Depois de infindáveis rumores sobre a consola de nova geração, a Sony finalmente levantou a cortina e deu-nos a conhecer aquilo que pretende trazer e inovar. Apesar da consola em si não ter sido mostrada, foram reveladas algumas especificações técnicas (não muito detalhadas) e o comando DualShock 4. Mas o principal foco do evento foram os vários jogos que foram apresentados em palco, cada um com uma demo fantástica que mostra aquilo de que a PlayStation 4 é capaz.
Não conseguiste acompanhar o PlayStation Meeting em directo? Não te preocupes, preparámos um resumo para ti; tudo o que precisas de saber sobre a nova consola está aqui neste artigo. Lembra-te de clicar nas imagens para dar um zoom nelas (sem sair da página) e clicar em "Ver Vídeo" para aparecer, num toque de magia, a demo do respectivo jogo mostrada no evento. No final, comenta na secção de comentários aquilo que achaste deste PlayStation Meeting. Correspondeu às tuas expectativas?
É revelado finalmente o nome da próxima consola: PlayStation 4. Mark Cerny sobe ao palco para falar das especificações técnicas da consola. A Sony pretende criar uma arquitectura semelhante à de um PC, para facilitar a vida dos programadores:
- CPU: x86-64 AMD "Jaguar" de oito cores
- GPU: Placa gráfica aprimorada da nova geração da AMD, baseada nas Radeon, capaz de fazer 1.84 triliões de cálculos por segundo
- Memória: 8GB GDDR5
- HDD: Disco interno, espaço por confirmar
- Drive: Leitor Blu-Ray de velocidade 6x (o da PS3 era de 2x) e leitor de DVD's de velocidade 8x
- USB: Portas USB 3.0 de alta velocidade
- Comunicação: Porta Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T), suporte para Wireless (IEEE 802.11 b/g/n) e Bluetooth 2.1 (EDR).
- Saídas de vídeo: HDMI, AV analógico e saída digital óptica (para o som)
Para além do chip do CPU, há ainda um segundo chip para gerir os downloads e uploads. No total, a APU (CPU e GPU combinados) corre a 2 teraflops.
É mostrado um vídeo do motor Unreal Engine 4 a correr em tempo real num protótipo.
É mostrado um vídeo do motor Unreal Engine 4 a correr em tempo real num protótipo.
Agora é a vez do motor Havok aparecer no ecrã - são colocados milhões de objectos a deslocarem-se em tempo real no ecrã.
Quando fizermos o download de um jogo, poderemos jogá-lo enquanto ele descarrega: poderemos jogar as partes que já foram descarregadas, e, à medida que formos jogando, as partes mais avançadas do jogo continuarão a fazer o download. Isto possibilita jogarmos os títulos que adquirimos na Store momentos após o download ter começado. Esta funcionalidade também implica que já não será preciso instalarmos os jogos descarregados antes de jogarmos. A PS4 também se irá actualizar automaticamente enquanto está desligada, evitando as actualizações de firmware que demoravam imenso tempo.
O novo comando chama-se DualShock 4: terá um touchpad no meio, um botão Share, uma entrada jack para headphones e um painel luminoso com várias cores que serve como sensor de movimentos para uma câmera, semelhante ao Move. O comando aparenta ser uma versão aprimorada do rumor que noticiámos há pouco tempo.
O touchpad na frente será algo semelhante ao painel táctil traseiro da PS Vita. É um touchpad capacitivo (do mesmo género dos smartphones) que suporta dois toques ao mesmo tempo. Quando clicamos no botão Share irá permitir-nos partilhar capturas de vídeos e imagens das nossas jogatanas no Facebook. Sobre o painel luminoso, este servirá como sensor de movimentos (algo semelhante à "bola" do Move), podendo mudar de cor.
Os botões Start e Select foram substituídos por um único botão Options. O speaker integrado no comando irá possibilitar ao jogador ouvir sons adicionais (como na Wii U) e também haverá uma entrada jack para ligar os headphones, para ouvirmos melhor estes sons e ouvirmos amigos no chat por voz. A PS4 virá com um mono-headeset (de uma só orelha) em todos os pacotes. Os botões, analógicos e gatilhos também foram melhorados de acordo com os desejos dos produtores (e presumivelmente da comunidade de jogadores).
Os botões Start e Select foram substituídos por um único botão Options. O speaker integrado no comando irá possibilitar ao jogador ouvir sons adicionais (como na Wii U) e também haverá uma entrada jack para ligar os headphones, para ouvirmos melhor estes sons e ouvirmos amigos no chat por voz. A PS4 virá com um mono-headeset (de uma só orelha) em todos os pacotes. Os botões, analógicos e gatilhos também foram melhorados de acordo com os desejos dos produtores (e presumivelmente da comunidade de jogadores).
Para tal, existirá a PlayStation 4 Eye (uma espécie de resposta da Sony ao Kinect) que conta com duas câmeras 1280x800 de lentes angulares que irá reconhecer o espaço "com grande precisão", distinguindo o jogador do fundo da sala, calculando a sua distância à TV, etc. Os jogadores poderão iniciar sessão na consola através de reconhecimento facial, com o PS4 Eye. O Eye também terá 4 microfones incorporados para distinguir bem de onde vem o som. É este Eye que irá identificar o painel luminoso do DualShock 4, garantindo grande precisão de movimentos ao comando.
Os tempos de start up da consola serão eliminados: "é só pegar no comando e jogar".
Ao pressionar o Power Button do comando, o jogo fica em estado de pausa, permitindo-nos voltar ao ponto exacto onde estávamos quando voltamos a clicar.
Mark Cerny mostra o seu novo jogo: Knack, um jogo em que um boneco/robô tem vários poderes e habilidades (como a de reunir objectos em redor para crescer) com a função de defender o mundo e a humanidade. Gráficos cartoonescos bem ao estilo dos filmes da Pixar.
Ver Vídeo
É apresentado agora Killzone: Shadow Fall - uma guerra entre duas facções: os Helghast cotra os Vektans. A demo mostrada tem gráficos fantásticos e apresenta-nos uma cidade dos Vektans totalmente futurista, onde a tecnologia se encontra bastante evoluída (carros voadores, hologramas, etc.). Uma explosão/atentado terrorista pelos Helghast sucede-se e fica tudo em ruínas. Segue-se trocas de tiros e a demo termina com o protagonista agarrado por uma corda a uma nave a sobrevoar a cidade.
Ver Vídeo
De seguida mostra-se Drive Club, da Evolution Studios, um jogo de corridas em equipa onde clubes jogam contra outros clubes. Haverá integração com os smartphones e tablets para agendar corridas contra outras equipas, entre outras coisas. O detalhe dado aos carros será enorme, com cada peça, pintura, estofos, etc. reproduzidos ao pormenor.
Ver Vídeo
É agora mostrada uma demo do jogo inFamous: Second Son da Sucker Punch - um jovem com capacidades sobre-humanas que consegue passar despercebido por sistemas de segurança, movimentar-se extremamente rápido, atirar poderes destrutivos, etc. Uma força policial de vigilância com o nome D.U.P. aparenta ser o principal inimigo do protagonista. O jogo parece apelar a temas como o controlo governamental e riscos associados.
Ver Vídeo
Jonathan Blow apresenta The Witness - o jogador explora uma misteriosa ilha abandonada e terá de resolver puzzles e desafios. É mostrado um trailer, onde podemos ver uma ilha cheia de cores, elementos, construções e outros objectos caricatos.
Ver Vídeo
David Cage, da Quantic Dreams, sobe ao palco para falar de Beyond: Two Souls e mostrar uma demo do realismo extremo das expressões faciais de um projecto ainda sem nome da produtora. Os modelos das personagens de Beyond: Two Souls terão o dobro (30 000) dos polígonos que os de Heavy Rain tinham. A demo do novo projecto mostrada apresenta um rosco incrivelmente realista de um velhote.
Ver Vídeo
É agora a vez da Media Molecule falar sobre o seu novo jogo - um jogo onde os jogadores usam o Move para esculpir objectos, monumentos, estruturas, etc. para criar histórias, níveis, cenários, e tudo o que possa ser encontrado "nos sonhos das pessoas".
Ver Vídeo
Yoshinori Ono, da Capcom, sobe ao palco para falar um pouco do que pretendem trazer para a PS4, como o novo motor de jogo com o código-nome "Panta Rhey". É apresentada uma demo de Deep Down, um jogo em primeira pessoa da época medieval (onde os dragões serão um problema). Deep Down utilizará este novo motor de jogo, os gráficos estão sublimes.
Ver Vídeo
A Square Enix mostra agora um vídeo cinematográfico a correr em tempo real na PS4, utilizando o seu novo motor de jogo "Luminous Engine". A companhia promete apresentar um novo Final Fantasy para a PS4 na E3 deste ano.
Ver Vídeo
A Ubisoft apresenta uma demo de Watch Dogs, algo do género já mostrado na E3 passada, em que o protagonista vagueia pela cidade com controlo sobre os sistemas de informação e respectivos dados (telemóveis, caixas multibanco, câmeras de vigilância, etc.), acabando numa cena de fuga à polícia. A demo está muito boa e a movimentação bastante realista.
Ver Vídeo
Chris Metzen, da Blizzard, vem anunciar que Diablo 3 irá chegar à PlayStation 4 e PlayStation 3, com controlos completamente optimizados para o comando das consolas domésticas. Irá haver um cooperativo de 4 jogadores com todos no mesmo ecrã grande (sem ecrã dividido). Ficam prometidas mais informações e detalhes para os próximos meses.
Ver Vídeo
A Activision sobe ao palco para introduzir a produtora Bungie e o seu novo jogo - Destiny - um first-person shooter futurístico para PS4. Haverão conteúdos exclusivos para a consola da Sony, que em breve serão revelados. Mais informações aqui.
Ver Vídeo
É possível enviar screenshots e vídeos dos nossos jogos directamente para a rede social da PS4, uma rede que pretende unir todos os jogadores de todas as plataformas da Sony. Será possível também aceder a esta rede social também através de smartphones, tablets, PC's, etc.
A tecnologia do Gaikai permitirá criar uma rede "rápida e forte" para juntar os jogadores, com integração com o Ustream, Facebook, entre outros. Clicando no botão Share, o jogador poderá transmitir o seu jogo em directo (livestream) para a Internet. Um utilizador poderá controlar o jogo de outro utilizador (situados cada um em sua casa), para o ajudar a passar uma fase difícil, por exemplo. Haverá também Remote Play, que possibilitará continuar o nosso jogo no ecrã da PS Vita (é mostrada uma demo do jogo Knack para PS4 a correr na PS Vita). A tecnologia Gaikai irá permitir uma conexão rápida entre a consola e a portátil, eliminando o lag. Haverão também serviços cloud.
O novo menu da PlayStation 4 irá permitir-nos ver o que os nossos amigos estão a fazer, ao mesmo tempo que nos recomenda jogos baseados nos nossos gostos, filmes, programas de TV e música. Como na Wii U, a PS4 permite correr várias aplicações ao mesmo tempo: enquanto jogamos, podemos abrir o navegador de Internet para vermos um guia, por exemplo. Foi também confirmado que a PS4 não bloqueará jogos usados e não irá necessitar de uma ligação online constante, como alguns rumores sugeriram.
A tecnologia do Gaikai permitirá criar uma rede "rápida e forte" para juntar os jogadores, com integração com o Ustream, Facebook, entre outros. Clicando no botão Share, o jogador poderá transmitir o seu jogo em directo (livestream) para a Internet. Um utilizador poderá controlar o jogo de outro utilizador (situados cada um em sua casa), para o ajudar a passar uma fase difícil, por exemplo. Haverá também Remote Play, que possibilitará continuar o nosso jogo no ecrã da PS Vita (é mostrada uma demo do jogo Knack para PS4 a correr na PS Vita). A tecnologia Gaikai irá permitir uma conexão rápida entre a consola e a portátil, eliminando o lag. Haverão também serviços cloud.
O novo menu da PlayStation 4 irá permitir-nos ver o que os nossos amigos estão a fazer, ao mesmo tempo que nos recomenda jogos baseados nos nossos gostos, filmes, programas de TV e música. Como na Wii U, a PS4 permite correr várias aplicações ao mesmo tempo: enquanto jogamos, podemos abrir o navegador de Internet para vermos um guia, por exemplo. Foi também confirmado que a PS4 não bloqueará jogos usados e não irá necessitar de uma ligação online constante, como alguns rumores sugeriram.
Termina assim a apresentação, com a promessa de que a PS4 chega este Natal.
Categoria:
Especiais,
Notícias,
Notícias PS3,
Notícias PS4,
Quente
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário