Recomendado do Mês - Fevereiro



ESPECIAIS




Fevereiro é um mês frio e curto. A melhor maneira de passá-lo é mesmo dentro de casa com um bom videojogo. Chegou a crónica mensal Recomendado do Mês!

E o jogo recomendado deste mês é And Yet it Moves.

Este é um jogo indie que passou realmente despercebido por tudo e todos. Originalmente concebido para um projeto de ciência computacional na Universidade Tecnológica de Viena em 2007, And Yet it Moves é um jogo de plataformas a duas dimensões com um pequeno "twist". O jogador pode rodar livremente o mundo de jogo.

E com este pequeno conceito os designers do jogo construiram diversos níveis com puzzles e secções de platforma diferentes do que é normal no género. Os puzzles tornam-se intrigantes já que ao rodar o mundo de jogo a gravidade também é alterada, puxando o personagem para baixo, relativamente onde estiver o ecrã do jogo.


Preparem-se também para morrer, muitas vezes. Mesmo quando a solução para um certo puzzle é óbvia, por vezes a execução não é fácil, já que o jogador tem que ter em consideração para onde a gravidade o vai puxar. Felizmente os checkpoints são bastantes e espalhados pelo jogo, o que faz com que apeteça voltar a tentar uma ou outra secção mais difícil.

And Yet it Moves também é interessante em termos visuais. Tudo é feito de pequenos pedaços de papel, até o protagonista. Isto traz ao jogo uma beleza quase infantil, mas totalmente no bom sentido. A animação também é interessante, já que não sendo fluída como muitos outros jogos de plataformas, resulta e encaixa como uma luva nos visuais de papel recortado.

A música, e já me começo a cansar de utilizar este adjectivo, é também interessante. Nunca tinha jogado um jogo que utilizasse o beatbox. Sim, beatbox! A música consiste em partes silenciosas, onde a surpreendentemente atmosfera do jogo toma conta do jogador, seguida de secções de beatbox e arranjos mais complexos de música electrónica. Não sabendo bem como, tudo resulta numa experiência incrivelmente coesa e... Interessante!

Se tivesse de resumir And Yet it Moves em duas palavras seriam coeso e interessante. Tantos estilos e gameplay diferentes conjugados não têm o direito de resultar tão bem. Peca um pouco pela longevidade, já que é possível acabá-lo de uma vez, mas ainda bem, já que prolongar o jogo poderia levar a que as mecânicas se tornassem cansativas. Tenho a certeza que And Yet it Moves será um jogo a que voltarei várias vezes!

  • Plataformas: Windows, Linux, Wii
  • Lançamento: 2 de Abril de 2009 (Steam), 27 de Agosto de 2010 (WiiWare)
  • Género: Plataformas, Puzzle
  • Demo: Não
  • Preço: 8.99€
  • Duração: 4 horas
  • Número de jogadores: 1



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial