Escritor dos livros Witcher acredita que jogos e literatura não combinam



NOTÍCIAS



Andrzej Sapkowski, escritor dos livros Witcher que deram vida à série de videojogos imortalizada pela CD Projekt RED, acredita que literatura e videojogos não funcionam em conjunto.

Numa entrevista à Waypoint, Andrzej comenta:

"Literatura e videojogos são como Este e Oeste. Não há nada de errado em adaptar livros para outros meios, mas não podes colocar tudo no mesmo barco. Que tudo começou com uma banda desenhada, depois veio a série de TV, depois um filme e então o livro. E que tudo se encaixa. Tretas."

Recorde-se que Andrzej recusou fazer parte do desenvolvimento de The Witcher quando a CD Projekt começou o seu desenvolvimento em 2007, e a principal razão é porque não considera os jogos uma boa maneira de contar uma história:

"Um jogo serve um propósito diferente. Funciona de maneira diferente. Que substância é que pode haver num diálogo quando o herói atravessa uma floresta e fala com um esquilo? Onde está a literatura aí? Onde há espaço para linguagem profunda ou sofisticada com os quais os jogos poderiam elevar a cultura? Não há."

O acordo com a CD Projekt foi que a produtora se iria basear nos seus livros e criar a sua própria história, ganhando dinheiro com isso sem precisar fazer nada. Algo que Andrzej defende que "só um idiota recusaria".

No entanto, a relação entre as duas partes começou a piorar quando o sucesso dos jogos crescia:

"Não tenho nada contra o jogo em si. Acho que é um produto de alta qualidade. [...] Não tenho nada contra os jogos em geral. Não tenho nada contra as pessoas que o jogam, mesmo que eu não o faça nem nunca o farei. Toda a animosidade começou quando o jogo me estragou o mercado.
Escrevi a primeira história Witcher há 30 anos. Quando vou às minhas palestras de autor, não há ninguém na audiência com a minha idade. Tenho 69. Não há ninguém. Miúdos por toda a parte. Como é suposto saberem [...] que os meus livros não são baseados nos jogos? Talvez não saibam isso, e a CDPR esconde com bravura a origem do jogo. [...]
A crença, popularmente espalhada pela CDPR, de que os jogos me tornaram famoso fora da Polónia é completamente falsa. Eu tornei os jogos populares. Todas as minhas traduções para o Ocidente - incluindo para Inglês - foram publicadas antes do primeiro jogo."

Andrzej acredita mesmo que, apesar de ter bastantes "miúdos" a se interessarem pelos seus livros através dos jogos, foi na verdade um benefício igual para as duas partes:

"Acredito que o resultado seja equitativo, sim. Quanto muito, há mais pessoas que jogaram os jogos porque leram os livros. Essas são as minhas contas, mas não tenho a certeza. Nunca fiz nenhum estudo."

Actualmente, a CD Projekt RED encontra-se a trabalhar no seu novo jogo, Cyberpunk 2077, depois do sucesso do aclamado The Witcher 3: Wild Hunt.



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial