A nossa sociedade cria dia após dia hábitos de consumo extremo, muitas vezes exagerados admito. Muitos afirmam que vivemos na era digital, mais precisamente na era da informação. No entanto, confesso que pessoalmente que sou um maior admirador do termo "era do consumismo".
Os smartphones, tablets, laptops e desktops afirmam-se como alguns dos exemplos da tecnologia, que elevam os limites das suas capacidades em pequenos espaços temporais. Dito isto, talvez seja de esperar que este preciso acontecimento se continue a espalhar aos demais produtos existentes no mercado. Para muitos isto pode parecer assustador enquanto para outros talvez seja uma evolução necessária, contudo devemos todos ter em mente que este possa mesmo vir a ser o futuro das consolas.
“Em comparação com a concorrência este (PS4) é o produto mais barato, mais focado em videojogos e ao mesmo tempo o mais poderoso.”
A Sony está claramente de parabéns e tudo graças ao fantástico lançamento do seu mais recente produto: a famosa PlayStation 4. Com apenas dois anos e meio no mercado – e caminham rapidamente para os 3 – a PS4 já conta com cerca de 40 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. As principais razões do sucesso devem-se ao facto da empresa ter concentrado todos os seus esforços em ouvir o consumidor perante as fortes críticas à geração passada.
A grande vantagem da suposta PS4K seria a possibilidade de jogarmos a uma resolução de 4K, até agora algo apenas possível no PC devido ao poder de processamento necessário |
Em comparação com a concorrência este é o produto mais barato, mais focado em videojogos e ao mesmo tempo o mais poderoso. Porém, quando lemos "mais poderoso", não significa que seja o perfil de topo dentro da indústria. Não nos podemos esquecer que os PC’s oferecem – na maior parte das vezes – a melhor versão visual dos lançamentos existentes.
“Provavelmente, estas melhorias poderão ser importantes para quem quiser adquirir o PlayStation VR!”
Apesar de todos as vantagens do mercado PC, as pessoas tendem a classificar as vantagens das consolas como superiores. Preços reduzidos por hardware, duração longa do equipamento, facilidade de usabilidade e títulos exclusivos são alguns pormenores difíceis de esquecer. Mesmo assim, os mais recentes rumores apontam para que uma versão 4.5 esteja em fase de produção. São muitos os artigos que inundam a Internet que afirmam que esta nova versão irá oferecer capacidades gráficas mais avançadas, citando até mesmo a expressão “dobro do poder”.
O PlayStation VR chega em Outubro por 399€ |
Então quais as vantagem desta nova versão? Jogos graficamente mais surpreendentes, maior capacidade e rapidez em ler informação e a possibilidade de criar mais e melhor simultaneamente. Provavelmente, estas melhorias poderão ser importantes para quem quiser adquirir o PlayStation VR! Talvez esta seja uma resposta a melhores produções apoiadas na realidade virtual, todavia não me arrisco adivinhar tal coisa. É difícil sustentar uma teoria deste calibre quando este dispositivo ainda nem se encontra no mercado, mas pode claramente existir uma ligação entre ambos.
“Se todos os jogos puderem ser jogados nos modelos anteriores – usufruindo apenas de melhorias gráficas e de processamento no novo hardware – então penso que esta possa vir a ser uma estratégia inteligente por parte da Sony.”
Independentemente da situação responsável por tal evolução, esta apresenta claramente alguns problemas fáceis de observar. A segmentação/divisão do mercado por ela criada pode acabar por prejudicar as vendas da consola e toda a fama "positiva" que a engloba. Não só os compradores iniciais se sentirão traídos por possuírem um produto consideravelmente inferior, como também dificilmente quererão adquirir o novo modelo.
Segundo os rumores, God of War 4 será lançado com a PS4K e é inspirado na mitologia nórdica |
Esta minha última afirmação pode suscitar algumas dúvidas e ser alvo de opiniões distintas, mas a verdade é que existe uma pergunta muito importante no ar: será que futuros lançamentos necessitarão do "extra poder" que esta nova versão aspira possuir? Basta pensar na New Nintendo 3DS e será fácil observar que este fator é deveras muito relevante.
Se todos os jogos puderem ser jogados nos modelos anteriores – usufruindo apenas de melhorias gráficas e de processamento no novo hardware – então penso que esta possa vir a ser uma estratégia inteligente por parte da Sony. Caso se confirme o contrário, o meu optimismo desaparece por completo e apenas sobra espaço para a mera desilusão. Este assunto é bastante interessante, porém ainda vai ser preciso esperar mais alguns meses até termos acesso às informações finais.
Categoria:
Crónicas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário