O "Recomendado do Mês" de Julho é a quinta edição da nossa crónica mensal onde recomendamos um jogo aos nossos leitores, daqueles que passa despercebido a muitos mas que vale a pena experimentar.
Atenção que agora esta crónica passará a sair no Sábado mais próximo do dia 15 de cada mês.
O jogo recomendado deste mês é League of Legends.
Os jogos de estratégia nunca foram aqueles que mais renderam para a indústria, contudo, aqueles que se conseguiam destacar acabavam por se tornar num grande sucesso. League of Legends é o mais recente caso de que um jogo ao início aparentemente simples se pode tornar em algo tão complexo. Recentemente, LoL (a conhecida abreviatura do jogo), passou World of Warcraft no número de horas, tornando-se no jogo mais jogado a nível mundial nos últimos tempos. Milhões e milhões de jogadores aderiram à vertente viciante e muito competitiva do jogo da Riot Games.
Mas o que tem LoL de especial? Ao início, nada. Trata-se apenas de um jogo onde usamos o rato para clicar para onde o nosso personagem (Champion, na linguagem do jogo) tem de ir. Com o teclado, podemos usar até quatro poderes para eliminarmos jogadores ou monstrinhos pequeninos, chamados de Minions. O objectivo do jogo é destruir o Nexus inimigo mas, para isso, teremos de ir sucessivamente progredindo pelos três caminhos que até lá nos guiam, estando todos eles guardados por pesadas Turrets que nenhum Summoner (nome dado ao jogador) consegue destruir sozinho. Por isso são precisos os Minions - filas de pequenos bichos controlados pela IA que irão atacar outros jogadores, distrair as Turrets e serão cruciais para a vitória.
Tudo o que eu disse no último parágrafo equivale a pouco mais de 5% do jogo. Não dá para explicar a mecânica toda de LoL em apenas uma crónica, seria preciso um website inteiro.
Aquilo que vos posso dizer é que se trata de um jogo realmente viciante. Como manda o ditado, ao início estranha-se e depois entranha-se. Quando jogarem o tutorial e as primeiras partidas vão sentir um sentimento de frustração por estarem sempre a morrer e não acharão grande piada ao jogo. Contudo, se continuarem a insistir, e à medida que forem melhorando, vão tendo cada vez mais prazer pelo jogo, vão ganhando mais personagens, melhorias, e tudo isso irá tornar o jogo cada vez mais interessante.
Dr. Mundo, uma personagem com o objectivo de iniciar as batalhas, recebendo o maior dano e permitindo a vitória da equipa. |
A grande diversão de LoL reside em jogar com amigos. Quando começei a jogar com mais 4 amigos meus (as partidas são de 5 vs 5) e utilizávamos o Skype para combinar as estratégias, tudo se tornou mais divertido. Em League of Legends, cada jogador tem a sua função. Seja a apanhar os inimigos por trás (Gank), avançar pelas linhas, levar o maior dano dos inimigos (Tank), todos os elementos - sem excepção - são cruciais para a vitória final.
Cada partida de LoL dura entre 30 a 50 minutos, sem brincadeira. Os que estão habituados aos 5 minutos de um FPS terão alguma dificuldade em lidar com o tempo de jogo. Os mais interessados por jogos de estratégia, claro, não acharão nada de mais. Contudo, a mecânica viciante acaba por disfarçar o tempo de cada partida, e as horas passam a voar sem darmos conta.
Mas eu ainda não disse o melhor de League of Legends e porque é tão jogado. O responsável, sem dúvida, pelo sucesso do jogo é o facto de ser totalmente grátis. Qualquer um dos leitores pode descarregar e jogar sem qualquer custo. O lucro da produtora vem através de uma loja virtual implementada, onde se pode comprar mais skins, personagens, melhorias, bónus, etc. com dinheiro real. Contudo, aqueles que gastarem dinheiro não estarão com uma vantagem absurda sobre os outros, como acontece em alguns jogos grátis. Felizmente, o sistema está bem balanceado - só gasta dinheiro quem quiser.
League of Legends tem um leque de personagens enorme e praticamente a cada duas semanas sai um novo Champion, com o seu set próprio de habilidades.
Os requisitos de sistema também são muito baixos. LoL é capaz de correr (à rasca, claro) num Magalhães e qualquer computador minimamente potente irá conseguir usar os settings no máximo.
Mais uma vez, devido ao cariz gratuito do jogo, recomendo vivamente a todos que experimentem. Mesmo que não gostem ao início, tentem investir mais um bocado, comigo também foi assim e com alguns que conheço também. Não custa nada tentar e alguns de vocês, tenho a certeza, adorarão a mecânica de League of Legends.
- Plataformas: PC
- Lançamento: 27 de Outubro de 2009
- Género: Estratégia / RTS / MOBA
- Demo: Não
- Preço: Grátis
- Duração: Quanto tempo o jogador quiser
- Número de jogadores: 1-10
Categoria:
Especiais,
Recomendado do Mês
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário