dos três leds (que quase não altera nada, estranhamente), definir um alarme e colocar a pulseira em sleep mode.


Os três leds têm três cores disponíveis: azul, verde e vermelho, mas têm que estar todos da mesma cor. Infelizmente, não podemos customizar um padrão de cores diferente para cada aplicação (tudo azul para Facebook, verde-verde-vermelho para Instagram, verde-azul-vermelho para mensagens, por exemplo).

Aliás, a única coisa coisa que podemos alterar é o conjunto de cores (como referi, têm que ser os três leds da mesma) para chamadas (no meu caso foi azul), alarme (no meu caso vermelho) e notificações (no meu caso verde). Ou seja, na prática, fiquei com azul para tudo o que é chamadas e verde para tudo o resto, incluindo mensagens, Facebook, Instagram, e-mails, etc.


Fica algo chato ter que estar sempre a verificar o telemóvel porque não sabemos que tipo de notificação se trata. Derrota bastante o conceito de smartband, que deveria precisamente servir para identificarmos o tipo de notificação que recebemos e determinar se vale ou não a pena ir ver o telemóvel.

A Razer disponibilizou outras aplicações na Play Store para utilizarmos com a Nabu X, como contar os passos, contar calorias (e mal, porque apenas utiliza os passos dados na equação), definir alarmes, etc. Mas nunca achei nenhuma destas aplicações de utilidade.


A bateria do Nabu X aguenta-se bastante tempo. Depois de carregada, aguentou-se cerca de 5 dias com normal uso. Podemos consultar o estado da bateria batendo duas vezes na pulseira, mas tem que ser mesmo com força, porque nunca funcionou à primeira.

Podemos também limpar uma notificação (como uma chamada) rodando o pulso. Mais uma vez, não funciona à primeira e só lá para a terceira tentativa é que a pulseira pára de vibrar.

Por fim, outra funcionalidade da Nabu X é a interactividade com outras pulseiras Nabu X. Supostamente, ao cumprimentarmos outra pessoa que também tem a smartband, trocamos informações de contacto como Facebook e Twitter. Como não conheço ninguém que tenha uma, não pude testar esta funcionalidade.


Mas também tenho elogios a fazer à Nabu X. Em primeiro lugar, é super discreta e combina com qualquer estilo de roupa. Em segundo, é bastante útil para sítios em que não podemos estar sempre a consultar o nosso telemóvel, como em discotecas, reuniões ou até mesmo enquanto jogamos. Sabermos se estamos a receber uma chamada sem ter ouvido o telemóvel é bastante útil.

A distância máxima entre o telemóvel e smartband já não gostei tanto. Se estivermos a cerca de duas divisões de distância, deixa de haver ligação. É preciso estamos num raio de cerca de 7 metros com no máximo uma parede, segundo a minha experiência, para ainda haver sinal.

O que é mau, pois precisamente uma das grandes vantagens que eu via era a possibilidade de andarmos pela casa sem a preocupação de estarmos com o telemóvel.


Em suma, a utilidade da Razer Nabu X vai depender muito de caso para caso. Na grande maioria do tempo, vamos sentir o telemóvel a vibrar ou tocar no nosso bolso de qualquer maneira e a pulseira revela-se inútil.

Contudo, há situações em que se torna bastante útil, como em bares, discotecas, durante sessões de jogo, em que não conseguimos ouvir o telemóvel mas queremos saber se recebermos uma chamada.

A um preço de cerca de 50€ actualmente, é um valor caro para algo que apenas se revela útil em certas ocasiões, com mais ou menos frequência dependendo da pessoa. O facto de não ter visor, torna-o mais barato em relação aos seus concorrentes mas também mais limitado.


Sistema de pontuação
Para quem procura uma smartband discreta, simples, com boa autonomia, para utilizar em certos momentos específicos, a Razer Nabu X é uma boa opção. No entanto, a utilidade das smarbands é um conceito que variará imenso na opinião de pessoa para pessoa, e encontra-se a um preço ainda elevado para poder ser massificado e entrar "na moda".
Por enquanto, enquadra-se como um acessório tecnológico não essencial, cuja perspectiva de utilidade variará consoante o caso.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial