Nintendo Wii





Já todos conhecem esta pequena consola que alega revolucionar a maneira como se joga.
Aliás, o código-nome da sucessora da Gamecube era Nintendo Revolution, mas mais tarde foi alterado para o nome actual. A razão que a Nintendo dá, é que Wii é parecido com We que em Inglês significa Nós e é esse mesmo o espírito da consola, jogar em grupo, em família. A produtora afirmou também que Wii é um nome fácil de pronunciar por todo o mundo, ao contrário de Revolution, independentemente da sua língua.
E é com esse objectivo que a Wii é criada, para os Casual Gamers, ou seja, jogadores que gostam de jogar um jogo por prazer, com a família, sem ser muito violento, ao contrário dos Gamers e dos Hardcore Gamers, que jogam com uma vertente mais virada para a competição.
E assim foi lançada a Wii, a 8 de Dezembro de 2006 e é, nada mais nada menos, o maior fenómeno de vendas na indústria dos videojogos, já vendendo mais de 64 milhões de consolas. Só para terem uma noção, vendeu praticamente tanto quanto as suas principais concorrentes, a PS3 e Xbox 360, juntas.

Mas deixemo-nos agora de histórias e vamos à consola em si.
A primeira coisa que notamos de diferente nesta consola é os comandos. Ao contrário da esmagadora maioria das consolas, esta traz 2 comandos, o Nunchuk e o Wii Remote, que estão representados na figura abaixo, respectivamente, pelo da esquerda e o da direita.




O Wii Remote é o comando principal, pois é este que transmite a informação ao receptor da consola, e é por isso que estes comandos estão ligados entre si: o Nunchuk vai transmitir a introdução ao Wii Remote, que por sua vez a vai transmitir à consola. E, também por isso, o WiiMote é o único dos dois que tem pilhas e é o mais pesado. Este por acaso adapta-se muitíssimo bem à mão, sendo que o "gatilho em baixo, denominado pela tecla B proporciona uma sensação de conforto que não encontro em nenhum outro comando. Mas esta sensação é ainda multiplicada quando meterem a capa plástica, que deve já vir incluída com a consola. A capa, a TV de possíveis arremessos do comando numa tacada mal nada no Baseball, adapta-se como uma luva à nossa mão. Mas dantes este comando não vinha com esta protecção, vinha só com a correia. Mas havia muitos utilizadores que se esqueciam de colocar a correia ou esta se partia e sem querer o controlador ia a voar pela sala em direcção a alguma coisa que não é o vosso gato, e partia-se. Sendo assim, a Nintendo optou por incluir esta capa de protecção, para além dos incessantes avisos antes de cada jogos a dizer-nos para colocar a correia de segurança.
Outra funcionalidade que adorei foi o altifalante integrado que este comando têm, produzindo um som surround impressionante. Nunca uma tacada pareceu tão real, com o som do taco a bater na bola mesmo ao pé de nós, como se fosse real.
Já o Nunchuk, adivinhem, não perde nada em relação ao seu irmão mais velho. É bastante confortável, mas tem um senão: é que o analógico pode escorregar do vosso dedo enquanto estão a mexer nele, mas nada de muito grave.

Concluindo, são uns comandos que foram construídos em cima da mão de uma pessoa.




Falemos agora de termos técnicos:

A Wii mede 4,4 cm em termos de largura (entenda-se a zona frontal da consola), 15,7 cm de altura (excluindo a base) e 21,5 cm de comprimento (entenda-se a zona lateral da consola).
Tem um processador de 90nm a 729 MHz, uma placa gráfica ATI Hollywood (usa-se este termo pois é a placa que costuma ser usada no processamento de imagens em Hollywood) com um GPU de 90nm a 243 MHz.
Tem uma capacidade de armazenamento de 88MB, mas obviamente que não vai ser aqui que vão guardar os vossos jogos guardados ou ficheiros multimédia. Em alternativa, é bastante recomendado o uso de um cartão SD, de tamanho de cerca de 1GB.
Tem também 4 portas para comandos da Gamecube, e, consequentemente, consegue ler jogos desta consola, 2 portas de ligação USB 2.0 e um sensor de movimentos, que deve ser colocado acima, ou em baixo da televisão. Este sensor é o que vai receber as instruções vindas do Wii Remote.
Lê também os cartões de memória da Gamecube.
Quanto à ligação à Internet, esta é por Wireless 802.11b/g, ou por um adaptador USB para Ethernet.
Temos vários canais com acesso à Internet como Forecast Channel ou o News Channel, e podem ser adicionados outros tantos, ao gosto do utilizador.
Em termos de jogos, a Wii conta com uma boa manchete deles, sendo os melhores o Super Mario Galaxy e todos os Super Mario, De Blob, Mad World, um jogo extremamente violento e que vai contra os princípios da consola de uma consola de família, e o que tem conquistado milhões de pessoas, Wii Fit, cuja Mega-Análise poderá ser lida aqui no Blog da Tecnologia dentro de poucos dias.
A Wii vem com um jogo, o Wii Sports, que contém 5 jogos, nomeadamente, Baseball, Bowling, Boxe, Golf e Ténis. A análise a este jogo também poderá ser lida aqui dentro de muito pouco tempo.


Para terminar este especial Nintendo Wii, queria mencionar que esta é uma consola extraordinária, cujo o preço é bastante razoável, mas que é dirigida aos Casual Gamers, logo não pensem que vão ter gráficos, pois a grande aposta é a jogabilidade e o convívio entre a família, contando com um vasto leque de jogos direccionados para o público mais jovem.


Não percam as fotos tiradas à mão no Facebook do blogue!


Cumprimentos,

Lopes ;)



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial