Mario Sports Superstars - Análise



ANÁLISES



Chegou a Primavera e a preocupação geral de se estar em forma para o Verão que a sucederá. O conforto das chuvas de Abril alimentam a preguiça, mas não se deixem ficar! Querem desporto? Então sentem-se correctamente na cadeira e fiquem a conhecer o mais recente Mario Sports.

Veredicto

Mario Sports Superstars é o mais recente jogo lançado pela Nintendo para a 3DS, tornando a prática da musculatura da região palmar possível em qualquer lugar. O jogo é composto por cinco modalidades: futebol, golfe, ténis, basebol e corrida de cavalos. Em todos eles temos a possibilidade de realizar partidas singulares, torneios ou encarar a competição online.


O jogo é composto por cinco modalidades: futebol, golfe, ténis, basebol e corrida de cavalos.


A recompensa ao fim de cada vitória é realizada por intermédio de coins que possibilitam a compra de boosters de cartas virtuais, com o fundamento de completar uma colecção in-game que representam todas as personagens jogáveis nos seus variadíssimos uniformes temáticos.


No que toca à recompensa de torneios, não só ganhamos taças que desbloqueiam a competição por novas taças, mas também desbloqueamos novas personagens, como Metal Mario, após atingirmos o pódio em todos os desafios colocados (Mushroom Cup, Flower Cup, Star Cup e Champion's Cup). O interface inicial permite que escolhamos qualquer um dos desportos acima referidos, bem como a leitura de cartas amiibo que podem ser utilizadas no jogo, e uma espreitadela no progresso de angariação de cartas, que são por sua vez compradas na loja integrada no mesmo separador. Em todas as modalidades podemos usar personagens como Luigi, Wario, Donkey Kong, Rosalina, Birdo, Boo, Bowser Junior, entre outras...



“Em todas as modalidades podemos usar personagens como Luigi, Wario, Donkey Kong, Rosalina, Birdo, Boo, Bowser Junior, entre outras...”



Relativamente ao futebol, formamos a nossa equipa elegendo uma das personagens disponibilizadas como capitão e ainda escolhendo outro parceiro - seguidamente escolhemos os restantes nove membros da equipa. Oito destes membros serão Koopa Troopas, ou Goombas, ou Blue Toads, entre outros, sendo a última escolha o guarda-redes que pode ser o Boom Boom ou a Pom Pom.

Seguidamente partimos para a escolha táctica e estabelecemos as melhores posições de acordo com o nosso modo de jogo. A nível de comandos é relativamente simples e satisfatório, sendo, para além de passar por alto ou em desmarcação, também possível executar um chapéu ao guarda-redes ou fazer um 360 e deixar o adversário com as ancas deslocadas.


Apesar de não existirem cartões, existem faltas, tornando-se possível executar pontapés livres e de grande penalidade. Em certos momentos do jogo a bola torna-se reluzente significando que cada remate que executem com as duas principais personagens, clicando duas vezes consecutivas no A, será realizado com uma performance especial. A nível de torneios cada taça exige que se realizem três partidas para atingir o pódio.


“A nível de comandos [o futebol] é relativamente simples e satisfatório, sendo (...) também possível executar um chapéu ao guarda-redes ou fazer um 360 e deixar o adversário com as ancas deslocadas.”


O golfe apresenta-se com algum grau de profissionalidade, tornando-se importante a noção do campo de jogo em que nos inserimos, a força e direcção do vento, o taco utilizado mediante a distância que nos encontramos no buraco, a forma como acertamos com a tacada na bola e também a força. É possibilitado um uso livre da câmara permitindo a noção das necessidades inerentes a cada tacada. A nível de torneios iremos enfrentar três adversários que terão de ser derrotados, de modo a que consigamos atingir o pódio.


A corrida de cavalos é talvez a adição mais curiosa ao jogo, onde após elegermos a nossa personagem e o cavalo que queremos cavalgar somos colocados numa pista com mais cinco participantes.


“A corrida de cavalos é talvez a adição mais curiosa ao jogo”


Os comandos baseiam-se em desviar de obstáculos, seja com os manípulos de direcção ou saltando, e cavalgar depressa, o que rouba folgo ao próprio cavalo. Quando nos encontramos próximos de outros corredores a resistência do cavalo aumenta em pique, são animais deveras competitivos. Ao longo da pista vão aparecendo cenouras e estrelas, as primeiras aumentando a resistência do cavalo e as segundas enchendo até três slots armazenados que são accionados ao clicar X e funcionam como uma espécie de turbo.

A nível de competição é necessário completar três corridas em diferentes terrenos, cada uma com três voltas. No final de cada corrida os competidores ganham pontuação mediante o lugar em que terminaram, sendo o seu somatório que define o vencedor da competição. Temos ainda a oportunidade de eleger um cavalo como o nosso animal, seguindo os seus passos fora do estábulo por uma quinta. Aqui ele pode encontrar caixas que contêm coins, comida ou acessórios. Podemos ainda mimá-lo com festinhas, alimentá-lo e escová-lo para que se encontre apresentável. Todas estas acções aumentam a boa disposição do nosso cavalo, espelhando-se nas suas performances competitivas.


Os aficcionados por desporto americano irão aventurar-se pelo basebol, a modalidade que mais nos deixou de pé atrás. Em parecença com o futebol também escolhemos duas personagens sendo uma delas o capitão da equipa, e completamo-la com mais sete personagens que podem ser escolhidas singularmente entre Toads, Magikoopas, Paratroopas, Bros', etc... ao invés do futebol em que escolhíamos um grupo de oito personagens e não cada uma individualmente.


“Os aficcionados por desporto americano irão aventurar-se pelo basebol, a modalidade que mais nos deixou de pé atrás.”


Podemos também escolher as posições de cada membro da equipa e a ordem de atiradores/batedores. Na posição de atirador tudo corre na perfeição, é possível escolher o tipo de lançamento e a direcção em que desejamos atirar, tornando estranhamente fácil caso decidamos atirar, independentemente do lançamento, para qualquer uma das extremidades possíveis, ainda que não acertemos dentro do medidor de sucesso no fragmento sinalizado.


“(..) ora não acertamos na bola por iniciarmos o movimento demasiado cedo ou demasiado tarde, ou ainda falhamos numa das três direcções em que podemos acertar na mesma.”


Já a posição de batedor torna-se uma verdadeira antítese, ora não acertamos na bola por iniciarmos o movimento demasiado cedo ou demasiado tarde, ou ainda falhamos numa das três direcções em que podemos na mesma. Acaba por se tornar ambíguo e frustrante, e note-se que se assumidos jogadores encontram dificuldades neste tipo de jogo o grau de mestria exigirá algum suor. A nível de torneios elegemos uma equipa e temos de enfrentar três outras de forma a atingir o pódio.


Por fim, o ténis que é o desporto mais explorado e masterizado pela Nintendo. É simples, divertido e desafiante. Existem quatro diferentes formas básicas de bater na bola, e ainda as combinações que realizam disparos mais fortes, precisos e difíceis de ler. Podemos realizar partidas singulares ou de duplas, o que se torna bastante engraçado e competitivo. Os campos de jogo podem afectar a altura a que a bola se eleva e a velocidade que ganha após atingir o chão. Os torneios são baseados em três partidas contra diferentes competidores, aumentado o número de sets disputados após cada vitória a caminho do pódio.


“Por fim, o ténis que é o desporto mais explorado e masterizado pela Nintendo. É simples, divertido e desafiante.”


A nível de multiplayer podemos jogar contra amigos locais, ou seja que se encontrem pessoalmente para jogar em conjunto, ou jogar contra amigos online, ou ainda contra qualquer jogador que procure um adversário só para se divertir um pouco. Podemos também gravar as formações de equipas que vamos utilizando e se tornam favoritas, elegendo assim com maior facilidade as personagens que queremos ver em jogo.


É o que podemos esperar de um jogo do Mario, personagens bem detalhadas e ambientes não muito pesados. O modo 3D da consola atribui alguma profundidade ao jogo, tornando engraçado ao ver repetições de golos e celebrações de vitória, nem que seja pelo ganho de experiência!

De modo geral as cinco modalidades oferecem uma boa experiência, sem demasiados comandos técnicos mas ainda assim suscitando alguma competição. A mestria em todos os desportos exigirá alguma perseverança e sentido de oportunidade e, fora um ou outro detalhe, é um jogo rapidamente manuseado por qualquer leigo.


Já sabemos o que esperar das produtoras japonesas, e ainda que tenham de ser bandas sonoras minimamente temáticas ao jogo, satisfazem o ouvido. Existe uma vasta diversidade de músicas, características aos diferentes aspectos e ambientes ocorridos em cada modalidade disponível.


É divertido, interessante, competitivo, mas... existe sempre um mas... temos de ser sérios quando avaliamos as potencialidades de um jogo, e apesar de existir um caminho a percorrer em modo offline e a possibilidade de o manter em modo online, a continuidade desta prática pode ser nula quando deparados com uma prateleira preenchida com um extenso leque de títulos jogáveis.

Sistema de pontuação
Em suma, não podemos deixar de nos sentir nostálgicos: temos uma repleta escolha de personagens para jogar e modos facilmente digeríveis por qualquer jogador, independentemente do seu estilo favorito. Parece-nos ser especialmente focado para um público jovem que esteja a iniciar os seus primeiros passos no mundo gaming, algo não muito pesado, que exige uma concentração equilibrada e possível nos mais diversos ambientes. Para fãs de Mario, trata-se de mais um título para adicionar à colecção, um jogo para descontrair com amigos e mandar umas risadas sem ter de partir comandos.



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