Exactamente um ano depois de ter ficado suspensa no Gamer Source, perdida nas catacumbas com teias de aranha do site, eis que uma série antiga e prestigiada se emerge, com a função de todos os meses recomendar um jogo bom, desconhecido e barato aos nossos leitores.
E o jogo recomendado deste mês é Spelunky.
Spelunky é uma daquelas pérolas do género de plataformas/puzzles. O seu conceito é muito simples: chegar ao fim de cada fase. Contudo, aquilo que é fácil de entender ao início, depressa se torna num pesadelo. Para terem uma ideia da dificuldade do jogo, Spelunky é conhecido como o "Dark Souls dos jogos de plataforma", tal é a quantidade de vezes queirão morrer
Há apenas 5 mundos no jogo, cada um deles com cerca de 4 fases. Cada fase demora apenas alguns minutos a passar, conforme o vosso grau de perícia. Portanto, como podem adivinhar, completar Spelunky não demora mais que uma meia-hora, 45 minutos. Então o que o torna tão difícil? Bom, em primeiro lugar, as fases são geradas aleatoriamente, segundo um algoritmo. Ou seja, nunca irão ver a mesma fase duas vezes no jogo.
Além disso, isto é um daqueles jogos que vocês podem estar a ir muito bem, têm estado a ser bastante cautelosos, mas basta um deslize e adeus, porque há armadilhas no jogo que matam automaticamente. E se não matam, deixam-vos à rasca de vida. Ah, e já me esquecia, morrer neste jogo significa começar tudo do início. Literalmente.
São vários os perigos e monstros dentro de cada fase, e como estas são sempre aleatórias, não há guia que nos valha. Só a skill ganha com a experiência e o tempo permitirá ao jogador completar Spelunky. Há também vários itens para vos ajudar, desde bombas e caçadeiras, até algo mais modesto como umas botas de pitons de aço para matar os inimigos.
Cada fase tem uma loja onde podem comprar alguns itens, uma princesa que podem salvar (e receber um beijo, isto é, uma vida em troca), baús com moedas e dinheiro, e muitos outros segredos, inclusivé passagens secretas. Há acessórios bem valiosos, como a bússola, por exemplo, que vos indica a direcção para o final da fase. Sim, porque a única maneira de a descobrirem é explorando-a.
Pelo preço a que está, Spelunky é um daqueles jogos que vos entreterá por muito tempo. Há ainda dois modos multijogador, um cooperativo e outro competitivo, que deverá interessar aos mais entranhados no jogo. Aconselho vivamente a todos aqueles que se sentem atraídos por um bom desafio e, acima de tudo, que desejem passar um bom bocado a esmagar teclados.
E aproveitem que está com um desconto de -50% na Steam, custando 7€ até 2 de Janeiro. Se ainda ficaram confusos sobre o que é Spelunky, aconselho a verem o vídeo do Edu, youtuber brasileiro bastante conhecido.
- Plataformas: PC, PS3, Xbox 360, PS Vita
- Lançamento: 8 de Agosto de 2013
- Género: Plataformas
- Demo: Sim
- Preço: 13.99€ (Steam)
- Duração: 45 minutos, conforme perícia
- Número de jogadores: 1-4
Categoria:
Especiais,
Recomendado do Mês
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário