Toda a gente pode parar de se preocupar, porque Star Fox Zero é a cena que todos esperamos, sabem como aqueles diamantes brutos que depois de terem sido polidos dão aquele brilho de uma jóia preciosa? Claro que tem as suas pontas um bocado gastas, mas na mesma, não deixa de ser talvez um daqueles jogos que gostarias de ter na tua colecção. Mas será que faz jus ao seu nome?
Veredicto
Alguns fãs ficaram preocupados que Star Fox Zero, que saiu
para a Wii U a 22 de Abril, fosse muito pouco convencional. O jogo manda-nos
logo para um tutorial de como iremos jogar, sendo que na TV iremos ter a
perspectiva do nosso Arwing e dos obstáculos que vamos encontrar ao longo da
jornada, e do gamepad com o giroscópio fazendo-se passar como o cockpit da
nave, onde poderemos virar o gamepad para controlar a nossa mira e atirar com
precisão. Para alguns, parece que os controlos podem ser complicados, mas
depois de passado uns minutos, irão habituar-se a eles porque, apesar de muitos
jogos usarem o giroscópio, existe aquela hesitação que poderá dar algum
desconforto aos jogadores. No entanto, passado uns bons 10 minutos, irão notar que já
não é assim algo tão complicado.
Star Fox Zero é facilmente o melhor jogo da série Star Fox,
desde Star Fox 64, que saiu por volta de 1997 para a Nintendo 64 (que em si foi
uma reimaginação do Star Fox original, que foi lançado em 1993 para a Super
Nintendo).
“É uma espécie de mistura entre o Star Fox do passado com o presente, mostrando-nos que mesmo depois de tanto tempo, o jogo em si é revigorante.”
A história do jogo é muito simples: Andross, um cientista
louco que quer conquistar a galáxia com o seu exército, invadiu o planeta de
Corneria para acabar com o exército da federação galáctica de uma vez por todas.
É aqui que a equipa de Star Fox entra em acção com os seus Arwings a voar por
campos abertos onde podemos mexer-nos à vontade com a nossa nave e disparar
contra as naves inimigas (jogo estilo arcade shooter) para aumentarmos a nossa
pontuação e enfrentar bosses no fim dum nível. Vendo as coisas por outro
lado, não foge muito a Star Fox 64 em termos de gameplay e a história em certos
momentos acontece como no original, mas com umas pequenas reviravoltas, e a
dificuldade é a mesma que a do jogo original. É uma espécie de mistura entre o Star
Fox do passado com o presente, mostrando-nos que mesmo depois de tanto tempo, o
jogo em si é revigorante.
Os jogos da Nintendo geralmente não são conhecidos pela sua
perícia técnica. Costumam atrair mais elogios pelo seu estilo de arte e
apresentação do que pela fidelidade dos gráficos. O ambiente é colorido e
apresenta efeitos impressionantes de iluminação. Os modelos de personagens têm
um grande detalhe (com abundância de pêlo), e é realmente impressionante ver tantas
naves e lasers a preencherem o nosso ecrã. Tudo isso ajuda Star Fox Zero a sentir-se
facilmente como a entrada mais épica da série.
“(...) é realmente impressionante ver tantas naves e lasers a preencherem o nosso ecrã.”
A música também é fantástica. Soa como algo que podes ouvir
num filme de aventura clássico. O jogo apresenta-nos uma quantidade de faixas
familiares dos jogos mais antigos, mas todos eles com um som mais excitante e
vibrante.
Na verdade, excitante pode ser a palavra para Star Fox Zero.
Entre esquivar-se, dar tiros, transformar-se e muito mais, ao jogarmos
conseguimos sentir o ambiente quase frenético da acção. No entanto, o jogo
controla-se tão bem que nunca estaremos realmente desamparados. Cada acção, desde
um boost de velocidade até disparar um único laser, é uma experiência
gratificante. Mesmo os pequenos toques, como teres o teu wingman a voar em
formação contigo ou ouvires as comunicações de rádio dar-te-ão uma vontade de
sorrir. Está cheio daqueles toques que a Nintendo faz e que nenhuma outra
companhia o faz.
Star Fox Zero apresenta três veículos diferentes: o Arwing,
o Landmaster e o novo Gyrowing. Vais gastar a maior parte do teu tempo na
Arwing, que também pode-se transformar num Walker. O Landmaster é uma mudança em
questões de ritmo, embora o Walker do Arwing se torne um pouco redundante.
“Escusado seja dizer que gostaria que o tempo tivesse sido gasto a fazer mais etapas focadas no Arwing.”
O Gyrowing, no entanto, é irritante. É uma espécie de helicóptero,
e é muito mais lento do que os outros veículos. Voar com este veículo também
envolve deixar cair um pequeno robô que pode invadir computadores e apanhar
bombas, mas alinhar as quedas do robô pode ser um pouco entediante. Voar com a Arwing
é tão emocionante, e a Gyrowing atrasa as coisas desnecessariamente. Felizmente
só o usarás em alguns níveis. Escusado seja dizer que gostaria que o tempo tivesse
sido gasto a fazer mais etapas focadas no Arwing.
Star Fox Zero não é longo, especialmente se acabares o modo principal.
Agora, todos esses caminhos secretos vão dar-te algum incentivo para revisitar
os níveis, mas mesmo assim ainda se sente um bocado curto. Irão provavelmente
chegar aos créditos finais pela primeira vez em apenas algumas horas.
Talvez um dos melhores jogos com gráficos que a Nintendo fez desde a Bayonetta 2, com vários efeitos de luz e com cores
muito vibrantes e designs muito impressionantes, desde os modelos das
personagens e veículos até aos planetas com muita vida e cheios de acção.
Apesar dos controlos serem um bocado difíceis de início,
graças aos tutoriais que existem no jogo e à habilidade de cada jogador de se
habituar aos controlos giroscópios do GamePad, terás muito tempo para
aperfeiçoar e nota-se que, com o tempo, os controlos serão muito fáceis, até
mesmo para os inexperientes.
Provavelmente algo que foi bem trabalhado, desde as músicas
antigas que levaram um tratamento mesmo especial, até às vozes do elenco original
do jogo, que estão impecáveis. Praticamente, estamos a ouvir uma banda sonora dum
filme de acção muito bem trabalhada.
Infelizmente nem tudo é um mar de rosas, porque em termos de
longevidade é muito curto. Até mesmo jogando no modo principal e mais os múltiplos
caminhos, não precisas de muito tempo para o passar.
É um pouco triste que Star Fox Zero, um jogo que
mostra os benefícios da GamePad da Wii U, tenha saído tão tarde na vida do sistema.
Ainda assim, vale a pena arranjar para quem possui a consola, especialmente se for
um fã da série nos anos 90.
Star Fox Adventures agora parece uma memória distante e
desagradável.
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