20 Anos PlayStation em Portugal: as consolas e jogos que mais nos marcaram



CRÓNICAS



A PlayStation celebra hoje, 29 de Setembro, o seu vigésimo aniversário em território português e nós não podíamos deixar passar a data sem falar um pouco das consolas e jogos que mais nos marcaram ao longo de toda esta história.




A primeira consola PlayStation que tive foi a PS2, e rapaz o que eu me esforcei para a ter... Foram meses e meses a chorar aos meus pais "todos os meus amigos têm" que nem uma criancinha, até finalmente arranjar uma PS2 Slim que me fez brilhar os olhos.

Mas a PlayStation que realmente me marcou e onde eu depositei mais horas de esforço (e alegria) foi a PS3, que eu feito parvo adquiri juntamente com o MotorStorm. Felizmente não demorou muito até sair aquele que, para mim, foi dos jogos que mais me marcou - Call of Duty 4: Modern Warfare. O jogo estava esgotado em todas as lojas na altura em que andei à procura dele (Dezembro-Janeiro de 2008, dois meses depois de ser lançado) e, meu Deus, que vício. Adorava tudo na campanha (a missão de sniper... fantástica) e o multiplayer então nem se fala, hoje em dia já não se encontra algo do género. Foi uma revolução no que toca a first-person shooters, e guardo com nostalgia todas as tardes que passava a jogar com o clã.

Claro que houve vários outros jogos que me marcaram imenso, como God of War na PS2 (série pela qual tenho grande carinho), Kindom Hearts 2 (o primeiro RPG que passei, demorei cerca de 11 meses, não gozem por favor) que até hoje é o meu jogo favorito, entre vários outros títulos que posso dizer que me "construíram" enquanto gamer e apaixonado por esta indústria.

Não sei o que o futuro trará nem que surpresas estão reservadas, mas quanto mais descubro e conheço, mais tenho a certeza que é a mais completa e exigente forma de arte e entretenimento.



Apesar de uma breve experiência com a PS One, a consola que acompanhou a minha infância foi a incomparável PS2, que foi um fascínio na sua época e talvez a melhor de todas até agora.

Em relação a jogos tenho de enunciar quatro, sendo dois deles pelo tempo perdido e dois por me terem marcado. Começo por referir o WWE Smackdown vs. Raw 2006, um cliché para qualquer criança, mas que foi uma grande novidade por ser o primeiro da saga a misturar ambos os programas num 
só jogo.

Para além deste queria referir o Grand Theft Auto 3, revolucionário e sem dúvida um vício tremendo, foi o  primeiro da Rockstar em 3D e foi espectacular sem dúvida.

Os outros dois jogos que me marcaram foram o Kingdom Hearts (1 e 2) e o Final Fantasy X. Este último marcou-me de tal forma, que tentei mais de 20 vezes iniciar o jogo com o disco riscado apesar de saber que não era possível sequer começar a jogá-lo, mas a esperança é a última a morrer.



A consola PlayStation que mais me marcou foi, sem dúvida a primeira. Muitas horas passei agarrado ao comando a jogar Gran Turismo, Spyro, Resident Evil 2 e Tomb Raider. Mas aquele que mais me marcou  foi o Tekken. Eu e os meus irmãos passávamos dias colados à televisão a jogar Tekken 3, a passar a história, a fazer jogos uns contra os outros... até chegámos mesmo a andar à pancada porque um teve sorte ou porque não podia jogar sempre com o Eddy. 

Depois veio o Tekken 4 e, por estranho que pareça, não nos deixou tão "agarrados" como o terceiro. Até que chegou o quinto e, esse sim, um jogo digno do nome Tekken, cheio de personagens novas, mini-jogos, jogos com uma equipa de personagens em que quando uma delas morria passava para o seguinte, enfim... uma série de opcões que me deixou cativado e colado durante uns largos anos.



É extremamente difícil conseguir escolher qual a consola PlayStation que mais me marcou quando todas elas fizeram parte da minha vida, contribuindo respectivamente para a minha enorme paixão pela indústria dos videojogos. A PlayStation, para além de conseguir elevar os níveis de qualidade nos jogos lançados, também provou aos críticos mais cépticos que os videojogos poderiam abordar temas tabus e adultos, transformando as futuras gerações de jogadores e os restantes indivíduos que pensavam não se identificar com tamanhas obras interactivas.

A minha vida é um reflexo de todas as minhas experiências vividas ao lado desta maravilhosa marca, porém foi com a PlayStation 2 que os videojogos elevaram todas as minhas expectativas. Exclusivos como Shadow of Colossus, Metal Gear Solid 2, Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X e Okami, demonstraram que este “novo” mundo tinha armas para apresentar experiências de uma magnitude incrível, criando assim o que hoje denominamos de obras-primas.

No entanto, foi na primeira consola da Sony, mais precisamente a PlayStation (também conhecida por PS One), que tive a oportunidade de jogar o melhor jogo da minha vida! Foi no remoto ano de 1998, que Kojima lançou para muitos o melhor exclusivo que alguma plataforma poderia desejar: Metal Gear Solid!

Para além de quebrar muitas barreiras na área da escrita argumentativa e na forma como poderíamos jogar um mero jogo virtual, Metal Gear Solid fez questão de demonstrar que a PlayStation era uma marca de respeito e não um mero “brinquedo” de engenharia disponibilizado nas lojas de todo o mundo. As memórias são uma dádiva que os humanos possuem, sendo que as minhas são claramente preenchidas por todas as plataformas da Sony.

É impossível saber que mudanças estarão reservadas para mim no futuro que me aguarda, contudo sei que há coisas que nunca mudam, prevendo assim que a PlayStation fará parte da minha da vida durante longos e largos anos.


E tu leitor? Sim, tu! Qual a consola e jogos que mais te marcaram ao longo destes últimos anos? Partilha connosco!



0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial