[Análise] Pokémon X & Y



ANÁLISES

















Dois dos jogos mais aguardados de sempre para a 3DS finalmente chegaram. Mega Evoluções, combates em 3D, novos tipos de Pokémon, são apenas algumas das novidades de Pokémon X e Pokémon Y.

Veredicto 

  • Nota: Esta análise foi feita com o Pokémon X

O meu primeiro jogo (ou, pelo menos, dos que melhor me recordo) deve ter sido provavelmente o Pokémon Yellow, com o Pikachu na capa, para GameBoy Color. Ainda hoje os sons da luta daquele jogo e os "grunhidos" retro de cada Pokémon quando entrava numa luta me trazem grande nostalgia.

É raro vermos uma série durar tanto tempo e manter a mesma fórmula ao longo destes anos todos. Claro que há séries anuais, como Call of Duty, Assassin's Creed, FIFA, etc., mas Pokémon é um daqueles jogos que sabemos sempre que vamos gostar, independentemente de ter melhorado muito face ao anterior ou não.

O novo trio de Pokémons iniciais

O que devo começar por dizer é que os gráficos estão fenomenais. As lutas são feitas num ambiente 3D, e vemos de vários ângulos os vários ataques especiais de cada Pokémon. Temos também alguns efeitos cinemáticos, como por exemplo a câmera escurecer quando lançamos um ataque de fogo.

O mundo do jogo também está sublime, cheio de cores vibrantes. Desde florestas, desertos, grutas, etc., o jogo explora uma panóplia de cores e ambientes inteira que não só torna a experiência mais divertida como também combate um pouco do carácter entediante/rotineiro que em certas alturas pode surgir.

Contudo, o efeito 3D é o "calcanhar de aquiles" da parte gráfica. Para além de ser utilizado em poucas partes do jogo (só durante lutas, cutscenes e cavernas), está mal conseguido. Assim que ligamos o efeito durante uma luta, nota-se claramente a quebra de frames, ao ponto de preferirmos jogar apenas a 2D.

Podemos ter total controlo 3D dentro de Lumiose City, por exemplo

A jogabilidade mantém-se fiel à fórmula da série, como já seria de esperar. Claro que temos novidades, como as Mega Evoluções (que permitem evoluir ainda mais o Pokémon durante uma luta, retornando este ao estado máximo após terminar o combate). Também há um novo tipo de Pokémon, o Fairy, situando-se pokémons antigos como Jigglypuff e Marill agora nesta categoria.

Quando iniciamos o jogo, podemos optar por escolher entre o sexo masculino ou feminino, fazer algumas alterações físicas básicas na personagem, e depois começamos a aventura. Como é habitual, poderemos escolher três pokémons logo ao início (Chespin, Fennekin e Froakie) e pouco tempo depois poderemos escolher novamente entre os três clássicos: Bulbasaur, Charmander e Squirtle.

Também é no início que receberão o vosso par de patins, uma maneira mais rápida de navegar pelo mundo. Poderão usar o d-pad para caminharem normalmente ou correr (apertando B) ou podem usar o analógico e assim automaticamente estarão a usar os patins. A jogabilidade com estes poder atrapalhar um bocado em certas ocasiões, fazendo-nos embater contra obstáculos ou pessoas.

Mais tarde poderão também receber uma bicicleta, que é ainda mais rápida. O inconveniente é que têm de estar a ir ao menu de itens sempre que a quiserem activar.

Os novos combates de vários ângulos estão um espectáculo

Em termos de efeitos sonoros e banda sonora, é aquilo que se espera de um jogo desta série. Todos os pokémons têm os seus "grunhidos" característicos quando entram em batalha, os efeitos dos poderes também estão bem conseguidos, etc. A música pode ser um pouco repetitiva em algumas partes, mas acaba por ficar como segundo plano. Como é normal, não há vozes no jogo.

Em termos de longevidade, demorarão cerca de 30 a 40 horas para terminarem a história principal, que se podem estender a bem mais de 100 horas se pretendem completar o jogo a 100%. Depois disso, não há limite: podem desafiar os vossos amigos, trocar pokémons, apanhá-los todos, enfim.

O mundo do jogo está rico e diversificado



As batalhas estão extremamente emocionantes, com efeitos fantásticos e diversificados. O mundo está repleto de cores vivas e variadas, que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Ponto negativo para o 3D, que é mal aproveitado, juntamente com as quebras de frame que origina durante as lutas.



A fórmula básica mantém-se, mas pequenas alterações deram ao jogo a lufada de ar fresco necessária para entreter todo o tipo de jogadores. Os fãs irão deliciar-se, e mesmo quem não é fã de RPG poderá ficar agarrado à consola.



A banda sonora é boa, contudo acaba por se tornar repetitiva e enfadonha. Mas também não é algo que atrapalhe muito.  Ponto positivo para os efeitos especiais dos poderes dos pokémons.



O que pedir mais de um jogo com cerca de 40 horas de campanha e cento e tal horas para ser terminado completamente? Se juntarmos a isso toda a interacção multijogador, temos aqui um título que por si só vale a compra da 3DS.


Sistema de pontuação

Há muito tempo que um jogo não me despertava o desejo de chegar a casa e pegar numa consola portátil. Mais ainda, há muito tempo que a 3DS ansiava por um verdadeiro exclusivo deste género. Os fãs irão adorar o jogo, e todos aqueles que têm a portátil devem pelo menos experimentar. Não caiam no erro de deixar passar!



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