Pokkén Tournament - Análise



ANÁLISES






















Pikachu Libre está no canto na corda superior, a mandar o público cantar o seu nome para lhe dar mais ânimo... e para a minha desgraça. Sim, este "rato" tem uma máscara gira, mas ele tem um olhar que é de cortar a respiração... e eu a pensar que seríamos amigos, desde que lhe salvei a vida em Viridian Forest há 20 anos. Bela paga esta que vou levar... e não posso fazer nada! Então, é assim que um Pokémon se sente numa perspectiva de morte... raios te partam, Pokkén Tournament!

Veredicto

Meus caros amigos, isto é Pokkén Tournament, ou Pokémon Tekken se preferirem, onde vos posso garantir que não irão controlar os vossos Pokémons de longe mas sim em pessoa, directamente para a o ringue de combate. Pokkén tem gerado muito furor, entusiasmo, atenção e até mesmo alguma polémica entre os fãs desde que apareceu nas arcadas japonesas no ano passado. Os motivos para tal são maioritariamente 3: é um jogo Pokémon em 3D para a Wii U, é o primeiro beat 'em up de toda o franchise, e finalmente, a mais interessante razão de todas é que foi desenvolvida pela equipa de Tekken e produzido pela Bandai Namco.


Cada um destes elementos marca diferentes expectativas para o que Pokkén pode ser e, mesmo que o jogo tenha começado a ser produzido com o motor de Tekken, evoluiu para algo muito mais do que um simples reskin.

O melhor que posso dizer acerca de Pokkén Tournament é que tem uma mecânica muito mais complexa do que aparenta à primeira vista. Claro que, pelo que se vê na maior parte dos vídeos que aparecem pela internet, é um jogo de luta à melhor de três composto por combos, grabs e o primeiro que conseguir que gastes as quantidades de Muk que tens dentro de ti…. Too much


“Até posso dizer que Pokkén pode fazer sobressair o potencial dos jogadores casuais, porque isto é completamente diferente de Super Smash Bros.”


Mas a Bandai Namco também atirou alguns elementos para dentro do jogo de modo a mudar completamente a dinâmica do gameplay, oferecendo muita complexidade para aqueles que se aventurarem no jogo. Até posso dizer que Pokkén pode fazer sobressair o potencial dos jogadores casuais, porque isto é completamente diferente de Super Smash Bros. As personagens que existem em Pokkén são vastas e tentar saber jogar com elas vai ocupar muito do vosso tempo, assim como testar a vossa habilidade em jogos de combate. 


É por esta razão que sugiro que comecem pelos tutoriais antes de saltarem para algum dos modos single-player, pois existem várias mecânicas que terão de decorar ao longo da vossa jornada. E já agora, quando tiverem apanhado o jeito, aconselho vivamente que desliguem os conselhos da Nia. Ela será a vossa guia durante o jogo mas, infelizmente, a personagem em si é um pouco chata e muitas vezes possui falas que não têm emoção nenhuma, ainda que isso aconteça com a maior parte dos NPC’s com que vais falando ao longo do jogo.

Pokkén Tournament tem 16 lutadores agora, e o jogo já foi criticado pelo que consideram um roster desapontante... ai é? Podemos falar de Street Fighter V se quiserem... Alguém? 
Pokémon é um franchise que tem orgulho na sua vasta expansão de criaturas com as quais podemos jogar. Quando pomos isso de lado e vemos Pokkén com o seu potencial, isso deixa de ser uma critica válida.


As personagens são uma mistura de gerações de Pokémons – e posso dizer que fãs da velha guarda ficarão contentes com as aparições de Pokémons como Charizard, Pikachu, Gengar e Machamp. O jogo não vos irá dizer para se ficarem só com um Pokémon durante a jornada inteira. Poderão mudar o vosso parceiro a qualquer altura do jogo e assim ficar a conhecer os outros Pokémons e como estes se comportam durante os combates. 

Os Pokémons também irão evoluindo com cada combate que travarem, e de cada vez que passarem de nível poderão aumentar uma de quatro stats: Ataque, Defesa, Estratégia ou Sinergia. Se não souberem com que Pokémon começar, cada um tem o seu estilo de combate: o vosso standard para Pokémons que estão na média, Power para aqueles que focam-se na força bruta, e Technical para aqueles que gostem de planear durante os combates.


“As personagens são uma mistura de gerações de Pokémons - e posso dizer que fãs da velha guarda ficarão contentes com as aparições de Pokémons como Charizard, Pikachu, Gengar e Machamp.”


As lutas em Pokkén são divididas em duas fases, a Field Phase e a Duel Phase. Os combates começam sempre em Field Phase, com a perspectiva over the shoulder (o mesmo que se tem usado nos jogos Pokémon). Aqui podemos mover-nos pelo campo todo, visto que esta fase é mais concentrada em ataques de distância. No entanto, quando se consegue um hit "inicial", muda-se para a Duel Phase, onde esta rege os movimentos dos jogos de luta clássicos em formato 2D, e mais concentrada em ataques corpo a corpo, combos, grabs e counters, sendo que alguns Pokémons podem ganhar vantagem sobre outros (ex.: Machamp é incrivelmente forte em combate corpo a corpo, mas é fraco em combates à distância, por isso metendo o oponente em Duel Phase o mais rápido possível para ele é a chave para a vitória), salientando que os botões também mudam quando se passa duma fase para a outra.


As duas "fases" de combate dão a Pokkén uma camada de complexidade para mestrar. A aprendizagem de nos mexermos entre essas "ases" confortavelmente e mudar a nossa estratégia de jogo é um dos momentos chave para conquistarmos o campo de batalha.

Um conselho que vos ofereço no começo do vosso treino é este: irão aprender o santo triângulo de ataques, grabs e contra-ataques. Tomem nota: ataques vencem grabs, grabs vencem contra-ataques e contra-ataques vencem ataques. Perceberam? Ainda bem, porque vão precisar de se lembrar desta ordem, e mais o botão de defesa (Botão R).


Durante um burst, também poderão usar um finishing move que só poderá ser usado uma vez em cada round, mas que inflige uma tremenda quantidade de dano caso este tenha sido conectado.


Há também outras novidades que aumentam o gameplay, uma das quais será a Sinergia. Irão receber esta sinergia ao longo do combate quando infligem dano ao vosso adversário e o forçar a fazer phase shifts. Quando a barra de sinergia estiver cheia, poderão fazer o que se chama de Synergy Burst, fazendo com que o vosso Pokémon mude para uma forma mais forte (atenção que alguns têm uma Mega Evolução), e alguns dos seus stats ganham assim um boost por um período de tempo, onde este se pode prolongar se investirmos os nossos skills points no stat de Sinergia. Durante um burst, também poderão usar um finishing move que só poderá ser usado uma vez em cada round, mas que inflige uma tremenda quantidade de dano caso este tenha sido conectado.



Mas claro que para além da barra de sinergia, também temos a barra de suporte, e esta é importante à sua maneira. Eu admito que no começo do jogo eu não dava muita importância aos Pokémons de suporte, mas depois de alguns combates comecei a perceber a sua importância durante o combate. Reparei que alguns dos combates que fiz tinham sido fáceis com base nas acções que estes Pokémons de suporte fizeram durante o seu curto período de tempo.

Antes do começo de cada combate, terão de escolher o vosso par de Pokémons de suporte, sendo que estes já estão juntos e não poderão ser misturados com outros Pokémons de suporte. Cada um deles está dividido em três categorias, tais como Attack (Pokémons que atacam o adversário), Enhance (que aumentam os stats e podem recuperar uma percentagem de vida) e Disrupt (que quebram o flow do teu oponente). Tal como a sinergia, também têm de até que se possa usar o Pokémon de suporte, e cada um tem o seu tempo de recarga diferente. E, para apanharem mais Pokémons de suporte, só terão de jogar o modo principal de Pokkén.


Ainda é demasiado cedo para se dizer em que tiers estão os Pokemon - Machamp é o mais forte em termos de ataque, enquanto que Mewtwo é o rei dos combos - mas por agora os Pokémons estão balanceados. Pokkén mostra-se que quer ser um jogo de competição, e tem um grande potencial para o ser. O único receio deste jogo é que os jogadores casuais possam ser empurrados para fora disto em vez de serem encorajados para algo mais complexo.

O objectivo do jogo (fora do multiplayer) é completar a Ferrum League (mais propriamente o modo história deste jogo), que consiste em subir o teu rank até ao máximo e descobrir a história por detrás de Shadow Mewtwo. Isto irá ajudar a ganhar alguma experiência no jogo, onde aqui irás desbloquear a maior parte das coisas como novo vestuário, títulos e Pokémons de suporte.


A maior parte do teu tempo será gasto no modo multijogador, tanto online como offline.


Mas este modo irá levar-te a gastar muito tempo, o que pode ser desgastante. A maior parte do teu tempo será gasto no modo multijogador, tanto online como offline. Existe o modo offline, onde dois amigos podem combater um com o outro, mas informo que para jogar assim um terá de jogar com o Gamepad e o outro irá usar outro comando e a TV como guia.


Em termos de online, posso dizer que, dos jogos que estive a fazer, ainda há alguns bugs e certamente que ao jogar com outras pessoas que não sejam da tua região pode haver a ocorrência de partidas com lag. Porém, acho que com o tempo isto poderá ser resolvido.

Em termos de performance e framerate do jogo, Pokkén é um jogo muito vivo, tanto de personagens dentro e fora dos combates. Irás notar que existem Pokémons de várias gerações a olhar para os combates, que simplesmente só dão vontade de os ir apanhar com as vossas pokébolas. E os cenários em si são muito variados e extremamente vivos. 

O jogo em si corre a uns belos 60fps. Porém, o jogo corre a 30fps no modo multijogador offline (não deixa de ser muito bom, com tantacoisa para processar). Graças a esta qualidade, os fãs poderão estar certos que talvez um dia iremos ter uma nova aventura Pokémon em 3D tal como fizeram na Gamecube, com o Pokémon Colloseum e Pokémon XD: Gale of Darkness. Pelo menos espero que, se vier um, que não seja um stadium…ainda estou a ressacar do PBR da Wii.




Nota-se o trabalho da equipa de trazer tantos Pokémons para 3D e com detalhes únicos, mas também nota-se que alguns não levaram um bom tratamento e poderiam ter ficado um bocado mais polidos (como o Machamp e o cinto dele que parece um bocado bugado). Quanto às arenas de combate, detalhes não faltam e são muito vivas em termos de cores e paisagens.



Tanto principiantes como profissionais de jogos de lutas irão estar confortáveis com os controlos fáceis de decorar, sistemas de combate muito simples e mecânicas de contra-ataque geniais. Vai haver momentos de diversão para todos.



Algumas das músicas que existem no jogo combinam com a situação e o esplendor dos combates, e nota-se bem quando os Pókemons ficam exaltados, contentes ou tristes e zangados durante os combates. Certas músicas de background das arenas são espectaculares e que dão adrenalina ao jogo, mas há outras que não soam assim tão bem.



O mencionado Ferrum League, ou modo de história como preferirem, dura em torno das 5 a 6 horas. Depois têm o modo online para passar várias horas das vossas sessões de combates. Juntamente com amigos também poderão passar um bom bocado.



Sistema de pontuação
Pokkén Tournament é um fantástico beat 'em up com muito para oferecer e que vai dar horas de entretenimento. Para aqueles que criticam que o roster é pequeno, podem-lhes dizer que lhes falta um detalhe na sua crítica: Pokkén tem grandes ambições para o futuro.




0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial