A Nintendo desafiou quatro estúdios portugueses a criarem os seus próprios níveis em Super Mario Maker. O resultado? Não conseguimos completar nenhum.
Super Mario Maker está definitivamente entre os exclusivos Wii U mais esperados deste ano, sobretudo porque coloca na mão dos jogadores aquilo que sempre pertenceu aos produtores: a possibilidade de criarem os seus próprios níveis.
O editor é completo e intuitivo de aprender, mas permite criações fantásticas. Prova disso mesmo foram o que estes nossos produtores portugueses nos mostraram.
A Nintendo convidou quatro já bem conhecidos estúdios portugueses: Nerd Monkeys, GS78, Bica Studios e Upfall Studios. O desafio era simples: cada uma delas tinha alguma semanas para criar um nível em Super Mario Maker.
No dia do evento, no passado dia 17 de Setembro, juntaram-se todos para apresentar as suas criações aos media e dar a sua opinião sobre como o editor de níveis deste Super Mario Maker é uma excelente começo para todos aqueles que gostariam de enveredar pelo game design.
Segundo Wilson Almeida, da Bica Studios:
"O Super Mario Maker é uma poderosa ferramenta de level design disfarçada de jogo, ao alcance de toda a gente. Sem dúvida alguma, irá ser o ponto de partida para futuros criadores de jogos. Vou mais longe e afirmo que deveria ser algo utilizado em cursos de game design."
Rogério Ribeiro, da GameStudio 78, partilha da mesma opinião:
"Tendo por base uma das personagens mais adoradas de sempre, oferece uma quantidade incrível de possibilidades e escolhas, e deixam o usufruto a cargo de quem o joga. Os próprios jogadores são responsáveis pela sua aprendizagem."
Diogo Vasconcelos, da Nerd Monkeys, chega mesmo a afirmar que é dos melhores editores de sempre:
"Já o Super Mario Maker, trata-se do melhor editor de videojogos desde que o Unreal Editor foi lançado em 1998."
Por fim, David Amador da Upfall Studios frisa que uma das qualidades deste editor é a facilidade de pegar nele e começar a construir:
"Isto é uma forma muito simples de aspirantes a developers, e não só, criarem os seus próprios "jogos" e darem asas à sua parte criativa sem qualquer impedimento por não terem algum conhecimento técnico. É só pegar, criar e jogar."
Terminada a apresentação, que ainda contou com a presença do historiador de jogos Ivan Barroso, foi altura de pegarmos no comando e começarmos a jogar cada um destes quatro níveis. Sejamos sinceros: não conseguimos terminar nenhum. Mas não fomos os únicos! Contavam-se pelos dedos da mão as pessoas que conseguiram terminar pelo menos um nível.
A culpa é destes produtores, que se esforçaram imenso por fazer a vida negra aos convidados. Depositando um pouco do espírito do seu estúdio no nível que criaram, o resultado final saiu bem variado e divertido.
Super Mario Maker foi lançado para a Wii U no passado dia 11 de Setembro e é um dos melhores jogos deste ano. Se têm a consola, não deixem passar este de lado.
E, se já têm o jogo, também poderão em breve experimentar por vocês mesmo os níveis. Vão-se preparando.
Categoria:
Antevisões,
Antevisões Wii U,
Especiais,
Reportagens
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário