Gabe Newell comentou recentemente o porquê da Valve não estar muito interessada em produzir jogos para consolas.
Numa recente sessão de discussão com os media nos escritórios da Valve, na qual a Eurogamer participou, o presidenta da companhia explica a dificuldade em desenvolver jogos para consolas:
"Ficamos muito frustrados em trabalhar em ambientes fechados. Tentamos falar com alguém que planeia produtos free-to-play para consola e eles respondem 'Ah, não temos bem a certeza se free-to-play é uma boa ideia' e tu ficas tipo 'já perdemos o barco'."
A Valve detém jogos com este tipo de modelo com bastante sucesso, como DOTA 2 e o (talvez mais outrora) muito jogado Team Fortress 2.
Mesmo as receitas de alguns jogos pagos, como Counter-Strike: Global Offensive, provêm sobretudo da venda de skins e outros extras cosméticos, um modelo que a indústria adoptou dos jogos free-to-play e que percebeu que também funcionava em certos jogos nos quais o jogador já pagou a priori pelo jogo.
Um dos problemas de lançar jogos em outras plataformas, segundo Newell, são as burocracias que condicionam a liberdade da produtora. O mesmo dá o exemplo de quando lançaram a Steam App para iOS:
"Quando lançámos o Steam App para iOS recebemos um monte de feedback e no dia a seguir já estávamos prontos para lançar uma actualização. Não conseguimos lançar essa actualização por seis meses! E não conseguíamos perceber porque razão eles não o lançavam! Eles não nos respondiam. Esta é a vida que tens nestes ambientes. E depois finalmente lançaram [a actualização]! E não nos disseram porquê finalmente o lançaram."
Gabe acrescenta ainda:
"Tenho a certeza que outras pessoas têm muito sucesso nessa área, mas parte do nosso ADN tende a não funcionar bem quando alguém tenta impor muito processamento entre nós e os nossos clientes."
Quando a Eurogamer questionou Gabe Newell se publicar os seus próprios jogos é uma tarefa mais fácil agora na actual geração de consolas, o mesmo respondeu:
"Adoramos o PC neste momento. Muito."
Na geração passada a Valve publicou alguns jogos, de bastante qualidade até. The Orange Box, Left 4 Dead, Counter-Strike: Global Offensive, Portal... No entanto a companhia ainda não explorou a actual geração e, segundo estas palavras, isso também não deverá acontecer tão cedo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário