

Depois do sucesso gigante que teve na geração passada, a trilogia Uncharted regressa à PlayStation 4 com um visual bastante melhorado e algumas funcionalidades novas.
Veredicto
Nathan Drake foi possivelmente a mascote mais forte que a Sony encontrou para a PS3. O estúdio da Naughty Dog já tinha uma reputação bastante forte com os Crash Bandicoot e os Jak and Daxter, e portanto quando conseguiu outro sucesso gigante com a série Uncharted tornou-se numa das mais aclamadas produtoras a nível mundial.
Nós já analisámos Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake's Deception, quando ainda éramos um humilde blogue, e portanto, como faria sentido, esta análise apenas se foca nas mudanças técnicas e melhorias visuais que a Nathan Drake Collection como um todo tem para oferecer.
Os jogos, individualmente, não serão aqui analisados pela sua qualidade intrínseca.
Em primeiro lugar, começando pelo óbvio, os gráficos estão deslumbrantes. A Bluepoint Games fez uma verdadeira remasterização (e não apenas um simples upscale como muitas das "remasterizações" que por aí andam) com tudo a que tem direito. Os jogos chegam a ser bem mais bonitos que muitos dos títulos lançados actualmente para a PS4.
Para além da resolução aumentada para 1080p, o maior impacto ainda é a da framerate que está agora nos 60 FPS consntantes, tornando a jogabilidade muito mais fluida.
“Os jogos chegam a ser bem mais bonitos que muitos dos títulos lançados actualmente para a PS4.”
Há ainda melhorias nas texturas, efeitos de iluminação e sombras, efeitos de partículas, draw distance, enfim... Quando colocarem um dos jogos da colecção a correr vão-se questionar se é o mesmo jogo. Os gráficos estão lindos.
E não posso esquecer de referir os tempos de loading, que estão super-rápidos. Cerca de três segundos de cada vez que morrem para voltar a pegar no jogo.
Fora as melhorias visuais, a Bluepoint Games implementou ainda outras funcionalidades, como por exemplo o mesmo sistema de mira em todos os três jogos. Devo dizer que a mira ainda me continua a fazer um pouco de confusão, após todo este tempo, e vem com alguns bugs: por vezes quando aponto uma granada ou até mesmo a machine gun fixa a mira fica encravada e não consigo mexer.
“Devo dizer que a mira ainda me continua a fazer um pouco de confusão, após todo este tempo”
Uma das coisas que não gostei é o facto de só podermos alterar o idioma voltando ao menu principal, e não dentro do jogo. Além disso, não sei porquê, a edição que recebemos não vinha com idioma português (falas e legendas), mas as que encontram na loja vêm.
Há três novos modos de jogo: Brutal Difficulty, Speed Run e Explorer Mode. A primeira é fácil de perceber: trata-se do modo de jogo mais difícil de todos e apenas é desbloqueado depois de passarmos o jogo em questão na Crushing Difficulty.
No modo Speed Run é adicionado um cronómetro ao ecrã para tentarmos bater o tempo de jogo dos amigos. Por fim, o Explorer Mode é o modo mais fácil de todos e é indicado para iniciados no mundo dos videojogos, para conseguirem aproveitar a história sem morrerem muito no combate.
“O Explorer Mode é o modo mais fácil de todos e é indicado para iniciados no mundo dos videojogos, para conseguirem aproveitar a história sem morrerem muito no combate.”
Há ainda um Photo Mode, que pode ser activado a qualquer momento durante o jogo, mas que me desiludiu um pouco. Em primeiro lugar, a framerate cai para 30 FPS e não é um modo fotografia em sim, visto que apenas nos permite clicar no botão Share para partilharmos um screenshot do que está no ecrã para as redes sociais.
Mas mesmo assim tem os filtros todos, zoom e etc. que esperariam encontrar num Photo Mode.
Outra questão que poderá desiludir um pouco os trophy hunters é que os Troféus são os mesmos que haviam nas versões PS3 dos jogos (com alguns novos apenas). Mas, por outro lado, têm imensos Troféus pelo preço de um só jogo.
“Se tiverem um sistema home cinema será brutal”
Por fim, resta-me apenas referir a questão da componente sonora, que também foi remasterizada para som surround 7.1. Se tiverem um sistema home cinema será brutal, mas o jogo dispõe de várias configurações gráficas que poderão mudar, e mesmo jogando com phones a experiência é fantástica.
Não há como negar a incrível melhoria gráfica que a Bluepoint Games conseguiu trazer. Se há remasterizações que foram tratadas com carinho e a pensar nos jogadores, a Nathan Drake Collection é o melhor exemplo delas.
Gráficos a 1080p e 60 FPS constantes de cortar a respiração, que batem de longe vários dos jogos da actualidade que foram lançados para a PS4.
Alguns dos problemas das versões originais continuam, sobretudo os picos de dificuldade absurdos em certas partes dos jogos e alguns bugs com a mira. De qualquer das formas, a adição de novos modos de dificuldade prometerá um desafio ainda maior para os mais ousados e pacientes.
Há várias melhorias técnicas a nível sonoro, e ainda um configurador de áudio que nos permite personalizar por completo a nossa experiência. Podemos escolher o nosso setup (home cinema, phones, TV, etc.) e ainda mexer em configurações como as posições das colunas.
Tendo em conta que cada um dos três jogos demora cerca de dez horas, podem contar com mais de trinta horas de conteúdo pelo preço de um único jogo. Os modos multiplayer de Uncharted 2 e Uncharted 3 não estão presentes, mas o objectivo era mesmo trazer só as aventuras de Drake de volta antes de Uncharted 4 ser lançado no início do próximo ano.
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Numa geração infestada por remasterizações e relançamentos, são poucas as que se notam que foram alvo de um tratamento severo e dedicação. Uncharted: The Nathan Drake Collection é, provavelmente, a melhor colecção remaster já feita. Escusado será dizer que é completamente obrigatória para quem não teve oportunidade de jogar os jogos na geração anterior, e altamente recomendada para quem jogou e adorou.
Como referido no início do artigo, esta análise apenas considerou a remasterização da colecção como um todo, ignorando a qualidade de cada um dos jogos individualmente. Podem ler a nossa análise a Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake's Deception para mais informação sobre a qualidade destes jogos em si.
Categoria:
Análises,
Análises PS4
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