PlayStation VR - Reportagem



ESPECIAIS



A convite da Sony, fomos experimentar o PlayStation VR, o dispositivo de Realidade Virtual que será lançado para a PlayStation 4.

Sempre tive curiosidade e um pouco de reticência no que toca a esta coisa da Realidade Virtual. Temos vários exemplos de coisas "giras" no passado, mas que não passaram disso. O EyeToy, o 3D e até mesmo o Move e o Kinect são debatíveis quanto ao seu sucesso, sobretudo junto dos jogadores hardcore.

Apesar de vários esforços da indústria, há anos que os jogos são jogados com um comando e um ecrã (ou rato e teclado), e qualquer outro tipo de tentativa em inovar este conceito raramente tem sucesso. A Wii conseguiu, por exemplo, um conceito diferente, mas foi um caso raro.


Por isso, quando soube dos dispositivos de Realidade Virtual (e do PlayStation VR), torci o nariz. Até que tive oportunidade de experimentá-lo no passado dia 5 de Novembro na Lisboa Games Week.


“Devo dizer que fiquei vastamente impressionado com o que experienciei.”


Haviam três demonstrações disponíveis: The London Heist Getaway (que o Pedro Coelho experimentou), The London Heist (que eu e o Daniel Rocha experimentámos) e ainda o The London Deep onde um mergulho com tubarões dava para o torto.

Devo dizer que fiquei vastamente impressionado com o que experienciei. O PlayStation VR foi das melhores coisas que experimentei nos videojogos nos últimos tempos, e das sensações mais imersivas.


Ainda há vários aspectos a melhorar, sobretudo na calibração de alguns movimentos e correcção de bugs. Mas, para primeira impressão, é um dispositivo com um potencial enorme. A demo que experimentei, The London Heist, colocava-me numa sala de interrogatório com um tipo mafioso. Minutos depois, o tempo retrocede e estamos a assaltar uma loja de jóias enquanto temos que disparar sobre uns tipos que começam a entrar.


“A sensação de imersão é enorme.”


A sensação de imersão é enorme. Abrir gavetas, recarregar a arma, disparar, está tudo bastante natural. Até dei por mim a fechar um dos olhos enquanto mirava com a arma.

Alguns dos entraves que vejo são a quantidade de dispositivos que serão necessários (para o que joguei era preciso a PS Camera, o PlayStation VR e comandos Move) e o preço a que será lançado, que tudo indica ser à volta do preço da PS4.

O PlayStation VR chega na primeira metade de 2016. Nós tivemos oportunidade de entrevistar Dave Ranyard, director do estúdio London Studio que produziu estas demos. Vejam o que nos tem para contar.



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